Brasão UESB/Governo da Bahia

Curso de Odontologia da Uesb está entre os melhores do Brasil

Graduação

O curso de graduação em Odontologia da Uesb funciona no campus de Jequié e atualmente é considerado um dos melhores do Brasil. Segundo o último Exame Nacional de Desempenho (Enade), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) publicado em 2014, a graduação possui conceito 5, maior índice avaliativo do Exame. Já na avaliação do Guia do Estudante (GE), publicação da Editora Abril, o curso de Odontologia obteve três estrelas na edição de 2015, o que coloca o curso entre os considerados bons nacionalmente.

O curso de Odontologia da Uesb possui maior conceito do Enade na edição de 2014.

Atualmente o curso de Odontologia em Jequié tem cerca de 180 acadêmicos matriculados e conta com uma estrutura capaz de atender de forma significativa à formação profissional: um módulo de odontologia com todos os equipamentos necessários ao desenvolvimento da capacidade do acadêmico, possibilidade de um ensino integral, acesso à extensão e à pesquisa, além das atividades relacionadas à saúde coletiva realizadas no município, proporcionado ao acadêmico da graduação o conhecimento da realidade na prática.

A qualidade na formação é ratificada com prêmios regionais e nacionais conquistados por estudantes e egressos do curso. Exemplo disto é Matheus Costa, atual egresso da Instituição que conquistou o primeiro lugar no Prêmio Myaki Issao, entregue durante a 31ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). Na época, Costa ainda era acadêmico da Uesb e teve seu trabalho reconhecido. A pesquisa “O Efeito da Associação de Bromelina e Papaína em Gel na Desproteinização Prévia do Esmalte à Colagem de Bráquetes” foi realizada sob a orientação do professor Matheus Pithon, líder do grupo de pesquisa da Orthodontics, da Uesb.

Informações básicas

Criação: 2004
Modalidade: Bacharelado
Campus: Jequié
Duração mínima: 10 semestres

Para o professor Sérgio Donha Yarid, coordenador do curso, os egressos da graduação saem da Uesb com uma formação profissional de qualidade.  “Essa contribuição se dá até em outros países porque atualmente nós temos alunos fazendo intercâmbio em Portugal, no Canadá e na Austrália. Temos alunos egressos daqui fazendo especialização e mestrado no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, sempre levando o conhecimento adquirido na Uesb para fora dos muros, para fora do estado da Bahia”, destaca Yarid.

O curso de Odontologia da Uesb tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região ao colocar no mercado de trabalho anualmente aproximadamente 40 cirurgiões dentistas, melhorando a qualidade de renda da sua família, melhorando o seu nível de escolaridade e influenciando na condição de saúde de toda a população.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...