Brasão UESB/Governo da Bahia

Capacitação continuada dos servidores da Uesb: dedicação e avanço expressivo

Gestão de Pessoas

SONY DSC

Desenvolver talentos dentro dos diversos setores da Universidade. Esse é o desafio que a Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), por meio da Gerência de Recursos Humanos (GRH) e Coordenação de Capacitação, propõe para a Uesb. Mais do que promover atividades pontuais de formação, a AGP imprime esforços para implementar uma política efetiva de capacitação dos servidores técnico-administrativos, visando desenvolver e compartilhar os conhecimentos de cada um deles.

Nesse sentido, um Plano Anual de Capacitação Interna é promovido regularmente pela Universidade. Esse instrumento possibilita a visualização de quais competências precisam ser desenvolvidas dentro dos setores, e tem o seu foco voltado para a melhoria do desempenho dos profissionais e da Instituição.  O Plano é elaborado com base em demandas identificadas em cada campus, que são apresentadas à AGP por meio da Coordenação de Capacitação, em Vitória da Conquista, e das Coordenações de Recursos Humanos de Jequié e Itapetinga.

A Uesb conta com o Plano Anual de Capacitação, que busca desenvolver atividades de formação para os seus servidores.

De acordo com a assessora de Gestão de Pessoas, Ana Márcia Silva Ribeiro Alcântara, as propostas das atividades de formação são motivadas não só pela busca de um bom desempenho administrativo da Instituição, como também pelas aspirações dos próprios servidores, no que diz respeito às suas carreiras. “A necessidade de capacitação também surge das demandas diárias de cada servidor, como a atualização do conhecimento administrativo e acadêmico e o anseio por melhorias em relação à sua qualificação e ao aperfeiçoamento continuado para sua carreira”, afirma a assessora.

Para João Márcio de Oliveira Silva, secretário do Colegiado de Engenharia de Alimentos e membro do Grupo de Estudos em Libras para servidores, no campus de Itapetinga, a importância da formação continuada também está na possibilidade da Universidade se manter preparada para as necessidades que possam surgir. “Preciso me preparar para atender pessoas surdas que possam vir a ingressar na Uesb. Não adianta as portas da Universidade estarem abertas, se não há profissionais preparados e capacitados para atendê-las”, explica o servidor.

Crescimento expressivo

Nos últimos anos, a quantidade de atividades de capacitação oferecidas aos servidores dos três campi da Universidade cresceu significativamente. Se, em 2012, foram realizadas 14 iniciativas de formação como cursos, treinamentos, eventos e palestras internas, em 2015 e 2016, foram promovidas 187 e 130 atividades, respectivamente.

grafico

Além dessas modalidades de formação, a Uesb também viabiliza a participação individual de servidores em cursos e treinamentos de extensão universitária e o afastamento para cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Pós-Graduação exclusiva para os servidores técnico-administrativos

Com o objetivo de criar condições favoráveis para a melhoria da atuação profissional dos servidores técnico-administrativos dos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, foi criada, em 2016, a Especialização em Gestão Universitária.  A iniciativa também busca estimular a interação entre fundamentos teóricos e ação prática diante dos problemas e desafios do ambiente universitário.

As aulas acontecem no campus de Conquista e são ministradas por professores e servidores da Universidade, que possuem titulação de Mestrado ou Doutorado. Atualmente, o curso está nas etapas finais para formação da sua primeira turma.

Enoch Eduardo Souza Filho encontrou na Especialização não só uma oportunidade de crescimento dentro da função que exerce, mas também uma chance de enxergar além. Para o servidor, que atua no setor de Compras e na Comissão de Licitação, no campus de Jequié, a Especialização tem gerado uma reflexão acerca do seu dia a dia no trabalho, influenciando nas principais demandas administrativas da Uesb. “A gente consegue ter uma visão mais integrada da Instituição. Somos uma Universidade grande, multicampi, com vários desafios a serem enfrentados. E o curso tem nos dado ferramentas para que, de alguma forma, a gente possa atuar nessas questões”, comenta Filho.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...