O curso de Geografia da Uesb comemora 30 anos
Graduação
No dicionário da língua portuguesa, a palavra “Geografia” está relacionada à ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações. Para o curso de Licenciatura em Geografia da Uesb, são definições que norteiama sua longa jornada, que completa 30 anos em 2015.
Informações básicas
Criação: 1984
Modalidade: Licenciatura
Campus: Vitória da Conquista
Duração mínima: 8 semestres
Historicamente os primeiros geógrafos começaram a atuar no país em 1808, no entanto só foi em 1979 que se deu a regularização do exercício da profissão do geógrafo no Brasil, oficializada por meio da Lei 6.664/79. Pouco tempo depois desta regulamentação, o curso foi implantado no campus de Vitória da Conquista no ano de 1985, quatro anos após a criação da Universidade, tendo como principal objetivo a formação de profissionais que desenvolvam uma visão clara do conceito de que a sociedade é o verdadeiro tema da Geografia.
Com duração regular de quatro anos, o curso oferece anualmente o número de 80 vagas, divididas entre os turnos matutino e o noturno, para os estudantes que desejam ingressar na Instituição por meio do Vestibular ou do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC). Na sua infraestrutura, o curso disponibiliza de seis laboratórios para estudo, além da Estação Meteorológica e projetos de pesquisa e monitoria em que esses alunos são inseridos desde o segundo semestre acadêmico.
Iniciação à Docência
Turma do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de 2013 voltado para a Geografia.
Ao longo dessas três décadaso curso se amadureceu e consolidou dentro da Universidade, recebendo cerca de 60 turmas de geógrafos. A primeira delas se formou no ano de 1991. Até dezembro de 2014, foram formados 934 licenciados no ensino da Geografia.
O quadro docente é composto por 29 professores, sendo 19 doutores, nove mestres e um especialista. A coordenadora do Colegiado de Geografia, professora Andrecksa Oliveira, revela que 18 desses professores foram ex-alunos do curso na Uesb. “Este é um fato que a gente comemora porque são professores que tiveram essa formação docente aqui na Uesb e que retornam à casa”, comenta Oliveira.
Com 30 anos de trajetória acadêmica e uma série de ações voltadas para a extensão do ensino da Geografia dentro e fora da Universidade, os egressos ainda encontram espaço para a pós-graduação. No próprio campus, está disponível a Especialização em Análise do Espaço Geográfico, com possibilidade de pesquisa em três linhas: Análise Ambiental; Planejamento e Gestão Territorial; e Ensino de Geografia.
O professor Jânio Diniz, que dirige o Departamento de Geografia e acompanha a trajetória do curso desde a sua criação, ressalta a importância da consolidação da licenciatura plena em Geografia no que diz respeito à influência da Instituição no contexto do desenvolvimento regional. “Hoje nós temos cerca de 1000 profissionais que a Universidade formou e que estão atuando na região. É um contexto de mais de 100 munícipios, no sentido de atender às demandas quanto ao setor da Educação, além de dar também o suporte às prefeituras nas questões ligadas ao planejamento e à gestão das cidades, ou atuando também como pesquisadores”, destaca Diniz.
O diretor ainda explica que o ensino da Geografia permite o aprofundamento do conhecimento interdisciplinar no atual contexto da educacional, dando espaço para que o estudante possa se desenvolver profissionalmente nas categorias ambientais, urbanas, regionais e, principalmente, na área de ensino, que é proposta no projeto pedagógico do curso.
Ao longo dos seus 30 anos, o curso de Geografia da Uesb já recebeu cerca de 60 turmas.
Nesse sentindo, a Uesb tem a missão de formar profissionais geógrafos para que possam trabalhar a fim de solucionar questões de caráter social, econômico, político e geológico, visando a um planejamento eficaz para a melhor ocupação do espaço pelo homem. Capacita, dessa forma, o discente, para que esteja apto a lecionar, buscando sempre desenvolver o olhar crítico das inter-relações homem-espaço. “A gente lança para o mercado de trabalho profissionais capacitados para o ensino da Geografia, tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio, ou também estão preparados para ingressar nos cursos de especialização, mestrado e doutorado e posteriormente retornando a Uesb como professores substitutos ou efetivos do curso”, explica a coordenadora do curso.
Em comemoração aos 30 anos do curso, o Departamento de Geografia promoveu, no mês de novembro, o 5º Simpósio de Ensino da Geografia, que teve como tema norteador das discussões os “30 anos licenciando professores de Geografia”.