Qualificação como forma de crescimento profissional dentro da Uesb
Gestão de Pessoas
Ensino, pesquisa e extensão são conhecidos como o tripé acadêmico, ou seja, o princípio constitucional que rege a Educação Superior. No entanto, dentro da Universidade é possível mencionar outro tripé responsável pelo desenvolvimento das instituições educacionais: estudantes, professores e servidores.
Diante das atividades já desenvolvidas voltadas aos discentes e docentes, nos últimos anos, a Uesb também vem realizando ações destinadas, exclusivamente, aos servidores. “A Universidade coloca em prática, desde o ano de 2014, o Plano Anual de Capacitação (PAC) dos Servidores e o Plano de Formação e Aperfeiçoamento Continuado (PFAC) a partir do corrente ano”, afirma Jaqueline D’Esquivel, gerente do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais).
Capacitação na Uesb qualifica servidores.
A qualificação é considerada um importante elemento para incentivar as carreiras profissionais dos colaboradores, além de contribuir com o aperfeiçoamento da política de educação continuada e permanente da Uesb. Com a utilização desse recurso, setores identificam pontos fortes, fragilidades, oportunidades e ameaças a serem trabalhadas no processo de desenvolvimento de competências.
Segundo Jaqueline, as demandas são propostas em reuniões das unidades da Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP) em cada campus da Uesb, além das sugestões dos próprios servidores, bem como dos gestores administrativos e acadêmicos, por meio do Nais. “Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, a AGP vem aprimorando o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação do Programa Anual de Capacitação (PAC), que atende aos servidores da Uesb”, completa.
Programas de Qualificação – Somente neste ano, o Programa Anual de Capacitação (PAC) da Uesb está composto por oito programas, que possuem uma vasta lista de atividades que vão de cursos relacionados às atividades para o serviço público até os destinados a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho, entre outros. Confira aqui a lista completa. Por meio da Coordenação de Carreiras, também está em vigência turmas do Programa de Formação e Aperfeiçoamento Continuado (PFAC) da carreira de Analista Universitário. O PAC é destinado aos servidores da Uesb, enquanto que o PFAC tem como público-alvo os analistas universitários.
“A carreira dos servidores e os desafios e compromissos induzem, cada vez mais, à necessidade da implantação de Programas de Capacitação. Nessa perspectiva, o Plano de Capacitação 2023 visa à atualização do potencial de cada um dos seus participantes possibilitando que os mesmos consigam concretizar ações efetivas de transformação em suas diversas modalidades de atuação”, finaliza Jaqueline D’Esquivel, gerente do Nais.
Pensando na busca por qualificação para aprimorar as habilidades e competências e, igualmente, se atualizar e qualificar ainda mais, Alexsandro Mélo é um dos muitos servidores da Uesb que aproveitaram a oportunidade ofertada pela instituição. Lotado na Assessoria Técnica de Finanças e Planejamento (Asplan), o analista universitário já participou de cursos sobre “Compras Públicas”, no formato on-line e curso de capacitação em “Administração Estratégica e Governança”, de forma presencial.
Atualmente cursando o Mestrado em Administração oferecido aos funcionários, numa parceria interinstitucional entre a Uesb e a Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), Alexsandro comenta acerca da chance que fez questão de abraçar. “Ter preparo e treinamento são fundamentais para um bom desempenho em qualquer organização. Considero importante estar sempre atualizado e preparado para colaborar na solução dos desafios enfrentados pela Uesb. Além do mais, é um diferencial no currículo ao participar de seleções e grupos de trabalho”, pontuou.
Somado aos cursos provenientes das atividades ofertadas pela própria Universidade através do PAC, a Assessoria de Gestão de Pessoas também possui acordo com outras Instituições de Ensino Superior, que dispõem de cursos de especialização em níveis de mestrado e doutorado. Dessa forma, analistas universitários como Alexsandro, por meio do Programa de Formação e Aperfeiçoamento Continuado da Uesb (PFAC), podem realizar cursos profissionais tendo em vista a promoção e progressão na carreira.
Ambos os programas, PAC e PFAC, visam à valorização dos servidores consistindo num plano de capacitação contínuo, além de demonstrar o compromisso da Uesb com o desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores. Para o servidor e mestrando, os colegas deveriam aproveitar as chances. “Busquem sempre se qualificar e estar atualizados com as tendências do mercado de trabalho e com as pesquisas científicas realizadas no campo acadêmico. Há um mundo de descobertas, de assuntos e de experiências que precisam fazer parte de nossas vidas e que nos ajudam a crescer intimamente”, diz Alexsandro Mélo.
Para mais informações sobre os Programas de Qualificação e Formação oferecidos pela Uesb, entre em contato com a Assessoria Especial de Gestão de Pessoas (AGP) pelo e-mail agp@uesb.edu.br ou com o Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais) no e-mail nais@uesb.edu.br.