Brasão UESB/Governo da Bahia

Incentivo à participação em eventos impulsiona crescimento profissional

Assistência Estudantil

IMG-20160220-WA0020 (1)
A participação em eventos externos proporciona aos estudantes a oportunidade de expor suas pesquisas e trabalhos científicos, e, principalmente, é um espaço de aprendizado, onde há o encontro de pessoas interessadas em um mesmo assunto, trocando experiências e dialogando sobre os trabalhos e temáticas da área que têm em comum. Nesse sentido, essas ações, que possibilitam ao estudante atualização sobre sua futura área profissional e ampliação de sua bagagem acadêmica, são essenciais.

A participação em eventos permite ao aluno conhecer novas temáticas relacionadas ao curso e ao mercado de trabalho.

Em 2015, aproximadamente 1.500 estudantes de graduação receberam do Programa de Assistência Estudantil (Prae) apoio para participação e para apresentação de trabalhos em eventos externos, nacionais e internacionais. Nos três primeiros meses de 2016, cerca de 50 alunos já foram contemplados com o auxílio.

Para ser contemplado com o auxílio para a participação em eventos externos, o graduando precisa se inscrever, observando o edital de participação em eventos. “Este edital é dividido em três linhas, nós temos a linha um, que é para os estudantes que têm trabalho aprovado; a linha dois, que é direcionada aos Centros Acadêmicos (CA’s), que solicitam viagens para grupos; e a linha três, que é para participações individuais em atividades como cursos de verão, intercâmbios e estágios obrigatórios”, explica a subgerente de assuntos estudantis, Siméia Nunes.

O auxílio pode ser requisitado por qualquer discente de graduação dos três campi da Uesb, basta fazer a solicitação no mês anterior ao da viagem, respeitando as datas em que as solicitações estão abertas, que ocorre sempre entre o 1º e o 10º dia de cada mês. O apoio é concedido por meio de passagens aéreas ou transporte de ida e volta para o local do evento. A seleção é feita com base na ordem de entrega da documentação e da ficha de requerimento, além da verificação dos documentos utilizados para inscrição, que são os critérios previstos no edital de participação em eventos.

Linhas de apoio

Linha 1: Auxílio individual para apresentação de trabalho em eventos nacionais ou internacionais;

Linha 2: Auxílio para grupos de estudantes que queiram participar de eventos: didático-científicos, político-acadêmicos, de caráter cultural ou esportivo acadêmico;

Linha 3: Auxílio individual para participar de eventos nacionais e/ou internacionais, como eventos acadêmicos, didático-científicos, esportivo acadêmico, atividades de caráter cultural, e atividades didático acadêmicas, que contempla cursos de verão e de férias, intercâmbios ou atividades voluntárias.

De acordo com o estudante do 6º semestre de Agronomia, Fellipe Senna, sempre que surge uma oportunidade, ele tenta participar desse tipo de atividade. Senna afirma que já obteve o apoio para apresentação de trabalho em atividades externas por duas linhas: pela primeira, que é a de apresentação de trabalhos em eventos externos, em que foi sozinho. E pela segunda linha, que contempla a participação de entidades acadêmicas, em que foi pelo Centro Acadêmico, junto com um grupo de colegas. “Eu considero esse apoio indispensável dentro da Universidade. Sem isso, o aluno perde muito em questão de conhecimento, de vivência, de contatos que ele pode vir a fazer; além de crescimento pessoal e profissional”, comenta o estudante.

O aluno do curso de Cinema e Audiovisual, Joadson Mulkannizzer, por meio do apoio da terceira linha, que contempla a participação individual em eventos nacionais e internacionais, pôde estudar Ciências da Comunicação, na Universidad Autónoma de Sinaloa (UAS), no México. “Busquei o máximo que pude me envolver com o que era oferecido pelo intercâmbio, interagindo com os professores e alunos, me envolvendo em concursos e trabalhos voluntários que eram oferecidos”, conta Mulkannizzer, sobre as experiências que vivenciou durante sua estadia na instituição mexicana. O aluno afirma, que graças aos apoios concedidos pela Uesb, por meio do Prae, ele conseguiu realizar seu sonho, buscando conhecimento, crescimento pessoal e profissional por meio das oportunidades que foram possíveis por causa do intercâmbio.

Contemplado pela primeira linha do edital de participação em eventos, Péricles Maia, aluno de Educação Física, foi à Barcelona, na Espanha, para apresentação de um artigo científico, no Sport Business Symposium. Segundo ele, essa experiência lhe trouxe uma nova visão sobre a gestão esportiva, que foi tema do simpósio em que esteve presente. “A viagem também me proporcionou experiências como atleta, quando pude vivenciar o treinamento em corrida de montanha em um nível bem diferente do Brasil, com diferentes terrenos, temperaturas mais frias e outras adversidades em relação ao que encontro aqui”, comenta Maia.

“A Uesb, sobretudo o Prae, sempre me incentivou a produzir pesquisa, tanto pelas bolsas de iniciação, quanto para a socialização de trabalhos. Pelo Prae, já fui à Garanhuns, em Pernambuco, e a Vitória, no Espírito Santo”, conta o estudante de Letras Modernas, Caio Aguiar, sobre alguns dos auxílios que já obteve com o programa de assistência. O estudante destaca que o último auxílio que obteve foi para um evento no exterior, onde mais uma vez recebeu apoio, com passagem aérea, para participação e apresentação do trabalho “Funcionalismo e mudança linguística: o processo de gramaticalização do ‘que nem’ no português brasileiro”, que foi exposto no dia 20 de fevereiro de 2016, na I Escuela de Linguística de Buenos Aires (I ELBA), na Argentina. “Fico feliz em poder apresentar os trabalhos em outras cidades, nesse caso, em outro país. Sem o Prae, certamente, isso não seria possível”, completa Aguiar.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...