Brasão UESB/Governo da Bahia

Qualidade em ensino e as oportunidades que a UESB oferece aos discentes

Graduação

Principal 02
Após o estudante definir qual curso de graduação fazer, o próximo passo é escolher a universidade. Essa é uma decisão importante, por isso, em sua pesquisa por uma Instituição de Educação Superior (IES), o aluno deve considerar alguns pontos relevantes, como a qualidade do ensino acadêmico, investimento realizado em infraestrutura e na formação continuada do corpo docente. Esses são alguns dos motivos que levam estudantes de diversos lugares do Brasil a optarem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) na hora de prestar o vestibular.

Qualidade no ensino e as possibilidades de formação continuada são alguns dos diferenciais que fizeram com que muitos candidatos optassem por realizar o #VestibularUesb2018.

Os alunos que ingressam na Uesb contam com uma formação educacional que vai além das salas de aula, pois a Universidade dispõe de bibliotecas bem estruturadas e informatizadas, compostas por livros físicos e bibliotecas virtuais. A Instituição possui 218 laboratórios e salas de aulas equipadas com ar-condicionado e aparelhos eletrônicos multimídia. “Podemos falar que hoje a Uesb está qualificada entre uma das melhores da região, inclusive, porque disponibiliza para os alunos um bom suporte de infraestrutura e um corpo docente qualificado”, salientou Cristina Silva dos Santos, professora e coordenadora da Assessória Acadêmica do campus de Itapetinga.

Todo esse investimento é refletido, por exemplo, na análise realizada anualmente pelo Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), mecanismo utilizado pelo Ministério da Educação (MEC), como indicador de qualidade das IES do país. “Os candidatos aprovados no Vestibular irão encontrar uma Universidade que é considerada uma das melhores do Nordeste. Nós estamos com nota 4 no Índice Geral de Cursos, o que significa dizer que temos um conceito que só as boas universidades têm. E é essa a Universidade que está esperando pelos novos alunos”, pontuou o professor Paulo Roberto Pinto Santos, reitor da Uesb.

A boa performance da Instituição também é constatada pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia as graduações ofertadas em todo o país. Nas últimas avaliações, alguns cursos da Uesb atingiram nota 5, que é a pontuação máxima. Algumas graduações também destacaram-se entre os cursos de nível superior do Brasil com o conceito 4.

Esses fatores foram considerados pelo candidato a uma vaga no curso de Pedagogia, Caio Eduardo de Carvalho de Ferraz, morador de Itapetinga. “A Uesb tem saído nos rankings muito bem qualificada, isso é um fator de influência para a gente procurar um curso que é na cidade e tem notas positivas nas análises”, ressaltou. Para David Lima, que pretende cursar Zootecnia, a Universidade é a melhor opção. “Eu tenho esse sonho de fazer Zootecnia e, de acordo com pesquisas que realizei, a Uesb é uma das melhores para quem deseja fazer essa graduação. Aqui tem toda a estrutura que a gente precisa, por isso, eu preferi a Uesb”, afirmou.

Outro ponto que se destaca na Universidade é a amplitude de oportunidades de pesquisa e extensão que são oferecidas aos estudantes. “A Uesb oferece ao seu corpo discente, além da excelência na qualidade do ensino da graduação, outras oportunidades para a qualificação dos mesmos, tais como Programas de Iniciação Científica com bolsa, para que esses estudantes permaneçam no âmbito institucional estudando, desenvolvendo suas atividades de pesquisa, aprimorando uma determinada formação. Além disso, temos também as atividades extensionistas, em que são disponibilizadas bolsas, para que os estudantes, juntamente aos professores, desenvolvam projetos”, frisou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Alexilda Silva.

Para os estudantes que querem dar continuidade à carreira acadêmica, a Instituição oferece cursos de Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu. Atualmente, a Instituição oferece 21 cursos de Mestrado e seis de Doutorado, além de diversos cursos de especialização. Nesse sentido, os alunos que ingressarem na Uesb irão encontrar um ambiente propício ao desenvolvimento, que irá possibilitar aos mesmos uma formação de qualidade e a capacitação necessária exigida pelo mercado de trabalho.

Além disso, para a professora Talamira Rodrigues, pró-reitora de Graduação, os novos alunos irão encontrar na Uesb um espaço de construção pessoal. “Na Uesb, eles terão essa possibilidade de ver na universidade pública uma expectativa de ter um futuro na área profissional, mas, antes de mais nada, de ter uma construção ética capaz de melhorar a vida social”, destacou a pró-reitora.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...