Assistência Estudantil: confira as ações que vão ajudar na conclusão do seu curso
Assistência Estudantil
Há quase 15 anos, a Uesb atua com o Programa de Assistência Estudantil, com auxílios para permanência e formação acadêmica dos estudantes.
Por meio do Programa de Assistência Estudantil (Prae), a Uesb implantou, em 2009, uma estrutura que busca auxiliar os estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda per capita familiar de até um salário mínimo. O Programa faz parte da política institucional da Universidade e visa contribuir para a garantia da permanência e conclusão dos alunos nos mais de 40 cursos de graduação em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
O Prae é constituído de quatro subprogramas: Permanência, Desempenho Acadêmico, Cultura, Lazer e Esporte, e Assuntos da Juventude. Por meio deles, são assistidos os estudantes que comprovem baixa renda e estejam frequentando a graduação de forma regular. Toda a estrutura está, atualmente, sob a gestão da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), órgão responsável pelo planejamento, gerenciamento, assessoramento, execução, acompanhamento, controle e avaliação das políticas institucionais.
Mas quais são esses auxílios e suas principais características? Abaixo, você confere uma lista especial com iniciativas da Assistência Estudantil na Uesb, que poderão ajudar você, estudante, nessa caminhada rumo ao diploma de nível superior.
Permanência: garantindo condições básicas
Na perspectiva de inclusão social, os auxílios são concedidos aos estudantes, comprovadamente, carentes socioeconomicamente. O primeiro deles é o Auxílio Integral, uma bolsa mensal para aqueles estudantes que apresentem maior vulnerabilidade socioeconômica.
Moradia
Nos três campi, está disponível o Auxílio Moradia, voltado para alunos que estejam a mais de 100 km de distância do campus onde estuda. Por meio dele, é possível receber um valor mensal que irá auxiliar nas despesas de casa. No campus de Vitória da Conquista, existe, ainda, a Residência Universitária, mantida pela Uesb e que abre vagas por meio de Edital.
Alimentação
Os estudantes têm acesso ao Restaurante Universitário, nos três campi. Os assistidos do Prae contam, ainda, com duas refeições diárias subsidiadas, nas quais o aluno paga o valor com desconto por cada alimentação. Estudantes habilitados ao Prae pagam apenas R$ 1,00. Também é disponibilizado Auxílio Alimentação, voltado para quem não tem família na cidade do campus onde estuda e que não recebe qualquer outro auxílio para complementar ao Restaurante Universitário.
Transporte
Seja dentro da cidade, seja entre cidades, o Prae prevê dois auxílios voltados para a mobilidade dos estudantes. O Auxílio Transporte Urbano é voltado para os alunos que moram na cidade do campus, mas estão a uma distância superior a 2 km. Já o Auxílio Transporte Intermunicipal é concedido ao estudante que residir com sua família na zona rural do município do campus onde estuda e/ou em municípios circunvizinhos.
Outra ação é a cessão de bicicletas, no campus de Itapetinga, distribuídas aos alunos para que, durante o período do curso, façam o deslocamento até o campus.
Equipamentos
O Programa conta com uma série de auxílios de instrumentos que ajudam o desenvolvimento acadêmico do estudante durante os anos de formação. São cotas mensais de xerox, bem como a cessão de notebooks e equipamentos disponíveis de informática e de materiais odontológicos. Essa cessão é sempre feita via Edital, onde constam os requisitos necessários.
Auxílios especiais
Ao comprovar que uma situação de emergência está interferindo em seu desempenho acadêmico, o estudante poderá receber, ainda, o Auxílio Emergencial, de três meses, podendo ser renovado. Outra forma de assistência é a Ação Acolhimento, destinada a estudantes indígenas e quilombolas, que recebem um auxílio, em parcela única, no primeiro mês do curso de graduação.
Ampliando o desempenho acadêmico
Para acompanhar a formação e estimular um constante aprendizado, os estudantes podem contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, profissionais da educação especial e estudantes sob supervisão. O grupo oferece, em forma de projetos e ações, atividades para os alunos em situação de vulnerabilidade psicossocial ou socioeconômica e/ou com dificuldades de natureza pedagógica, psicopedagógico e sociocultural.
Também estão disponíveis Cursos Livres em diversas áreas, para fortalecer a formação acadêmica e complementar, ofertados por monitores selecionados. Outra iniciativa é a tutoria de disciplinas, que busca dar suporte aos estudantes que apresentarem dificuldades, de natureza acadêmica, em disciplinas específicas.
Cultura, Lazer e Esporte
O Programa busca, ainda, acompanhar e estimular as ações de educação esportiva, instituindo atividades de lazer e incentivando a formação cultural. O uso dos espaços físicos da Uesb é disponibilizado para que a comunidade estudantil realize e participe de atividades dessa natureza.
Participação e realização de eventos
Por meio de Edital, é ofertado apoio financeiro para participação em eventos externos e para organização de eventos internos, de caráter científico, técnico-científico, cultural, artístico e sociopolítico.
Programa Mais Futuro
Além dos auxílios institucionais, desde 2017, a Uesb aderiu ao Programa Mais Futuro, iniciativa do Governo do Estado da Bahia. As bolsas são voltadas para os estudantes de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastrados no CadÚnico do Governo Federal com renda per capita familiar de até meio salário mínimo e renda familiar total de até três salários mínimos e que não possuem formação de nível superior.
O Mais Futuro conta com quatro perfis diferentes: básico, moradia, complementar básico e complementar moradia. Para saber mais sobre esse tipo de auxílio na Uesb, o contato é programamaisfuturo@uesb.edu.br.