Brasão UESB/Governo da Bahia

A democratização do conhecimento no Ensino a Distância da Uesb

Graduação

Com a instauração da EaD, o país pode proporcionar a democratização do ensino superior.

O Ensino à Distância (EaD) oferecido pela Uesb tem desempenhado um papel importante na democratização do acesso ao conhecimento e na capacitação de professores. O mundo globalizado possibilitou avanços no modo como as sociedades se relacionam e o acesso às tecnologias digitais causou mudanças também no modo como se transmite a educação.

Embora a era digital seja um evento recente, o conceito de EaD é datado, no Brasil, desde 1904, quando, através das chamadas escolas internacionais, eram oferecidos cursos por correspondência. No país, a Lei nº 9.394/96, instaurada em 1996, tornou oficial o EaD para todos os níveis de ensino. A modalidade foi capaz de proporcionar a democratização ao conhecimento.

O EaD oferecido pela Uesb tem desempenhado um papel importante na democratização do acesso ao conhecimento e na capacitação de professores.

Na Uesb, a Coordenação de Educação, responsável pelo sistema EaD nos campi, tem como finalidade o auxílio no desenvolvimento das atividades educativas a distância, presencial e semipresencial em diversas reas do conhecimento.  Para o Coordenador Administrativo EaD/UESB e Coordenador Geral Universidade Aberta do Brasil (UAB/UESB), José Carlos Martins Oliveira, o ensino a distância proporciona uma importante característica distinta do modelo presencial: a flexibilidade.

Nessa modalidade, o discente pode definir o seu horário de estudo de acordo com a sua rotina; comodidade e segurança, e o estudante não precisa sair de casa para assistir às aulas. Outra característica é que o modelo semipresencial contribui com uma economia para o aluno no gasto com deslocamento. Estudantes de zonas rurais, por exemplo, passaram a ter a oportunidade de acessar o conteúdo presente em instituições de ensino das cidades.

O aumento de ingressantes no Ensino a Distância, entre 2011 a 2021 foi de 471%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso explica as possibilidades da flexibilidade do EAD, o que reflete na vida de alguns discentes. Estudante do curso de Licenciatura em Matemática, Cananda Brito é um desses exemplos. Em um breve relato sobre a sua história e as motivações para realizar o curso, a aluna revelou que sempre foi uma amante dos números, desde o Ensino Fundamental, e que o costume em ensinar os colegas foi um dos principais agentes motivadores para trabalhar em sala de aula.

Com o Ensino à Distância (EaD), Cananda Brito pode concluir o curso superior de Licenciatura em Matemática e trabalhar ao mesmo tempo.

Cananda também acredita que a possibilidade do Ensino a Distância facilita para conciliar os estudos com o próprio trabalho, além de realizar um sonho em estudar na Uesb. Ela explica que trabalha oito horas por dia. “Se eu fosse fazer presencial, eu teria que largar o meu trabalho. Então, como eu faço o EaD, eu posso trabalhar e realizar um sonho. Hoje, eu realizo um sonho, que é fazer Uesb”, explicou.

“Se eu fosse fazer presencial, eu teria que largar o meu trabalho”, explica Cananda.

Coordenador e professor do curso de Licenciatura em Pedagogia, Wermerson Meira, que está à frente do curso de Pedagogia EaD, desde 2016, afirmou que as turmas vêm avançando quantitativamente. “Nós já concluímos uma turma em 2020 com 27 alunos. A entrada era 40, então, nós conseguimos ultrapassar a metade, 50% de aprovados.” No mesmo período foi ofertado o curso de Pedagogia em mais oito polos e atualmente são 162 discentes que estão ativos no curso.

Para aqueles que possuem o interesse na modalidade EaD, os candidatos devem aguardar a publicação de um edital próprio para o processo seletivo dos seguintes cursos: licenciatura para docentes do ensino básico, que não possuem formação superior; segunda licenciatura, destinada aqueles que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula; formação pedagógica, para professores da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.

O crescimento do Ensino Semipresencial tem contribuído para o acesso à educação superior no Brasil, permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de se capacitar e se qualificar. Na Uesb, essa modalidade educacional tem se mostrado uma ferramenta importante para a democratização do conhecimento e a formação de professores, contribuindo para o desenvolvimento educacional do país.

Informações sobre essa modalidade na Uesb, pode ser obtida aqui. 

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...