Editorial - Edição 03

Graduação

Curso de Direito da UESB é referência nacional

por Patrick Moraes

Ruano

No fim da década de 1990, um dos cursos mais tradicionais foi implantado na Uesb, campus de Vitória da Conquista, com a missão de atender à demanda da região para a formação de profissionais voltada para as questões jurídicas. Com mais de 15 anos em funcionamento na Universidade, o curso de Direito busca qualificar o estudante para a carreira jurídica e o exercício da advocacia de forma crítica e com consciência sócio-política.

Informações básicas

Criação: 1999
Modalidade: Bacharelado
Campus: Vitória da Conquista
Duração mínima: 10 semestres

Nesse processo de criação, a dedicação de docentes da Instituição para a construção de um projeto sólido de graduação foi essencial, objetivando uma matriz curricular que possibilitasse uma visão humanística. Uma das pessoas que fez parte dessa implantação foi a professora Lázara Abadia Figueira, que veio de Minas Gerais para compor, alguns anos antes da criação do curso, o quadro docente da Universidade. “Eu vejo a Bahia como aquele celeiro de pessoas voltadas ao saber, de pessoas inteligentes, de pessoas comprometidas. Acho que isso foi um ponto positivo para que esse curso chegasse ao lugar em que está. Outra questão é o amor que nós empenhamos na implantação dele. Esse comprometimento de todos aqueles que aqui chegaram é valioso”, conta Figueira.

A inserção nas ações de pesquisa e extensão foi acontecendo naturalmente nesse processo de consolidação do curso. Atualmente, a Universidade conta com núcleos que desenvolvem trabalhos de assistência jurídica à comunidade, bem como auxiliam na formação de seus discentes, como o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, o Núcleo da Mulher, o Núcleo de Pesquisa em Direito Contemporâneo e o Núcleo de Assessoria Jurídica Alternativa.

Referência nas avaliações externas

Segundo a OAB, o Curso de Direito da Uesb está entre os 35 do Brasil que mais aprovam no Exame da Ordem.

Nesses 16 anos de formação, a graduação vem se tornando referência no país, comprovada por órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2015, a publicação “Exame da Ordem em Números”, organizada pela FGV Projetos e pelo Conselho Federal da OAB, destacou a Uesb entre as 35 instituições que mais aprovam no Exame da Ordem. Na 28ª posição geral, o curso de Direito da Universidade é um dos três da Bahia que compõem a lista.

Este ano, a Uesb recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Selo de Qualidade da Ordem, que identifica os cursos de Direito do Brasil que cumpriram com os critérios estabelecidos pela Comissão de Elaboração do Selo e se destacaram em termos de qualidade na formação. Nesta edição, 1.200 cursos foram avaliados, sendo 139 instituições recomendadas. “Mais uma vez fica credenciado e mostrado que o nosso curso de Direito tem uma qualidade que a OAB certifica como um dos melhores cursos de graduação do Brasil. A nossa Universidade tem prestado um excelente papel na condução do curso como um dos melhores. Quem optou por fazer Direito na Uesb está optando em fazer um dos melhores cursos do Brasil”, avalia o professor Gésner Lopes, coordenador da graduação.

Formação profissional e carreira jurídica

Com formação teórica generalista nas Ciências Humanas e específica em diversas áreas do Direito, o estudante ainda deverá cumprir quatro estágios curriculares durante o curso, que contribuem para a aplicação da teoria à prática. “Não tenho dúvidas de que a base teórica, formada nos primeiros semestres, de viés crítico, viabilizou um aprimoramento das habilidades de aprendizado e construção do conhecimento. Foi através do curso que pude compreender as diferentes atividades jurídicas. Acredito que o curso da Uesb auxilia na decisão sobre os caminhos a serem trilhados”, opina Ruano Leite, bacharel em Direito pela Uesb.

Com foco na carreira jurídica pública, Leite é um dos exemplos de que uma formação qualificada aliada à determinação forma uma parceria de sucesso. O bacharel foi aprovado em concursos para analista processual, advogado de empresas públicas, delegado da Polícia Civil e, recentemente, promotor de justiça do Estado da Bahia. Atuando como promotor, no município de Brumado, Leite confirma o valor dos cinco anos na Instituição para os resultados positivos. “Julgo que a Uesb foi muito importante para essas conquistas, tendo em vista que foi na graduação que adquiri uma base robusta que me permitiu disputar as mais difíceis seleções”, aponta.