Apresentação

O Repositório Digital de História e Memória da Educação – REHME – resulta das ações iniciais do Grupo de Estudos em História da Educação Brasileira – GESTHEB/UESB, e busca divulgar e disponibilizar, aos pesquisadores e estudiosos, variadas fontes para a pesquisa em História da Educação, dentre as quais estão: fontes jornalísticas, documentos oficiais, impressos pedagógicos, acervos iconográficos, livros, arquivos escolares, fotografias, etc. Nesse sentido, o REHME tem a função precípua de preservar, sobretudo, a memória educacional local, posto que a memória não é algo espontâneo, daí ser necessário criar arquivos, afinal “(…) a memória se enraíza no concreto, no espaço, no gesto, na imagem, no objeto” (Nora, 1993, p. 9).

Todas as possibilidades de pesquisa geradas neste espaço, em especial no campo da História da Educação, contribuem não apenas para a construção de uma memória educacional local e, por extensão, de uma memória educacional do Estado da Bahia e do Brasil, mas para a compreensão de que “o documento não é qualquer coisa que fica por conta do passado, é um produto da sociedade que o fabricou segundo as relações de forças que aí detinham o poder” (Le Goff, 1996, p. 545).

Nesse horizonte, o surgimento dos repositórios digitais é um compromisso com as novas possibilidades do fazer científico, na medida em que a documentação de pesquisa exposta nesses espaços não se limita ao “documento oficial”, mas busca trazer para o espaço digital as fontes, os vestígios, os rastros da existência e das ações dos diferentes sujeitos no curso da história, a exemplo, o trabalho dos memorialistas, cujas produções dão conta das especificidades locais/regionais.

O material que alimenta este repositório digital é oriundo de diferentes espaços, além do Arquivo Público Municipal de Vitória da Conquista, também da Biblioteca Pública Municipal, do Arquivo Público do Estado da Bahia, da Biblioteca da Assembleia Legislativa da Bahia, do Museu Regional “Casa Henriqueta Prates” e, também, de arquivos privados que, comumente, dispõem de documentação acerca da história política e educacional local.

Ademais, o acervo do REHME estará em permanente construção, de modo que está aberto à doação de material, preferencialmente, alusivo à história da educação do município de Vitória da Conquista e região, de todas as épocas e locais. Todo o material coletado é indexado, digitalizado e disponibilizado no repositório, considerando a data, a ementa, o conteúdo, o autor, assim como a sua instituição de origem, no caso do município de Vitória da Conquista, a Câmara de Vereadores, Prefeitura, escolas, Departamento de Educação, Secretaria de Educação, etc.

A construção e manutenção do REHME conta com o apoio dos técnicos da Ascom/CHP/UESB, cujo suporte operacional foi indispensável à consolidação deste projeto.

A idealização e criação deste repositório digital é um compromisso não apenas com a tarefa de conferir inteligibilidade ao material reunido na documentação disponibilizada ao público, mas é, também, uma forma de desnaturalizar o esquecimento. Assim sendo, pretende-se que este espaço digital seja um caminho para a valorização e a preservação da história e da memória educacional local e seus sujeitos.


Copyright 2023 (C) - Todos os Direitos Reservados
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Desenvolvido pela CHP / ASCOM

O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do(a) Repositório Digital de História e Memória da Educação – REHME.
Uesb e Governo