Brasão UESB/Governo da Bahia

Em Jequié, Laboratório divulga pesquisas experimentais das Ciências de forma interativa

Extensão

????????????????????????????????????

Com objetivo de desmistificar e promover a popularização e divulgar as pesquisas experimentais das Ciências (Química, Física, Matemática e Biologia), bem como promover a conscientização sobre o papel da Química na sociedade, o campus da Uesb de Jequié conta com o Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia (Ladiq). O Programa de Extensão, formado por professores da Instituição, por discentes, monitores bolsistas e voluntários, foi criado em 2011, e, desde então, busca estimular o desenvolvimento da pesquisa científica básica como ferramenta essencial para obtenção do conhecimento.

Em Jequié, Laboratório busca desmistificar e promover a popularização das Ciências de forma interativa.

O Ladiq, que integra, desde 2014, o rol de colaboradores da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (ReLAPEQ), atende as comunidades interna e externa da Universidade. Para a comunidade acadêmica, o Programa abre espaços para oportunizar e incentivar novos pesquisadores de graduação, como bolsistas ou voluntários. A ideia é criar um ambiente propício para o envolvimento de docentes e discentes na divulgação das informações de cunho científico de forma atrativa e interativa com a comunidade.  Nesse sentido, conforme o coordenador do Programa, professor Renê Alexandre Giampedro, do Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT) a equipe de pesquisadores realiza oficinas, minicursos, exposições e experimentos com os alunos de graduação.

O Ladiq visita, ainda, escolas públicas, particulares e instituições interessadas na pesquisa, no ensino e na divulgação das Ciências. O Programa tem como prioridade receber estudantes da Educação Básica de Ensino de Jequié e região com intuito de despertar nos jovens o interesse pela pesquisa científica e aproximá-los da Química, por meio da criatividade e linguagem cotidiana. “Nosso objetivo é levar conhecimentos da Química de forma diferente, tratando-a de maneira lúdica e divertida”, explica o coordenador.

Experimentos, inventos e inovações são ideias trazidas pelos jovens de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio. Eles participam assiduamente dos encontros e, segundo os monitores, já demonstram vocação para inovações e inventos no campo das Ciências Naturais e das novas tecnologias.  “São eles que trazem as ideias, põem as mãos na massa e produzem um resultado final”, disse o discente e voluntário Leone Azevedo de Almeida, que cursa o sétimo semestre da Licenciatura em Química. Segundo ele, esse contato com as crianças e jovens é fundamental para o seu futuro profissional. “Para minha formação, esta experiência é muito importante, porque vou seguir a carreira docente quando me formar”, comemora o monitor.

De acordo com o livro de visitantes e solicitações do Laboratório, já passaram pelo Ladiq cerca de mil visitantes. No local, eles conhecem a estrutura e os equipamentos de um laboratório de Química, assistem a experimentos e participam de oficinas e minicursos e também têm a oportunidade de conhecer os laboratórios de Física e Geociências. A maioria dos visitantes são alunos oriundos de escolas de Jequié e de municípios circunvizinhos, como Itagi, Maracás, Jaguaquara, Lajedo do Tabocal, e Boa Nova.

Vila da Ciência e Clube da Ciência Ativa

O Ladiq executa dois projetos de grande atuação: a Vila da Ciência, que, anualmente, expõe ao público externo da Universidade uma variedade de pesquisas e inventos; e o Clube da Ciência Ativa, direcionado ao ensino das áreas de Física, Matemática, Biologia, Agronomia, além da Química, nos Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares.

A Vila da Ciência, projeto desenvolvido pelo DCT e coordenado pela professora Alcione Torres Ribeiro, já conta com 13 edições, mas foi a partir de 2012 que a ação passou a fazer parte do Ladiq. O evento encerra as atividades desenvolvidas pelo Laboratório ao longo do ano, assim, são apresentados diversos experimentos.  É nesse momento que todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são avaliados pela comissão científica do evento e aqueles que se destacam recebem o Prêmio Vila da Ciência Wilson Rocha, em honra ao Professor Wilson Rocha (in memorian), idealizador deste projeto.

A partir de 2016, o Ladiq passou a desenvolver também o Clube da Ciência Ativa. Segundo a professora da Uesb, Siméia dos Santos Cerqueira, coordenadora do projeto, os estudantes fundadores do Clube foram aqueles que ganharam as primeiras colocações nas categorias da Educação Básica na Vila da Ciência 2015, premiados com bolsas de Iniciação Científica Junior do CNPq.  “A nossa ideia é somar com a deles e observar a manipulação com os objetos. Damos os conceitos e por meio de discussões construímos hipóteses e eles desenvolvem seus inventos e inovações”, explica a coordenadora sobre o objetivo do Clube.  Os jovens cientistas do Clube da Ciência já desenvolveram alguns projetos tais como construção de armadilhas que empregam energia solar e que servem para caçar mariposas que atacam hortas; desenvolvimento de compostagem para ser utilizada no cultivo de plantas; protótipo de um carro futurista; reaproveitamento da água condensada nos aparelhos de ar condicionado e da água utilizada na refrigeração para produção de água destilada para ser empregada em hortas, jardins e canteiros.

Ezequiel da Silva Oliveira, estudante do 9º ano do Colégio Presidente Médici, conta que passou a participar do Clube da Ciência depois que o colégio dele foi premiado no 1º lugar com o invento do “carro do futuro”, na Vila da Ciência, em 2016. “É legal participar do Clube, principalmente, porque me ajuda na escola. Na primeira unidade, por exemplo, eu tirei 9. Estou muito satisfeito, ainda mais eu que pretendo ser um químico futuramente”, destacou o aluno.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...