Brasão UESB/Governo da Bahia

Uesb finaliza com êxito mais um processo seletivo

Graduação

IMG_4048
No início da tarde desta segunda-feira, 5, a Uesb concluiu mais uma edição do seu Vestibular. No seu segundo ano com dois dias de provas e número de questões reduzido, o exame foi marcado pela tranquilidade e pela maior preocupação com a segurança do processo, já que os cadernos de provas passaram a conter dados de identificação específicos para cada candidato.

O Vestibular Uesb 2018 foi marcado pela tranquilidade e por maior preocupação com a segurança do processo.

Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), durante os dois dias, houve três eliminações de candidatos. Os poucos atendimentos médicos que aconteceram, em sua maioria, foram devido a casos de cefaleia, náusea, hipotensão, nervosismo e ansiedade, como afirma Juliana da Silva, enfermeira que atuou na cidade de Jequié. Ela esclarece como funciona esse trabalho: “Na verdade, nós damos suporte tanto para os vestibulandos quanto para o corpo técnico. No mais, é acalmar mesmo esses vestibuandos na perspectiva de retorná-los para a prova”.

No primeiro dia do exame, os candidatos fizeram as provas de Matemática, Língua Estrangeira, Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Redação, que este ano propôs uma reflexão sobre o tema “Individualismo e Altruísmo na atualidade: qual a direção possível e necessária?” e surpreendeu muitas pessoas. “Eu contava com algo mais ligado aos temas da atualidade, mas não acho que tenha sido um tema ruim, eu gostei”, afirma Lara Oliveira, que tem 21 anos e está tentando uma vaga no curso de Medicina. Já Otávio Carneiro, 26 anos, que também busca uma aprovação em Medicina, acredita que a temática foi bastante pertinente. “O tema da Redação continua atual: essa necessidade de pensarmos no coletivo e em um mundo melhor. Acho que é algo muito concreto, a necessidade de mudanças em determinadas situações que a gente vive hoje”, conta Carneiro.

As disciplinas das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, como Geografia, História, Química, Física e Bilogia, ficaram para o segundo dia. Para Vivaldo Jesus Santos, que tem 19 anos e deseja ingressar no curso de Geografia, são provas que vão influenciar bastante na sua pontuação final e podem funcionar como desempate, não só para o seu curso, mas também de um modo geral. “Minha expectativa para esse segundo dia é muito grande, porque é o que preciso mais pontuar para poder alcançar meu objetivo”, declara o candidato.

Gabaritos das Provas

Os Gabaritos das provas do Vestibular Uesb 2018 já estão disponíveis. Os candidatos que participaram do processo seletivo poderão consultar os gabaritos referentes às questões dos dois dias aqui.

Na página, os candidatos devem informar os dados solicitados e seguir o passo a passo do próprio sistema.

Neste ano, 33% dos candidatos não compareceu ao exame. Essa taxa de abstenção já era esperada pela Universidade, devido à mudança de data das provas, que, inicialmente, seriam realizadas em dezembro de 2017. “Com a nossa mudança, a partir da decisão do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), nós não tivemos outra alternativa a não ser realizar a prova agora. Então, isso deu um intervalo de tempo para que resultados de outras instituições já tenham saído, inclusive o resultado do próprio Sistema de Seleção Unificado (Sisu) já implicou no fato de nós termos uma abstenção maior do que a que era normal”, explica a pró-reitora de Graduação, professora Talamira Taíta Rodrigues.

De acordo com o professor Paulo Roberto Pinto Santos, reitor da Uesb, o processo seletivo foi um grande sucesso e ocorreu dentro da normalidade. A partir de agora, o foco será na recepção e acolhimento dos novos discentes. “Agora, é só aguardar os novos alunos da nossa Instituição, recebê-los bem, mostrando a Universidade que eles vão ingressar, que é uma boa Universidade e, sem dúvidas, eles terão aqui uma ótima formação. E, temos certeza, que eles também irão contribuir para melhorar ainda mais a qualidade da Uesb”, salienta o reitor.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...