Brasão UESB/Governo da Bahia

Pesquisa, inovação e desenvolvimento rural na Pós-Graduação em Agronomia

Pós-Graduação

Foto principal
A Uesb está inserida em uma região com forte vocação agrícola e industrial, caracterizada, principalmente, pela sua diversidade de biomas, que possibilita a existência de polos agrícolas e florestais relevantes no cenário econômico estadual e nacional. Com a implantação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), em 2002, no campus de Vitória da Conquista, concebido a partir da compreensão das particularidades e potencialidades agrícolas regionais, a Universidade passou a contribuir de maneira significativa para a formação de profissionais altamente capacitados para propor e executar políticas e projetos de desenvolvimento rural no Sudoeste da Bahia e no Norte de Minas Gerais, de forma a aperfeiçoar e desenvolver novas tecnologias e difundir o conhecimento científico produzido no meio acadêmico.

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia forma profissionais capacitados para propor e executar políticas e projetos voltados ao desenvolvimento rural.

O PPGA surgiu com objetivo de formar docentes, pesquisadores e profissionais especializados nas ciências das plantas e do ambiente, destacando-se por ser o primeiro Programa stricto sensu da Uesb e da região Sudoeste, em nível de Mestrado, e o segundo dessa área a ser criado na Bahia. “Com a implantação do PPG em Agronomia, houve um incentivo para que os demais cursos também buscassem a implantação de mestrados e isso contribuiu para que houvesse uma expansão da Pós-Graduação na Uesb”, afirma o professor Alcebíades Rebouças, coordenador do Programa.

A atuação efetiva dos corpos docente e discente em busca do desenvolvimento e da consolidação do Programa possibilitou a elevação do conceito do curso de Mestrado, com área de concentração em Fitotecnia, de 3 para 4, na avaliação trienal 2007-2009 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Já em 2011, foi aprovada, junto ao Comitê Técnico Científico (CTC) da Capes, a proposta de implantação do curso de Doutorado em Agronomia, que iniciou suas atividades em 2012, também com conceito 4.

Atualmente, o Programa conta com mais de 70 discentes, entre mestrandos e doutorandos e, ao longo dos seus 15 anos, já foram formados cerca de 150 profissionais. “Os mestres e doutores formados pelo Programa têm obtido aprovações como docentes e pesquisadores em instituições federais e estaduais de ensino técnico-superior e também em instituições privadas. Aqueles que já possuíam vínculo de trabalho com organizações ligadas à agricultura, por sua vez, continuaram no exercício profissional, implementando ações de pesquisa e inovação em seus respectivos campos de atuação. Além disso, vários mestres continuaram a formação em outros programas de doutorado na área de Fitotecnia em diferentes universidades do país, demonstrando a qualidade dos nossos egressos, que está diretamente ligada, também, à qualidade do Programa”, comenta Rebouças.

A doutoranda Rayka Kristian Alves Santos iniciou sua trajetória no Progrma em 2013, como aluna do Mestrado. Ela foi aprovada em duas seleções para Pós-Graduação, mas decidiu vir para a Uesb, pois a área de concentração do Programa era exatamente aquela com a qual gostaria de trabalhar. “O Programa tem um papel muito importante para mim, pois me ajudou a firmar a vontade de entrar na vida acadêmica. Desde nova, gostaria de ser professora, e a entrada na pós e o conhecimento de professores reconhecidos e bem-sucedidos nas suas áreas só aumentaram a certeza que eu quero lecionar na academia”, ressaltou Santos.

Ao todo, o PPG Agronomia possibilita a formação em quatro diferentes linhas de pesquisa: Fisiologia da Produção Vegetal e Nutrição de Plantas; Fitossanidade de Plantas Cultivadas e Monitoramento Ambiental; Melhoramento Genético Vegetal; e Propagação e Manejo Cultural de Plantas. Diversos laboratórios dão suporte às ações de pesquisa efetuadas pelos alunos e professores. Além disso, o Programa conta ainda com um campo agropecuário, utilizado como área experimental, que possibilita a instalação dos projetos de pesquisa das dissertações e teses, com infraestrutura contendo sistemas de irrigação, máquinas e implementos agrícolas e pessoal técnico especializado.

O discente Caio Jander Logueira Prates, que realiza pesquisa sobre a utilização de fungos micorrízicos na cultura da mandioca, iniciou recentemente o curso de Doutorado e já considera que o Programa terá um papel importante na sua carreira como profissional e pesquisador. “Sendo a Uesb uma das principais referências no campo da Agronomia aqui na Bahia, eu a vejo como uma porta de entrada para podermos construir uma carreira sólida por meio do trabalho de pesquisa”, disse.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...