Brasão UESB/Governo da Bahia

“Cinema: Eis a Questão” e o olhar do audiovisual no Vestibular

Graduação

filmes

Histórias ficcionais ou mesmo grandes relatos de fatos reais feitos pelo cinema fazem parte do nosso cotidiano. Cada vez mais em contato com o universo do audiovisual, nossa sociedade imagética vive intensamente a relação com o cinema por diversos meios. O Brasil, por exemplo, é um dos países campeões de acesso e consumo de TV e internet.

Pensando nisso, em 2004, o Vestibular da Uesb resolveu incluir obras cinematográficas entre os conteúdos cobrados em suas provas. Além de estimular o acesso a essas produções, o projeto “Cinema: Eis a Questão – O Janela Indiscreta no Vestibular”, responsável por essa inclusão, vem com a missão de refletir e falar sobre diversas questões que permeiam nosso cotidiano através da sétima arte. “Foi desafiador fazer acontecer, mas realmente foi muito importante para toda a equipe implantar e desenvolver a proposta do cinema no Vestibular da Uesb”, conta a professora Milene Gusmão, uma das idealizadoras do projeto.

39 filmes já foram selecionados para as provas desde 2004, quando o projeto foi implantado no Vestibular da Uesb.

Coordenadora do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, Raquel Costa destaca a importância dessa relação, sobretudo, com quem está buscando seu espaço dentro do universo acadêmico. “A Universidade é e deve ser uma instância possibilitadora do acesso aos bens simbólicos e também da reflexão, da criticidade. É importante que essas pessoas que não estão na Universidade, mas pleiteiam esse lugar, tomem o cinema como fonte de conhecimento e de reflexão sobre a vida, sobre o mundo e sobre o outro”, destaca.

A cada edição, três filmes são escolhidos obedecendo a critérios como as críticas, a relevância dos temas abordados, a qualidade estética e narrativa e a possibilidade de acesso. Para cada processo, títulos novos são escolhidos, atendendo a três categorias: uma ficção nacional, um documentário nacional e um filme estrangeiro. O projeto desenvolve também ações para trabalhar a discussão dessas obras selecionadas. Esse ano, o vestibulando pode conferir professores e/ou pesquisadores convidados comentando as obras por meio de nove vídeos disponíveis no YouTube. Além disso, o livreto “Leituras de Cinema” trouxe textos críticos para ampliar o olhar dos vestibulandos e ajuda-lo na reflexão de diversos aspectos presentes nas produções.

Como isso é cobrado nas provas?

Trabalhando com a linguagem em suas mais variadas formas, a linguagem cinematográfica também se mostra como um veículo que assume um papel importante para compreender o mundo em seus contextos históricos. Neste ano, o Vestibular selecionou os filmes nacionais “Doméstica” e “Uma História de Amor e Fúria”, além do alemão “Ele está de volta”.

Para solucionar as questões, por exemplo, é importante que o aluno consiga identificar e interpretar aspectos como as circunstâncias de determinados diálogos presentes nas obras, bem como a compreensão dos fatos históricos relacionados às narrativas, como explica Itana Marques, presidente do AIETEC – Instituto da Consultec, responsável pela elaboração das provas. “Como definido, as questões que envolvem esses filmes nas provas do Vestibular foram exploradas, de forma transversal, nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas. [A linguagem cinematográfica] é, portanto, outra possibilidade de se relacionar e interagir com essa diversidade de linguagens, uma vez que, somente com elas, o ser humano é capaz de apreender e produzir conhecimento”, explica Marques.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Graduação
Como ingressar em um curso de...
Graduação
A democratização do conhecimento no...
Graduação
Parfor: transformando vidas por meio...
Pós-Graduação
Especialização: um caminho de...
Pós-Graduação
Mestrados possibilitam maior...
Pós-Graduação
A Uesb se destaca em formação de...
Extensão
Os cursos de extensão como...
Gestão de Pessoas
Qualificação como forma de...
Caminhos para sua formação
Vestibular
Público diverso marca primeiro dia...
Vestibular
O que poderia ser abordado na...
Edições
Vestibular Uesb abre portas para a...