A Uesb se destaca em formação de cientistas por meio dos cursos de Doutorado
Pós-Graduação
A Uesb busca estimular seu corpo estudantil a atuar de forma influente e participativa na sociedade. Para isso, tem investido cada vez mais em seus Programas de Pós-Graduação, possibilitando, dessa forma, que o estudante ultrapasse os limites da graduação e continue seu processo de formação por meio do Doutorado, que é uma modalidade formativa da pós-graduação stricto sensu. Atualmente, a Universidade conta com nove Programas de Doutorado distribuídos entre seus três campi.
O Doutorado é fundamental para o avanço da ciência por meio das pesquisas inovadoras que buscam atender as demandas da sociedade, além de contribuir para a formação de pesquisadores e cientistas. Na Uesb, o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ), localizado no campus de Itapetinga, foi o primeiro a implantar o curso de Doutorado, em 2008, tornando-se, também, o primeiro doutorado em Zootecnia do interior da Bahia.
A inovação é um elemento chave para as pesquisas de Doutorado.
Hackson Silva é aluno do curso de doutorado no PPZ e desenvolve uma pesquisa que avalia a relação animal-planta-solo em sistema extensivo de produção. Para isso, utiliza bio insumos em pastagens estabelecidas com o capim Mombaça. A intenção do estudo é investigar o potencial de aplicação das tecnologias biológicas na região do Sudoeste baiano, as quais representam uma estratégia importante para a gestão sustentável na pecuária.
Silva destaca o curso como essencial para ampliação dos conhecimentos em sua área e para adquirir competências significativas. “Nesses quase três anos de curso, o aprendizado conquistado, tanto em sala de aula quanto na troca entre colegas, tem me permitido aprimorar capacidades de pesquisa, análise e resolução de problemas, que são atributos essenciais para o perfil de profissional que pretendo me tornar”, pontuou o doutorando.
Na última Avaliação Quadrienal, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período de 2017 a 2020, que examina a qualidade da pós-graduação brasileira, o PPZ se manteve entre os três melhores do Nordeste, com nota cinco, que configura excelência nacional. Para Silva, os professores são essenciais para esse resultado.
“Nosso curso possui uma avaliação muito boa. Mesmo diante das dificuldades que a ciência brasileira tem passado nos últimos anos, o corpo docente consegue estimular e desenvolver pesquisas que mantêm a excelência acadêmica do Programa, além da aceitação e respeito da comunidade local”, frisou o pesquisador.
Ainda conforme a avaliação da Capes, a Pós-Graduação praticada na Uesb ocupa o segundo lugar, com conceito quatro na média geral, entre todas as universidades estaduais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O Programa de Pós Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGML), localizado no campus de Vitória da Conquista, é o destaque entre os PPGs com o conceito seis, o que representa excelência nacional e internacional.
O PPGMLS implantou o curso de Doutorado em março de 2012. Desde então, são mais de 60 doutores formados pelo Programa. Amanda Ávila é uma das egressas do Programa, que decidiu realizar o curso impulsionada pelo desejo de conhecimento. Sua pesquisa se deu numa interlocução entre três áreas do conhecimento, quais sejam: memória, cinema e filosofia, que buscou estudar o pensamento das imagens fílmicas de um diretor ítalo-brasileiro, Andrea Tonacci, considerado um cineasta do período do cinema marginal, com sua potência transgressora e politico-revolucionária, num contexto de restrições impostas às produções artísticas, pela ditadura militar vigente no país.
Ávila, que também é servidora da Universidade, salienta a formação alcançada por meio do doutorado como motivo de satisfação e realização. “O doutorado foi de fundamental importância na minha vida. Sou imensamente grata a Uesb pela oportunidade do afastamento para aprimorar meus conhecimentos. E sou imensamente grata ao PPGMLS por oferecer uma modalidade de pesquisa multidisciplinar, capaz de abarcar tamanhas diferenças entre as áreas de pesquisa, realizando um trabalho pioneiro e de altíssima qualidade no país e no exterior”, sublinhou Ávila.
Segundo o professor Robério Rodrigues, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Uesb, “a Universidade tem feito um esforço muito grande para, cada vez mais, investir na estruturação e nas condições de funcionamento dos Programas. O que tem contribuído para que a gente consiga avançar. Isso já tem dado resultados, a partir da Avaliação Quadrienal da Capes”. Além disso, o pró-reitor acrescentou que “a presença de Doutorados na Uesb representa, primeiro, uma questão de redução de assimetria regional, visto que leva pesquisa e pós-graduação para regiões remotas onde não existia”, enfatizou Rodrigues.
Com os cursos de Doutorado na Uesb, ocorre uma redução de assimetria regional.
Como ingressar – O ingresso nos cursos de Doutorado da Uesb são regidos por Editais, próprios de cada Programa, onde constam todas as informações sobre o processo seletivo. Um dos requisitos é que o aluno já possua Mestrado na área do Programa ou que tenha afinidade com esta. É preciso ter atenção às documentações exigidas no momento da inscriço, pois pode ser fator eliminatório. Alguns Programas exigem um antiprojeto com a proposta de pesquisa, bem como análise do curriculum Lattes, prova oral de conhecimento específico ou entrevista e exame de conhecimento de língua estrangeira.