Graduação

Compartilhando informações e interagindo com os candidatos

por Mara Ferraz

RedesSociais-Principal
Atualmente, as redes sociais da Internet ocupam um lugar de destaque na busca por informações. Atenta a esse cenário, a Uesb busca a presença constante nas mídias sociais. Hoje, a Universidade conta com cerca de 90 mil seguidores em seus perfis oficias nos sites do Facebook, Instagram e Twitter.

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Comunicação da Uesb, Emanuela Lisboa, com o crescimento do uso das mídias digitais, a Universidade busca alimentar esse canais de forma responsável e dinâmica. “A Uesb entende que essas são ferramentas que auxiliam na comunicação com seus públicos, tornando-a mais rápida e eficiente”, pontua.

Com cerca de 90 mil seguidores, a Uesb é a maior universidade da Bahia nas mídias sociais.

Durante o Vestibular, a interação nas redes é sempre intensificada. São esses, os principais meios utilizados pelos candidatos para esclarecer e tirar dúvidas sobre os pontos importantes sobre o processo seletivo. No Twitter, no Instagram e no Facebook, muitos candidatos tiveram acesso mais rápido às principais notícias.

Desde o período que antecedeu às inscrições do Vestibular, diversas ações foram realizadas nas mídias sociais da Universidade, como forma de fortalecer a interação com os candidatos. A principal ação foi a realização de promoções para conceder taxas de isenção da inscrição do processo seletivo.

Uma das vencedoras da promoção “Você no Vestibular da Uesb”, a vestibulanda Waleska Maria Fernandes, 18 anos, de Bom Jesus da Lapa, ganhou a isenção por acertar mais perguntas do quiz especial sobre a Universidade. “Foi muito concorrido, mas achei muito interessante a forma como aconteceu, toda a interação e as perguntas sobre a Uesb, que me fizeram sentir mais vontade de estudar nela”, comenta a vestibulanda.

Além das promoções, as mídias sociais foram espaços utilizados para a divulgação dos filmes e livros que foram cobrados nas provas e para a publicação de um conteúdo exclusivo, especialmente nos dias que antecederam às provas. A missão era ajudar os vestibulandos na preparação para os dias de provas.

Alcance das publicações

No Facebook, por exemplo, com a divulgação do Edital, o número de pessoas alcançadas com a postagem foi de quase 30 mil. No Twitter, em torno de 3 mil pessoas tiveram essa informação. Já nos stories do Instagram, com a divulgação da promoção da isenção da taxa de inscrição, foram quase 10 mil pessoas que visualizaram o post interativo.

Com esse trabalho, a Uesb se aproxima ainda mais dos candidatos. Gabriela Barbosa Alexandre, de 20 anos, que mora em São Mateus, no Espírito Santo, soube da Universidade pelas redes sociais, quando estava pesquisando sobre instituições de Ensino Superior na Bahia. “Passei a seguir no Instagram e, por lá, fiquei sabendo das propostas da Uesb, como promoções, dicas para o Vestibular e outros detalhes importante”, pontua a candidata.

Já Ana Lígia Alves, que concorre a uma vaga no curso de Letras, reforça a importância da Uesb se fazer presente nas redes sociais, uma vez que são plataformas muito utilizadas pelo público jovem. “A Universidade teve uma presença muito marcante nas redes sociais no período do Vestibular. Achei muito interessante ter acesso a todas as informações por lá, porque, hoje em dia, os jovens estão nas redes sociais na maioria do tempo. Com esse trabalho, a Instituição ajudou bastante os candidatos”, afirma Ana Lígia.

Interações dos candidatos com a Uesb no Twitter