Brasão UESB/Governo da Bahia

UESB dá início ao Vestibular 2017

Graduação

DSC_0006
Na busca por uma vaga em uma universidade pública, aproximadamente 18 mil candidatos participam do Vestibular 2017 da Uesb, que teve início neste domingo, 15. Marcado por muita ansiedade e expectativa, esse é um momento bastante especial para os vestibulandos, pois é quando eles têm a oportunidade efetiva de alcançarem o sonho de ingressar no ensino superior.

17.795 candidatos estão participando do Vestibular da Uesb, o maior número de inscritos dos últimos dez anos.

“Espero que seja uma prova boa e tranquila, porque me preparei bastante”, afirmou Amanda Silva Vilas-Boas, que tenta uma vaga no curso de Medicina. Já para Ellen Franciny, que concorre a uma vaga para o curso de Fisioterapia, a ansiedade está sendo maior devido às mudanças que ocorreram no processo seletivo. “Estou muito ansiosa, na expectativa de como vai ser a prova, já que é a primeira vez em que a Uesb está adotando esse novo formato”, comentou.

Neste ano, o Vestibular da Universidade conta com algumas novidades. O processo seletivo, que anteriormente acontecia em três dias, agora passa a ser realizado em dois. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a alteração se fez necessária para a Uesb ficar em consonância com algumas tendências de seleções em âmbito nacional. “Outro objetivo é diminuir aquela tensão que existe nos três dias, tanto para a Instituição, que tem como preocupação maior a segurança do processo como um todo, quanto ao aspecto pedagógico, já que houve uma diminuição do tempo de provas, bem como de número de questões”, destaca a pró-reitora de Graduação, professora Talamira Taíta Rodrigues.

Provas

No primeiro dia de provas, os candidatos responderam as questões de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e elaboraram a Redação. Já no segundo, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Para muitos dos candidatos, a mudança foi positiva. “Esse novo formato é menos cansativo e mais prático. A diminuição dos dias de provas foi muito bom, porque o desgaste e o estresse com o Vestibular também diminuem”, ressaltou Paulo César Dias, que tenta ingressar no curso de Ciências Biológicas. Além disso, ainda segundo a pró-reitora, a mudança traz benefício econômico para muitas famílias, visto que grande parte dos candidatos que tentam ingressar na Uesb é oriunda de outras cidades e, até mesmo, de outros estados: “Sabemos que ficar três dias na cidade onde acontecem as provas gera um custo alto para as famílias. Por isso, a mudança já era algo requerido pela comunidade”.

As 1.186 vagas ofertadas pela Instituição no Vestibular 2017 estão sendo disputadas por 17.795 candidatos, o maior número de inscritos dos últimos dez anos. Para o reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto Santos, a grande procura pelos cursos da Universidade é uma consequência da experiência e credibilidade adquiridas ao longo dos seus mais de 35 anos de história.  “Esse é um reflexo de um trabalho coletivo da nossa Universidade, pois quando se trabalha para ter uma Instituição reconhecida e de qualidade, isso faz com que a Universidade seja atrativa e desperte em estudantes do Brasil inteiro o desejo de realizar sua formação acadêmica dentro da nossa Instituição”.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...