Brasão UESB/Governo da Bahia

Vestibular UESB: expectativa e sonho de ingressar em uma universidade pública

Graduação

Principal

Ingressar em uma universidade pública e bem conceituada é o sonho de muitas pessoas, pois isso pode possibilitar aos futuros profissionais excelentes oportunidades, superando suas expectativas, além de representar alívio financeiro, já que muitos não têm condições de estudar em uma instituição privada. Por ser pública e de qualidade reconhecida, a Uesb se apresenta como uma excelente opção, tanto para os candidatos oriundos da Bahia quanto para os que vêm de outros estados.

15.587 candidatos se inscreveram no Vestibular Uesb 2018. Eles concorrem às 1186 vagas que são oferecidas pela Instituição.

Polyana Rebouças veio de Salvador prestar vestibular para Medicina e a possibilidade de estudar sem pagar pelo curso é importante para ela. “A situação da gente não está muito fácil e uma universidade pública para um curso tão caro fica mais viável pra mim. Uma universidade particular seria muito mais caro, muito mais custoso, ainda mais morando fora de casa”, destacou. Sobre suas expectativas em relação a este primeiro dia de provas, ela afirmou: “Espero que caia tudo que estudei, um tema legal de redação que incentive a gente escrever e que seja uma prova bem conteudista”.

“Por poder trabalhar com pesquisa e isso ajuda muito lá na frente pra quem quer fazer mestrado”, explica João Pedro de Sousa Palmeira, de 19 anos, da cidade de Brumado, sobre um dos motivos para escolher a Uesb. Ele também faz vestibular para Medicina. Já Cristiane Vieira, de 19 anos, da cidade de Tremedal faz o exame para o curso de Agronomia. Além do desejo de entrar na universidade pública, ela apontou outro fator: “tem a parte da qualidade porque a maioria das pessoas falam que na Uesb tem ótimos professores, que os cursos são muito bons”, comentou.

Carolaine Rocha, de 17 anos, de Vitória da Conquista, está fazendo o vestibular da Uesb pela primeira vez e, apesar de se descrever como “muito ansiosa e um pouco preocupada”, afirmou também estar firme e confiante. “Eu estudei bastante. Além disso, meus professores também me ajudaram”, salientou. A jovem, que tenta uma vaga para o curso de Psicologia, também está entre as pessoas que almejam o ingresso em uma instituição pública: “A universidade pública é muito visada em meio a tantos jovens e é um sonho para mim, principalmente porque minha família não tem condições de pagar uma faculdade particular. Então, o vestibular da Uesb foi o meio que eu vi de realizar o meu sonho de cursar Psicologia”.

Passar no vestibular da Uesb também significa a realização de um sonho para Ediele Silva de Souza, de 28 anos, de Presidente Tancredo Neves. Apesar do problema em um dos braços, ela perseverou. “No ano passado, eu me inscrevi, mas não pude vir prestar o Vestibular por motivo de trabalho. Esse ano, com o meu braço quebrado, eu persisti em vir porque eu tenho muito desejo de realizar meu sonho”, relatou Souza que faz provas em Jequié. “A gente considera a Uesb como uma das melhores opções pela qualidade do curso e por ser pública”, comentou Rafaela Sousa Rios de Morais, do município de Ibicuí, que tenta ingresso no curso de Medicina. Ela presta vestibular em Itapetinga.

Ao todo, 15.587 candidatos se inscreveram no Vestibular 2018. Eles concorrem às 1186 vagas que são oferecidas pela Instituição em seus três campi: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. “Tivemos um bom número de inscritos, mantendo o padrão do nosso Vestibular, ou seja, a procura pelas vagas que são ofertadas pela nossa Universidade estão dentro da normalidade, tudo dentro do previsto, como sempre acontece em nossos processos seletivos”, ressaltou o professor Paulo Roberto Pinto Santos, reitor da Uesb.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...