Brasão UESB/Governo da Bahia

Clínicas-escola: formando profissionais e assistindo a comunidade

Graduação

Há quase 20 anos, a Clínica de Fisioterapia da Universidade assiste a população de Jequié e região

Espaços para uma melhor formação profissional, as Clínicas-escola da Uesb ofertam serviços gratuitos para a população regional.

Atender à comunidade local, exercendo um papel de compromisso social e de ensino prático aos estudantes é o objetivo das clínicas-escola. Visando essa formação, a Uesb conta com serviços ofertados por diversos cursos da área da saúde.

No campus de Jequié, a Clínica Escola de Fisioterapia funciona desde 2004 e oferta mais de mil atendimentos mensais. Atualmente, alunos estão em estágio supervisionado prestando serviços para idosos, crianças, pessoas com dores musculoesqueléticas, doenças neurológicas e dermatológicas.

A coordenadora do curso, professora Camila Rego Amorim, destaca a facilidade do acesso da população às consultas mediante ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Ofertamos centenas de atendimentos por mês às pessoas através do SUS. Atendemos pessoas vulneráveis, pessoas de baixa renda, pessoas que não teriam acesso ao serviço de saúde com excelência e qualidade em outro local do município”, pontua.

Felisberto Moreira acompanha a filha, que possui uma doença neurológica e é assistida pela clínica desde sua fundação. “O trabalho é maravilhoso. É um trabalho individual com a supervisão de um professor e que não deixa nada a desejar. Principalmente, no caso da minha filha que necessita desse acompanhamento único e com qualidade”, ressalta.

A Clínica de Odontologia da Uesb realiza mais de 400 atendimentos mensais à comunidade

Com 16 anos de serviços prestados à comunidade e de participação direta na formação profissional dos alunos, a Clínica Escola Odontológica, também no campus de Jequié, tem mais de 400 atendimentos mensais e oferta assistência nas mais diversas especialidades, como restaurações, próteses, extrações, aparelhos ortodônticos, endodontias, diagnóstico oral, periodontia, atendimento a pacientes especiais, odontopediatria, radiologia e orientações sobre higiene oral e prevenção. Muitos desses serviços não são oferecidos por outros locais de forma gratuita e com qualidade.

Já no campus de Vitória da Conquista, o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas) disponibiliza assistência em especialidades como: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia geral, Clínica médica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Nutrição, Obstetrícia, Ultrassonografia obstétrica, Ortopedia, Pediatria, Plantão Psicológico e Enfermagem.

Com assistência em diversas especialidades, o Centro Universitário de Atenção à Saúde funciona dentro do campus de Conquista

De acordo com a coordenadora, professora Agnes Claudine, atualmente, a busca pelos serviços tem sido grande, pois a comunidade tem demonstrado confiança nos atendimentos ofertados pela Instituição. Ela ainda ressalta a estratégia de formação abordada e a sua importância na saúde do município.

“O Ceuas atende a proposta pedagógica de integração, ensino e serviço. Essa interação configura-se em uma importante estratégia de formação em saúde que qualifica o futuro médico para a sua atuação nos diversos âmbitos, principalmente para o SUS. Configura-se ainda em um importante componente na rede de atenção à saúde do município, à medida que possui parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, atendendo a demanda da população nas diversas especialidades que oferecem assistência”, explica.

“Desde um mês de idade, o meu filho vem sendo acompanhado na pediatria aqui. Por ser meu primeiro filho, eu quis ter uma base, receber informações e uma orientação de um profissional da área para cuidar bem dele”, frisa a dona de casa, Poliana Santos, que utiliza o serviço do Ceuas.

Além desses serviços, há também o Núcleo de Práticas Psicológicas (Nuppsi) que oferece o Plantão Psicológico e a Psicoterapia Breve, para toda a comunidade, e o Psicologia em Link, voltado para os estudantes da Universidade. O espaço, também de formação profissional vinculado ao curso de Psicologia, funciona em Vitória da Conquista.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Vestibular
Como fazer uma boa redação no...
Vestibular
Qual é a questão? Vestibular Uesb...
Vestibular
Literatura no Vestibular: questões...
Assistência Estudantil
Assistência Estudantil: confira as...
Vestibular
Vestibular Uesb 2023 – A Uesb...
Extensão
Uesb: transformando vidas por meio da...
Graduação
Clínicas-escola: formando...
Extensão
Projetos da Uesb fortelecem...
Extensão
Ações da Uesb contribuem para...
Extensão
Ensino da Uesb transforma a...
Pesquisa
Pesquisas desenvolvidas na Uesb mudam...
Extensão
Universidade possibilita a arte do...