Brasão UESB/Governo da Bahia

Novidade no Vestibular UESB 2018 garante mais segurança aos candidatos

Institucional

Principal

Exatidão, responsabilidade e rigor são alguns dos aspectos tidos como primordiais para garantir a segurança necessária para a realização do Vestibular Uesb. Nesse sentido, as provas deste ano contam com uma novidade que chega para reforçar os critérios e estratégias que precisam ser adotados para garantir a lisura de todo o processo seletivo: agora, não somente as folhas de respostas e de redação como também o caderno de questões vêm identificados com os dados nominais e cadastrais dos candidatos, além de um número específico para cada um deles.

No #VestibularUesb2018, as provas passaram a vir identificadas com os dados nominais e cadastrais dos candidatos, além de um número específico para cada um deles.

A nova metodologia, que foi proposta à Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pela banca organizadora das provas, a Consultec, traz mais pessoalidade aos vestibulandos e contribui para evitar fraudes no concurso.  A gerente de seleção e avaliação da Consultec, Mônica Pinheiro, explica como ela funciona: “a partir de uma distribuição de candidatos feita pelo nosso sistema, é gerado esse número de identificação individualizado. Dessa forma, o caderno de questões já sai com informações como o seu nome, número de inscrição, local de provas e até mesmo a sala e o número da cadeira em que esse candidato vai ficar. Ou seja, é uma prova específica para ele, o que não só vai lhe dar mais segurança em relação ao seu material, como também vai garantir um controle maior para todo o processo”.

Com o número de identificação do seu caderno de questões, o candidato vai poder ainda consultar o seu gabarito. De acordo com Pinheiro, a nova metodologia, denominada de “provas com dados variáveis”, representa tanto uma melhoria para o processo seletivo quanto uma medida de prevenção. “Impacta diretamente no plano logístico de aplicação das provas como um todo e sua adoção foi possível porque a Copeve trabalhou afinadamente com a nossa equipe para implantá-la”, afirmou Pinheiro.

A presidente da Consultec, Itana Marques, destacou que, além de personalizar os cadernos de questões, a adoção do sistema de provas com dados variáveis amplia ainda o controle das ameaças de fraude. “Todo processo seletivo de Vestibular requer que uma atualização e um aperfeiçoamento a cada ano e, está comprovado, pela nossa experiência de trabalho, que a utilização de dados variáveis para a composição das provas é um recurso estratégico de segurança eficaz”, reiterou.

Segurança permanente

O cuidado com a qualidade e a segurança na aplicação das provas se estende desde as etapas de elaboração e impressão do material até o momento de sua aplicação. Segundo a gerente de seleção e avaliação da Consultec, essas duas primeiras etapas são realizadas por técnicos especializados, dentro da área de testes e medidas. A impressão dos cadernos e das folhas de redação e de respostas, por exemplo, é feita somente por pessoal autorizado a tratar o material. Além disso, as questões são sempre inéditas.

Já na véspera do Vestibular, é feita a guarda das provas, um dia antes de sua aplicação, sempre no Batalhão de Polícia das cidades onde a Uesb possui campus, como conta a coordenadora da Copeve, Alana Muniz. “Elas são mantidas em uma sala secreta a qual só nós temos acesso, juntamente com o responsável por abri-la”. Outros cuidados que são tomados pela organização do Vestibular durante os dias em que ele acontece são a determinação de horários específicos para que os candidatos possam levar as provas, o recolhimento da impressão digital dos vestibulandos e o uso de detectores de metais para identificar possíveis portes de materiais não permitidos no processo seletivo. “Tudo isso é um processo de lisura do Vestibular para evitar qualquer tipo de fraude, vazamento ou outras espécies de problemas”, conclui Muniz.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...