Dúvidas Frequentes: PNAEST

1) Quais são as formas de ingresso na Universidade?

O interessado ao Ensino Superior, poderá ingressar na UESB através de duas formas: Vestibular ou SISU (através da Nota de ENEM).

2) O que é PNAEST?

O Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest), foi instituído no dia 29/12/2010, pelo Ministério da Educação (MEC).
Algumas instituições públicas estaduais de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como é o caso da UESB, passaram a contar, desde 2010, com recursos do governo federal para a promoção de ações voltadas à assistência estudantil.

Os recursos serão destinados exclusivamente às instituições estaduais de educação superior gratuitas – universidades e centros universitários – para o atendimento de estudantes matriculados em cursos de graduação presencial.

3) Qual o valor dos recursos disponibilizados através do convênio MEC x UESB para o PNAEST?

Os recursos serão repassados de acordo com o número de vagas. As Instituições que oferecerem até 200 vagas no Sisu receberão até R$ 150 mil; entre 201 e 1 mil vagas, até R$ 750 mil; acima de 1 mil vagas até R$ 1,5 milhões, que é o caso da nossa Universidade.

4) Quem será beneficiado com o PNAEST?

Serão atendidos prioritariamente os estudantes habilitados (bolsistas ou não) ao Programa de Assistência Estudantil (PRAE) da UESB nos três campi. Ver edital 041/2014, disponibilizado no site da UESB.

5) Quando a UESB recebeu o primeiro recurso do Plano de Trabalho de 2012?

A UESB recebeu, em janeiro de 2014, o valor de R$ 1.500.000,00, referente ao PTA/2012, que está sendo trabalhado desde então. Todas as ações são viabilizada via processos licitatórios.

6) Quais ações estão planejadas para o recurso do PTA 2012?

O Plano de Trabalho de 2012 estão previstas as seguintes ações:
a – Implantação da Residência Universitária nos campi de Itapetinga e Jequié;
b – Assistência Saúde / Odontológica nos 03 campi, através da aquisição de materiais de consumo para procedimentos médicos e odontológicos;
c – Compra de material de permanente e de consumo para os centros acadêmicos;
d – Compra de netbooks para serem disponibilizados aos alunos habilitados ao PRAE;
e – Fornecimento de 300 refeições/dia para os discentes habilitados ao PRAE no campus de Vitória da Conquista;
f – Locação de ônibus para participação de discentes em eventos externos para os 03 campi;
g – Passagens e Locomoção para participação de discentes em eventos externos para os 03 campi;
h – Compra de material permanente para as Residências Universitárias;
i – Compra de cestas básicas para as Residências Universitárias.

7) Haverá seleção para as ações do PNAEST?

Sim, haverá Edital de seleção para as Residências Universitárias e para a Participação em Eventos. As demais ações acontecerão seleção de acordo o estabelecido pela Comissão do PNAEST.

8) Existe limite de vagas para a Residência Universitária?

Sim. Primeiramente, está previsto um número de 18 vagas para residentes nas Residências Universitárias de Itapetinga e Jequié, num total de 36 vagas.

9) Há alguma ação sendo viabilizada no momento?

Sim. Os discentes já podem contar com atendimento médico (em Vitória da Conquista e Itapetinga) e odontológico nos três campi. Eles devem se dirigir aos postos odontológicos, no caso dos campi de Vitória da conquista e Itapetinga, ou na clínica odontológica na cidade de Jequié, munidos com documento de identificação para agendarem o atendimento.
As demais ações, como foi dito acima, estão em vias de licitação.

10) Quando chegarão os próximos recursos?

Quanto ao recurso de 2013, a UESB já depositou sua contrapartida, aguardando o depósito do recurso pelo MEC que poderá acontecer a qualquer momento. O de 2014 ainda em processo de análise pelo MEC.

11) Para estes recursos que virão, já existem ações pre-definidas?

Sim. Os projetos para os recurso de 2013 e 2014 já foram elaborados pela Comissão do PNAEST e estão aguardando os recursos para colocarmos em execução.

12) Quem define as ações com recurso do PNAEST?

A utilização dos recursos é definida pela comissão PNAEST. Esta comissão é formada por dois representantes discentes de cada Campus (titular e suplente), três representantes do CONSEPE, dois representantes da Assistência Estudantil de cada campus (titular e suplente), um representante da PROGRAD, um representante da AGESPI, um representante do Serviço Social.

13) Como podemos obter maiores informações sobre o PNAEST?

Estamos à disposição nos setores da Gerência de Assistência e Assuntos Estudantis nos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.
a) Campus de Itapetinga – Subgerência de Assuntos e Assistência Estudantil –SAAE/IT – localizada na área da Biblioteca, no Campus Juvino Oliveira – BR 415 – Km 03 – Itapetinga/BA. Telefone (77) 3261.8664 – e-mail: prae.ita@uesb.edu.br. Horário: 08h às 11h30; 14h às 18:30h.
b) Campus de Jequié – Subgerência de Assuntos e Assistência Estudantil – SAAE/JQ – localizada no Térreo do Pavilhão Professor Manoel Sarmento, na Rua José Moreira Sobrinho, s/n – Jequiézinho – Jequié/BA. Telefone: (73) 3528.9716 – e-mail: praejq@uesb.edu.br. Horário: 08h às 11:30h; 14h às 18:30h.
c) Campus de Vitória da Conquista – Gerência de Assistência e Assuntos Estudantis – GAE, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEX, localizado no Prédio da Reitoria – Estrada do Bem Querer, Km 04 – Campus Universitário – Vitória da Conquista/BA. Telefone (77) 3424.8657 – email: prae.vca@uesb.edu.br. Horário: 08h às 11h30; 14h às 18h30.