Curso de Filosofia: reflexões sobre a existência humana
Graduação
Criado em 2008 e implantado no ano de 2009, o curso de Filosofia tem por objetivo proporcionar uma formação geral nas diferentes áreas da Filosofia, ajudando o aluno a desenvolver e aprimorar a sua capacidade de reflexão crítica em relação à natureza, ao homem e as suas ações. O curso está inserido na modalidade de licenciatura e o aluno que deseja seguir a carreira precisa se dedicar e manter o hábito de leitura em dia, já que a sua característica principal é o pensar a realidade cotidiana, formulando com rigor teórico e metodológico os problemas existentes, buscando sempre soluções embasadas na ética.
Informações Básicas
Criação: 2008
Modalidade: Licenciatura
Campus: Vitória da Conquista
Duração mínima: 8 semestres
Um dos fundadores e atual coordenador do colegiado do curso, o professor Itamar Pereira de Aguiar lembrou um pouco da história do surgimento do curso. “Há algum tempo, mais especificamente no início da década de 1990, eu e alguns professores da área, que chegaram à Uesb nessa época, já cogitávamos criar o curso de Filosofia, mas nunca tinha chegado o momento com as condições favoráveis para isso. Em 2008, nós já éramos um número maior de professores e em reuniões, começamos a conversar sobre a criação do curso”, contou o professor. A graduação foi implantada na forma de Licenciatura, visando atender a demanda regional por professores de filosofia nas escolas.
Terminando o mestrado em Estética e Filosofia da Arte, a mestranda Patrícia Maior foi aluna da primeira turma de Filosofia da Uesb. “Fazer parte da primeira turma, de qualquer curso, não é uma empreitada fácil, todos sabemos. Mas os professores e os funcionários foram extremamente receptivos e calorosos. Nos tornamos muito próximos, passamos por todas as etapas com muito apoio e segurança por parte do corpo docente, e é preciso destacar o empenho que os nossos professores colocaram nesse projeto, muitas vezes trabalhando de maneira exaustiva para que não ficássemos com nenhum prejuízo ou atraso no processo de andamento do curso”, destacou. A egressa ainda falou com orgulho do aprendizado que o curso lhe proporcionou. “Foi certamente uma experiência ímpar e muito rica. Creio que tive sorte por ter convivido e aprendido com professores inteligentíssimos, capacitados e engajados. Pessoas que fizeram mais do que o requerido, com muita generosidade e determinação. Uma oportunidade perfeita para aprender e estudar mais”, enfatizou Patrícia Maior.
Além da docência, o profissional formado em Filosofia na Uesb está capacitado a trabalhar em diversas áreas.
Do primeiro ao último semestre, o graduando dispõe, na sua matriz curricular, de disciplinas que vão da Introdução à Filosofia à Antropologia Filosófica, passando pela História da Filosofia Moderna 1 e 2. Ainda visando à qualificação e à formação dos futuros professores e pesquisadores, inúmeras atividades de pesquisas são desenvolvidas através dos grupos de estudo.
A carreira de um filósofo não se limita apenas a uma sala de aula. As formas de atuação são inúmeras e dependerá muito dos objetivos do egresso. O professor Aguiar explica que o profissional está capacitado a trabalhar em diversas áreas. “Um filósofo pode se especializar ou se dedicar a estudar e refletir sobre determinado assunto e se transformar em um consultor qualificado, seja na área política, seja na área empresarial. Nesse último caso, analisando o funcionamento dos sistemas de uma empresa. Ele ainda tem a prerrogativa legal de atuar como psiquiatra, montar clínica para consultas, além de poder ser um escritor. As especialidades são tão amplas como são as realidades no mundo”, afirmou.
Tendo terminado o primeiro semestre, a estudante Kátia Santos espera ampliar seus conhecimentos e aproveitar ao máximo do que o curso tem a lhe oferecer. “A filosofia desenvolve uma capacidade crítica muito grande e de enorme importância a todos. Espero desenvolver mais minha capacidade crítica, conhecer mais pessoas e estreitar os laços de amizade com o pessoal da sala e dos outros semestres”, concluiu a estudante.