UESB desenvolve programas em parceria com os Ministérios de Saúde e Educação
Extensão
No intuito de desenvolver ações para transformar a formação profissional, além de realizar atividades internas junto aos cursos de graduação, a Uesb busca trabalhar em conjunto com órgãos externos que possam contribuir nesse sentido. A partir de iniciativas do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), por exemplo, a Universidade vem atuando em duas importantes ações: o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET/Saúde) e o Programa de Educação Tutorial em Economia (PET/Economia). Esses Programas são desenvolvidos por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, e estão diretamente ligados ao tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão.
PET/Saúde
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde vem acontecendo no campus de Jequié, desde 2010, com o objetivo de qualificar os processos de integração que envolvem ensino e serviços para comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Universidade. Ou seja, busca promover a iniciação ao trabalho e à vivência dos estudantes de graduação em saúde, de acordo com as necessidades do sistema público.
Entre 2016 e 2018, a Universidade executou o PET GraduaSUS, que, entre outros objetivos, visava oportunizar o planejamento e o desenvolvimento de ações integradas de saúde, bem como criar espaços de atuação ensino-serviço-aprendizagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da necessidade de implantação de Unidades de Saúde da Família (USF) de referência de ensino na cidade de Jequié. Além disso, o projeto buscou desenvolver mudanças e adequações das matrizes curriculares dos cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Por meio de parcerias com órgãos externos, a Uesb promove ações que beneficiam a comunidade e contribuem para o fortalecimento e qualificação do ensino.
De acordo com a coordenadora do Programa, professora Lyra Cândida Calhau Rebouças, vinculada ao Departamento de Saúde 2 (DS 2), durante esse período, o GraduaSUS desenvolveu ações integradas em saúde, quando foram criados grupos interdisciplinares, compostos por discentes dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Enfermagem. Também foram desenvolvidas diversas ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), de acordo com as necessidades dos serviços, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié.
A professora é coordenadora do Grupo de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial GraduaSUS, e se diz satisfeita com os resultados obtidos. “Ao analisar os resultados alcançados e basear com os indicadores anteriormente estabelecidos, percebemos que conseguimos alcançar 70% deles”, afirma Rebouças.
PET/Economia
Já o Programa de Educação Tutorial em Ciências Econômicas (PET/Economia) é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece condições para a realização de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica dos alunos participantes. O intuito do Programa é atender mais plenamente às necessidades da própria graduação, além de ampliar e aprofundar os conteúdos que integram a sua grade curricular.
“O objetivo do PET é promover atividades acadêmicas que integram as áreas de ensino, pesquisa e extensão, com base no trabalho coletivo e no protagonismo estudantil. Além disso, busca incentivar a promoção e o desenvolvimento da proatividade frente a situações novas e o aperfeiçoamento de habilidades de autonomia para resolução de problemas, bem como a tentativa de que os estudantes se tornem cada vez mais independentes na administração de suas necessidades de aprendizagem”, afirmou o coordenador do Programa, Rondinaldo Silva das Almas, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA).
Em ação no campus de Vitória da Conquista desde 2011, o PET/Economia trabalha de forma coletiva com a participação efetiva dos alunos sob a tutoria de professores. Nesse período, já promoveu diversas atividades, como o tour acadêmico, um conjunto de visitas técnicas a empreendimentos econômicos diferenciados, e do estudo dos biomas econômicos de Vitória da Conquista, além de palestras, oficinas e minicursos. “São desenvolvidas cerca de 30 atividades, que variam de análises conjunturais e pesquisas científicas voltadas diretamente ao curso, às atividades culturais, PET nas Escolas, e práticas extensionistas e de ensino, a exemplo das monitorias voluntárias no curso de graduação em Economia, principalmente nas matérias com alto índice de reprovação”, destaca o coordenador.
Para Any Alencar, egressa do curso de Economia e ex-bolsista do Programa, participar do grupo foi uma experiência muito proveitosa, uma vez que o Programa contribuiu de forma efetiva para aprimoramento do que é ensinado em sala de aula. “O PET complementou a nossa graduação, pois, com o Programa, conseguimos ampliar nosso conhecimento e desenvolver ações importantes para o nosso curso, para o meio acadêmico e para a sociedade”, avalia Alencar.