Brasão UESB/Governo da Bahia

Incentivo à participação em eventos impulsiona crescimento profissional

Assistência Estudantil

IMG-20160220-WA0020 (1)
A participação em eventos externos proporciona aos estudantes a oportunidade de expor suas pesquisas e trabalhos científicos, e, principalmente, é um espaço de aprendizado, onde há o encontro de pessoas interessadas em um mesmo assunto, trocando experiências e dialogando sobre os trabalhos e temáticas da área que têm em comum. Nesse sentido, essas ações, que possibilitam ao estudante atualização sobre sua futura área profissional e ampliação de sua bagagem acadêmica, são essenciais.

A participação em eventos permite ao aluno conhecer novas temáticas relacionadas ao curso e ao mercado de trabalho.

Em 2015, aproximadamente 1.500 estudantes de graduação receberam do Programa de Assistência Estudantil (Prae) apoio para participação e para apresentação de trabalhos em eventos externos, nacionais e internacionais. Nos três primeiros meses de 2016, cerca de 50 alunos já foram contemplados com o auxílio.

Para ser contemplado com o auxílio para a participação em eventos externos, o graduando precisa se inscrever, observando o edital de participação em eventos. “Este edital é dividido em três linhas, nós temos a linha um, que é para os estudantes que têm trabalho aprovado; a linha dois, que é direcionada aos Centros Acadêmicos (CA’s), que solicitam viagens para grupos; e a linha três, que é para participações individuais em atividades como cursos de verão, intercâmbios e estágios obrigatórios”, explica a subgerente de assuntos estudantis, Siméia Nunes.

O auxílio pode ser requisitado por qualquer discente de graduação dos três campi da Uesb, basta fazer a solicitação no mês anterior ao da viagem, respeitando as datas em que as solicitações estão abertas, que ocorre sempre entre o 1º e o 10º dia de cada mês. O apoio é concedido por meio de passagens aéreas ou transporte de ida e volta para o local do evento. A seleção é feita com base na ordem de entrega da documentação e da ficha de requerimento, além da verificação dos documentos utilizados para inscrição, que são os critérios previstos no edital de participação em eventos.

Linhas de apoio

Linha 1: Auxílio individual para apresentação de trabalho em eventos nacionais ou internacionais;

Linha 2: Auxílio para grupos de estudantes que queiram participar de eventos: didático-científicos, político-acadêmicos, de caráter cultural ou esportivo acadêmico;

Linha 3: Auxílio individual para participar de eventos nacionais e/ou internacionais, como eventos acadêmicos, didático-científicos, esportivo acadêmico, atividades de caráter cultural, e atividades didático acadêmicas, que contempla cursos de verão e de férias, intercâmbios ou atividades voluntárias.

De acordo com o estudante do 6º semestre de Agronomia, Fellipe Senna, sempre que surge uma oportunidade, ele tenta participar desse tipo de atividade. Senna afirma que já obteve o apoio para apresentação de trabalho em atividades externas por duas linhas: pela primeira, que é a de apresentação de trabalhos em eventos externos, em que foi sozinho. E pela segunda linha, que contempla a participação de entidades acadêmicas, em que foi pelo Centro Acadêmico, junto com um grupo de colegas. “Eu considero esse apoio indispensável dentro da Universidade. Sem isso, o aluno perde muito em questão de conhecimento, de vivência, de contatos que ele pode vir a fazer; além de crescimento pessoal e profissional”, comenta o estudante.

O aluno do curso de Cinema e Audiovisual, Joadson Mulkannizzer, por meio do apoio da terceira linha, que contempla a participação individual em eventos nacionais e internacionais, pôde estudar Ciências da Comunicação, na Universidad Autónoma de Sinaloa (UAS), no México. “Busquei o máximo que pude me envolver com o que era oferecido pelo intercâmbio, interagindo com os professores e alunos, me envolvendo em concursos e trabalhos voluntários que eram oferecidos”, conta Mulkannizzer, sobre as experiências que vivenciou durante sua estadia na instituição mexicana. O aluno afirma, que graças aos apoios concedidos pela Uesb, por meio do Prae, ele conseguiu realizar seu sonho, buscando conhecimento, crescimento pessoal e profissional por meio das oportunidades que foram possíveis por causa do intercâmbio.

Contemplado pela primeira linha do edital de participação em eventos, Péricles Maia, aluno de Educação Física, foi à Barcelona, na Espanha, para apresentação de um artigo científico, no Sport Business Symposium. Segundo ele, essa experiência lhe trouxe uma nova visão sobre a gestão esportiva, que foi tema do simpósio em que esteve presente. “A viagem também me proporcionou experiências como atleta, quando pude vivenciar o treinamento em corrida de montanha em um nível bem diferente do Brasil, com diferentes terrenos, temperaturas mais frias e outras adversidades em relação ao que encontro aqui”, comenta Maia.

“A Uesb, sobretudo o Prae, sempre me incentivou a produzir pesquisa, tanto pelas bolsas de iniciação, quanto para a socialização de trabalhos. Pelo Prae, já fui à Garanhuns, em Pernambuco, e a Vitória, no Espírito Santo”, conta o estudante de Letras Modernas, Caio Aguiar, sobre alguns dos auxílios que já obteve com o programa de assistência. O estudante destaca que o último auxílio que obteve foi para um evento no exterior, onde mais uma vez recebeu apoio, com passagem aérea, para participação e apresentação do trabalho “Funcionalismo e mudança linguística: o processo de gramaticalização do ‘que nem’ no português brasileiro”, que foi exposto no dia 20 de fevereiro de 2016, na I Escuela de Linguística de Buenos Aires (I ELBA), na Argentina. “Fico feliz em poder apresentar os trabalhos em outras cidades, nesse caso, em outro país. Sem o Prae, certamente, isso não seria possível”, completa Aguiar.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?