Como fazer uma boa redação no Vestibular?
Vestibular
Para você que pretende ingressar na Universidade, se preparar para a Redação no processo de seleção é um dos pontos principais e merece muita atenção. Isso porque esse pode ser um diferencial determinante para sua aprovação frente aos demais candidatos.
Pensando em auxiliar nesse processo de produção textual, que pode trazer algumas dificuldades para os vestibulandos, Ana Clara Benevides, mestranda em Linguística pela Uesb, destaca alguns pontos importantes para realizar uma boa redação e garantir uma nota que ajude na aprovação. O bate-papo faz parte do “X da Questão”, projeto da Assessoria de Comunicação da Uesb.
Fique atento nas normas gramaticais
O candidato deve se atentar às regras de grafia, escrevendo as palavras de acordo com a norma oficial da Língua Portuguesa. É necessário cuidado, por exemplo, com as regras de concordância verbal e nominal, de regência verbal e nominal, de colocação pronominal, entre outras. “É importante também a conjugação dos verbos corretamente ao longo do texto e dar uma atenção especial a pontuação”, alerta.
Busque a coerência e coesão
É preciso ter atenção ao fazer a ligação de um parágrafo ao outro. “Por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, é preciso que as relações de sentido sejam bem explicitadas para que a banca examinadora entenda, de fato, qual é a sua linha argumentativa. Então, use conjunções, pronomes e sinônimos a fim de evitar a repetição em sua redação”, pontua.
Organize e se aprofunde nos argumentos
Para escrever bem, é preciso ler bastante. Ter um bom repertório dos assuntos e estar informado das questões atuais do mundo farão com que você desenvolva bem o tema proposto. Para a construção de sua tese argumentativa, é preciso definir seus argumentos e se aprofundar neles, fugindo do senso comum. “O ideal é que o aluno apresente validações, seja em pesquisas, dados, fatos históricos ou em autoridades sobre o assunto”, destaca.
Atente-se a proposta do tema
As bancas entregam uma proposta temática com textos motivadores que ajudarão os candidatos a produzir a redação. Assim, é preciso ler com atenção esses textos, circular as palavras-chave para que essas palavras apareçam no decorrer da sua redação e organizar para que o conteúdo se encaixe na quantidade de linhas solicitada.
Revise seu texto
Por fim, lembre-se de revisar sua redação! Observe todas as dicas acima, fazendo as correções necessárias. Em seguida, passe a redação a limpo, na folha oficial.
Eliminatória, a Redação no Vestibular Uesb levará em conta aspectos estruturais e de conhecimento, além da relação entre conteúdo e expressão.
De olho no Vestibular Uesb 2023
De acordo com o Edital do Vestibular, a prova de Redação terá um único tema e o texto dissertativo-argumentativo deverá conter entre 20 e 30 linhas. O Manual do Candidato prevê, no conteúdo programático, temas propostos a partir de textos motivadores, que enfoquem a realidade social, econômica, política e cultural do país. Ainda segundo o Manual, as produções serão avaliadas sob os ângulos estruturais e de conhecimento, em relação ao conteúdo e à expressão.
A Redação tem caráter eliminatório e o candidato será avaliado pelo entendimento do tema, clareza de argumentação e senso crítico, além da seletividade de informação, criatividade, originalidade e utilização das normas da Língua Portuguesa. Será anulado o texto que se afastar, no todo, do tema proposto; for apresentado na forma de verso; não estiver articulado verbalmente; ou que esteja assinado.
Anotou todas as dicas? Agora é ampliar a leitura, estudar bastante e ter muita atenção.