Brasão UESB/Governo da Bahia

Manejo, produção e melhoramento animal são focos do curso de Zootecnia

Graduação

DSC05536

A cada ano, pessoas de todo o país buscam ingressar na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, subdivididos em três campi. Em Itapetinga, a Uesb conta com nove opções de cursos e entre eles está o bacharelado em Zootecnia. Presente na Instituição há mais de 30 anos, o curso foi o precursor da Universidade em Itapetinga, em 1982. O reconhecimento aconteceu em 1991, e hoje o curso conta com 49 turmas formadas.

Informações básicas

Criação: 1982
Modalidade: Bacharelado
Campus: Itapetinga
Duração mínima: 9 semestres

O curso de Zootecnia tem como objetivo executar os processos de manejo e reprodução de animais, contemplando as áreas de produção de monogástricos e ruminantes, através de instalações adequadas e planejamento agropecuário. O bacharel em Zootecnia atua na seleção e na produção de rebanhos com finalidades econômicas, aprimorando e promovendo a melhor adaptação às condições ambientais. “O zootecnista tem o conhecimento focado na área de nutrição, alimentação, melhoramento genético e administração, buscando maior produtividade e rentabilidade na criação e o bem-estar dos animais”, explica o coordenador do curso, professor Paulo Valter Nunes Nascimento.

Os espaços físicos para o desenvolvimento das atividades de graduação contemplam diversos segmentos. “O curso possui uma estrutura bastante preparada, com setores de produção nas áreas de bovinocultura, ovinocaprinocultura, suinocultura, avicultura, animais silvestres e equinocultura, além de laboratórios que atendem e dão suporte à matriz curricular”, avalia o coordenador.

Presente na Instituição há mais de 30 anos, o curso de Zootecnia foi o precursor da Universidade em Itapetinga.

Com a participação em atividades de pesquisa e extensão oferecidas pelo curso, os alunos têm acesso a bolsas que buscam estimular a produção científica e contribuir para a continuidade da vida acadêmica. No campus, é possível que o aluno curse a graduação e complemente seus estudos no Programa de Pós-Graduação, nível de mestrado e doutorado. Além de participarem de estágios curriculares em empresas da área de Zootecnia, conveniadas com a Universidade, os alunos contribuem com o crescimento regional promovendo capacitação de produtores por meio da extensão rural.

O curso de Zootecnia atualmente é recomendado com quatro estrelas pelo Guia do Estudante de Melhores Universidades, publicação assinada pela Editora Abril. O bacharelado em Zootecnia tem duração de nove semestres, com duas entradas anuais e suas atividades acontecem nos turnos matutino e vespertino.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?