Brasão UESB/Governo da Bahia

Manejo, produção e melhoramento animal são focos do curso de Zootecnia

Graduação

DSC05536

A cada ano, pessoas de todo o país buscam ingressar na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, subdivididos em três campi. Em Itapetinga, a Uesb conta com nove opções de cursos e entre eles está o bacharelado em Zootecnia. Presente na Instituição há mais de 30 anos, o curso foi o precursor da Universidade em Itapetinga, em 1982. O reconhecimento aconteceu em 1991, e hoje o curso conta com 49 turmas formadas.

Informações básicas

Criação: 1982
Modalidade: Bacharelado
Campus: Itapetinga
Duração mínima: 9 semestres

O curso de Zootecnia tem como objetivo executar os processos de manejo e reprodução de animais, contemplando as áreas de produção de monogástricos e ruminantes, através de instalações adequadas e planejamento agropecuário. O bacharel em Zootecnia atua na seleção e na produção de rebanhos com finalidades econômicas, aprimorando e promovendo a melhor adaptação às condições ambientais. “O zootecnista tem o conhecimento focado na área de nutrição, alimentação, melhoramento genético e administração, buscando maior produtividade e rentabilidade na criação e o bem-estar dos animais”, explica o coordenador do curso, professor Paulo Valter Nunes Nascimento.

Os espaços físicos para o desenvolvimento das atividades de graduação contemplam diversos segmentos. “O curso possui uma estrutura bastante preparada, com setores de produção nas áreas de bovinocultura, ovinocaprinocultura, suinocultura, avicultura, animais silvestres e equinocultura, além de laboratórios que atendem e dão suporte à matriz curricular”, avalia o coordenador.

Presente na Instituição há mais de 30 anos, o curso de Zootecnia foi o precursor da Universidade em Itapetinga.

Com a participação em atividades de pesquisa e extensão oferecidas pelo curso, os alunos têm acesso a bolsas que buscam estimular a produção científica e contribuir para a continuidade da vida acadêmica. No campus, é possível que o aluno curse a graduação e complemente seus estudos no Programa de Pós-Graduação, nível de mestrado e doutorado. Além de participarem de estágios curriculares em empresas da área de Zootecnia, conveniadas com a Universidade, os alunos contribuem com o crescimento regional promovendo capacitação de produtores por meio da extensão rural.

O curso de Zootecnia atualmente é recomendado com quatro estrelas pelo Guia do Estudante de Melhores Universidades, publicação assinada pela Editora Abril. O bacharelado em Zootecnia tem duração de nove semestres, com duas entradas anuais e suas atividades acontecem nos turnos matutino e vespertino.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...