Brasão UESB/Governo da Bahia

Conectados com a Uesb pelas redes sociais

Graduação

Informação e tecnologia aliados! Mais de 100 mil perfis acompanham a Uesb nas mídias sociais.

Fazer parte de uma universidade pública é o sonho de muitos que estão em busca de uma profissão para o futuro. Para ajudar a realizar o sonho de ingressar na Uesb, há seis anos, a Assessoria de Comunicação da Uesb promove concursos culturais que garantem a isenção do processo seletivo para os participantes vencedores. Por meio das redes sociais oficiais da Instituição, já foram realizados desde quiz, com perguntas sobre a Universidade e seus três campi, até concurso de frases e fotos que estimulam a criatividade dos estudantes.

Em 2018, Mateus Lopes (foto abaixo) acertou nove perguntas no quiz realizado pelo Facebook e foi o ganhador da promoção. Ele conta que esperava divulgar as perguntas na página e, em seguida, realizava a pesquisa das respostas no site da Uesb. “Ter participado da promoção foi muito importante para mim. Por meio dela que eu pude fazer a prova sem pagar, visto que na época eu não teria condições de arcar com o custo da taxa. Sou grato a Uesb pela promoção”, afirma.

Hoje, cursando História na Uesb, ele fala da satisfação em fazer parte da Instituição. “O ensino oferecido aqui é de extrema qualidade e muito superior ao ensino de várias faculdades particulares. Cheguei com muitas expectativas e elas foram superadas. Eu tinha outra ideia do curso e da Universidade, mas fui surpreendido para melhor”, comenta.

Do Twitter ao Facebook: eles se destacaram neste ano

Lucas Alcântara (primeira foto), que busca uma vaga no curso de Medicina, ganhou a isenção do Vestibular Uesb 2020 ao participar do quiz promocional realizado no Twitter. Natural de Érico Cardoso, o candidato conta que, ao procurar mais informações sobre a Universidade, decidiu ficar atento às redes sociais e ao site da Instituição, quando viu o anúncio da ação. “Quando soube que teria a promoção, já fui logo dando uma olhada nas possíveis perguntas e respostas do quiz, tendo por base as do ano de 2018. Ativei as notificações para que pudesse responder com mais agilidade e acabei acertando oito das dez”, conta o vestibulando.

A sorte também esteve ao lado de Sayd Oliveira, ganhador da promoção no Facebook. Vindo de Crato, no Ceará, o candidato tem 17 anos e seu sonho também é se tornar médico. Sayd foi um dos 70 concorrentes que enviaram frases sobre o tema “A importância da Universidade Pública para você”.

Depois de ter sua frase selecionada entre as dez melhores, Sayd movimentou amigos e familiares. Na votação popular, ele conseguiu 777 curtidas que lhe garantiram a isenção. “A frase que eu criei veio após uma leitura marcante de Jorge Amado, em ‘Capitães da Areia’. No livro, é mostrado essa importância da educação pública por meio do personagem do professor, que, tendo oportunidade, conseguiu superar a criminalidade”, ressalta Sayd.

Para a coordenadora de Comunicação da Ascom da Uesb, Emanuela Lisboa, as campanhas promocionais possibilitam um envolvimento dos vestibulandos com a Universidade. “Com essas ações, percebemos que muitos deles já desenvolveram uma relação de afeto junto aos perfis oficiais da Universidade e, desta forma, com a própria Uesb, visto que os perfis representam a Instituição, são a voz da Uesb nessas plataformas. Isso é perceptível nos comentários, nos emoticons e nas expressões mais sutis”, destaca.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?