Novidade no Vestibular UESB 2018 garante mais segurança aos candidatos
Institucional
Exatidão, responsabilidade e rigor são alguns dos aspectos tidos como primordiais para garantir a segurança necessária para a realização do Vestibular Uesb. Nesse sentido, as provas deste ano contam com uma novidade que chega para reforçar os critérios e estratégias que precisam ser adotados para garantir a lisura de todo o processo seletivo: agora, não somente as folhas de respostas e de redação como também o caderno de questões vêm identificados com os dados nominais e cadastrais dos candidatos, além de um número específico para cada um deles.
No #VestibularUesb2018, as provas passaram a vir identificadas com os dados nominais e cadastrais dos candidatos, além de um número específico para cada um deles.
A nova metodologia, que foi proposta à Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pela banca organizadora das provas, a Consultec, traz mais pessoalidade aos vestibulandos e contribui para evitar fraudes no concurso. A gerente de seleção e avaliação da Consultec, Mônica Pinheiro, explica como ela funciona: “a partir de uma distribuição de candidatos feita pelo nosso sistema, é gerado esse número de identificação individualizado. Dessa forma, o caderno de questões já sai com informações como o seu nome, número de inscrição, local de provas e até mesmo a sala e o número da cadeira em que esse candidato vai ficar. Ou seja, é uma prova específica para ele, o que não só vai lhe dar mais segurança em relação ao seu material, como também vai garantir um controle maior para todo o processo”.
Com o número de identificação do seu caderno de questões, o candidato vai poder ainda consultar o seu gabarito. De acordo com Pinheiro, a nova metodologia, denominada de “provas com dados variáveis”, representa tanto uma melhoria para o processo seletivo quanto uma medida de prevenção. “Impacta diretamente no plano logístico de aplicação das provas como um todo e sua adoção foi possível porque a Copeve trabalhou afinadamente com a nossa equipe para implantá-la”, afirmou Pinheiro.
A presidente da Consultec, Itana Marques, destacou que, além de personalizar os cadernos de questões, a adoção do sistema de provas com dados variáveis amplia ainda o controle das ameaças de fraude. “Todo processo seletivo de Vestibular requer que uma atualização e um aperfeiçoamento a cada ano e, está comprovado, pela nossa experiência de trabalho, que a utilização de dados variáveis para a composição das provas é um recurso estratégico de segurança eficaz”, reiterou.
Segurança permanente
O cuidado com a qualidade e a segurança na aplicação das provas se estende desde as etapas de elaboração e impressão do material até o momento de sua aplicação. Segundo a gerente de seleção e avaliação da Consultec, essas duas primeiras etapas são realizadas por técnicos especializados, dentro da área de testes e medidas. A impressão dos cadernos e das folhas de redação e de respostas, por exemplo, é feita somente por pessoal autorizado a tratar o material. Além disso, as questões são sempre inéditas.
Já na véspera do Vestibular, é feita a guarda das provas, um dia antes de sua aplicação, sempre no Batalhão de Polícia das cidades onde a Uesb possui campus, como conta a coordenadora da Copeve, Alana Muniz. “Elas são mantidas em uma sala secreta a qual só nós temos acesso, juntamente com o responsável por abri-la”. Outros cuidados que são tomados pela organização do Vestibular durante os dias em que ele acontece são a determinação de horários específicos para que os candidatos possam levar as provas, o recolhimento da impressão digital dos vestibulandos e o uso de detectores de metais para identificar possíveis portes de materiais não permitidos no processo seletivo. “Tudo isso é um processo de lisura do Vestibular para evitar qualquer tipo de fraude, vazamento ou outras espécies de problemas”, conclui Muniz.