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Parfor: transformando vidas por meio da educação

Graduação

Odete, contratada por uma creche Municipal, realizou o curso de graduação pelo Parfor.


“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”  É com uma das mais célebres frases cunhadas por Paulo Freire que Odete Pinto da Silva define a própria trajetória. Foi por meio da educação que ela teve a vida modificada.

“Sempre trabalhei muito e me orgulho muito dessa trajetória. Mas, foi por meio da educação, que tive acesso a mais oportunidades e também tenho conseguido alcançar meus objetivos profissionais. Sou muito grata a minha família, por todo o suporte, e aos meus professores que me abriram as portas para o mundo do conhecimento”, avalia.

Parfor ultrapassa as barreiras da educação.

Ela lembra que foi, em 2010, aos 43 anos, que conseguiu iniciar a sua graduação. “Era contratada de uma creche municipal e vi a chance de fazer o curso de Pedagogia no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Foi uma oportunidade de crescer e mudar de vida e ter novos conhecimentos”, explica.

Hoje, aos 55 anos, Odete está fazendo duas pós-graduações (Psicopedagogia e Gestão Escolar), e sonha em passar no concurso público para professora. “Ao longo desses anos, foram muitos aprendizados e lutas. Era contratada, fiquei desempregada, passei em um concurso como monitora escolar e hoje atuo no setor administrativo na Secretaria Municipal de Educação. Sigo estudando, trabalhando e sonhando em ser diretora de escola. Só a educação vai me trazer isso”.

Formada em 2014, a egressa do curso de Pedagogia já realizou duas Pós-graduações.

Com 14 anos de existência do Parfor na Uesb, foram formados 3 mil professores.

Parfor na Uesb – Em vigor desde 2009, o Parfor na Uesb iniciou com os cursos de licenciatura nos campi de Vitória da Conquista (Filosofia, Sociologia, Matemática, Geografia, História, Ciências Biológicas e Letras Vernáculas) e Jequié (Letras Vernáculas/Inglês, Filosofia, Informática, Educação Física, Ciências Biológicas e Matemática).

Em 2010, houve o início do curso de Pedagogia nos três campi. A partir de 2011, foram criados polos em alguns municípios como: Cândido Sales, Encruzilhada, Belo Campo, Itiruçu, Jaguaquara, Santa Inês, Brejões, Iramaia dentre outros. 

Atualmente, o Parfor conta com quatro turmas de Pedagogia, com cerca de 200 alunos nos polos de Encruzilhada, Planalto e no campus da Uesb de Itapetinga. A turma de Planalto é composta por docentes dos municípios de Planalto e Poções. Já as turmas do campus da Uesb em Itapetinga são compostas por alunos de Itambé, Itapetinga, Caatiba, Maiquinique e Potiraguá.

Ao longo dos 14 anos de existência do Parfor na Uesb, foram formados 3 mil professores. Alday de Oliveira Souza, coordenadora do programa, acredita que o processo de formação de professores potencializa a melhoria da qualidade do ensino. “A implantação dos polos possibilitou oferta de turmas nos municípios ampliando o programa contribuindo com a qualificação do corpo docente dos municípios. Essa informação se constata também pela melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, avalia.

As turmas do Parfor podem ser em duas modalidades: a distância e presencial para os cursos de Licenciatura.


Sobre o Parfor
– O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica abre todos os anos turmas especiais em cursos de licenciatura e em programas de segunda licenciatura, na modalidade presencial, exclusivas para educadores das redes públicas que não possuem formação superior na área em que atuam, conforme exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). 

Para ocupar as vagas da primeira licenciatura, o professor precisa atender diversos requisitos: estar vinculado a uma rede pública estadual, municipal ou do Distrito Federal; estar no exercício da atividade do magistério; não ter curso de licenciatura. 

Já o educador com graduação em área diferente daquela em que leciona precisa estar há pelo menos três anos na rede pública para fazer a segunda licenciatura. O Parfor também oferece formação pedagógica para docentes graduados não licenciados, no exercício da docência nas redes públicas. 

A oferta de cursos, turmas e vagas obedece a uma dinâmica com três fases em sequência: as redes públicas e os institutos federais de educação profissional informam o número de vagas de que suas redes precisam; as instituições de ensino superior, que participam do Parfor, definem e informam a oferta de cursos e de vagas, e os educadores fazem a pré-inscrição na licenciatura que pretendem cursar. Todo o processo é realizado na Plataforma Freire.

Para ocupar as vagas, o professor precisa atender diversos requisitos: estar vinculado a uma rede pública estadual ou municipal; estar no exercício da atividade do magistério; não ter curso de licenciatura.

Os cursos são gratuitos para todos os professores. O custeio é responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que repassa recursos para as instituições de ensino superior responsáveis pela formação, supervisão de estágios e certificação. 

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