Brasão UESB/Governo da Bahia

UESB desenvolve programas em parceria com os Ministérios de Saúde e Educação

Extensão

Principal
No intuito de desenvolver ações para transformar a formação profissional, além de realizar atividades internas junto aos cursos de graduação, a Uesb busca trabalhar em conjunto com órgãos externos que possam contribuir nesse sentido. A partir de iniciativas do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), por exemplo, a Universidade vem atuando em duas importantes ações: o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET/Saúde) e o Programa de Educação Tutorial em Economia (PET/Economia). Esses Programas são desenvolvidos por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, e estão diretamente ligados ao tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão.

PET/Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde vem acontecendo no campus de Jequié, desde 2010, com o objetivo de qualificar os processos de integração que envolvem ensino e serviços para comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Universidade. Ou seja, busca promover a iniciação ao trabalho e à vivência dos estudantes de graduação em saúde, de acordo com as necessidades do sistema público.

Entre 2016 e 2018, a Universidade executou o PET GraduaSUS, que, entre outros objetivos, visava oportunizar o planejamento e o desenvolvimento de ações integradas de saúde, bem como criar espaços de atuação ensino-serviço-aprendizagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da necessidade de implantação de Unidades de Saúde da Família (USF) de referência de ensino na cidade de Jequié.  Além disso, o projeto buscou desenvolver mudanças e adequações das matrizes curriculares dos cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

Por meio de parcerias com órgãos externos, a Uesb promove ações que beneficiam a comunidade e contribuem para o fortalecimento e qualificação do ensino.

De acordo com a coordenadora do Programa, professora Lyra Cândida Calhau Rebouças, vinculada ao Departamento de Saúde 2 (DS 2), durante esse período, o GraduaSUS desenvolveu ações integradas em saúde, quando foram criados grupos interdisciplinares, compostos por discentes dos cursos de Fisioterapia, Medicina e Enfermagem. Também foram desenvolvidas diversas ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), de acordo com as necessidades dos serviços, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Secretaria Municipal de Saúde de Jequié.

A professora é coordenadora do Grupo de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial GraduaSUS, e se diz satisfeita com os resultados obtidos. “Ao analisar os resultados alcançados e basear com os indicadores anteriormente estabelecidos, percebemos que conseguimos alcançar 70% deles”, afirma Rebouças.

 

PET/Economia

Já o Programa de Educação Tutorial em Ciências Econômicas (PET/Economia) é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece condições para a realização de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica dos alunos participantes. O intuito do Programa é atender mais plenamente às necessidades da própria graduação, além de ampliar e aprofundar os conteúdos que integram a sua grade curricular.

“O objetivo do PET é promover atividades acadêmicas que integram as áreas de ensino, pesquisa e extensão, com base no trabalho coletivo e no protagonismo estudantil. Além disso, busca incentivar a promoção e o desenvolvimento da proatividade frente a situações novas e o aperfeiçoamento de habilidades de autonomia para resolução de problemas, bem como a tentativa de que os estudantes se tornem cada vez mais independentes na administração de suas necessidades de aprendizagem”, afirmou o coordenador do Programa, Rondinaldo Silva das Almas, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA).

Em ação no campus de Vitória da Conquista desde 2011, o PET/Economia trabalha de forma coletiva com a participação efetiva dos alunos sob a tutoria de professores. Nesse período, já promoveu diversas atividades, como o tour acadêmico, um conjunto de visitas técnicas a empreendimentos econômicos diferenciados, e do estudo dos biomas econômicos de Vitória da Conquista, além de palestras, oficinas e minicursos. “São desenvolvidas cerca de 30 atividades, que variam de análises conjunturais e pesquisas científicas voltadas diretamente ao curso, às atividades culturais, PET nas Escolas, e práticas extensionistas e de ensino, a exemplo das monitorias voluntárias no curso de graduação em Economia, principalmente nas matérias com alto índice de reprovação”, destaca o coordenador.

Para Any Alencar, egressa do curso de Economia e ex-bolsista do Programa, participar do grupo foi uma experiência muito proveitosa, uma vez que o Programa contribuiu de forma efetiva para aprimoramento do que é ensinado em sala de aula. “O PET complementou a nossa graduação, pois, com o Programa, conseguimos ampliar nosso conhecimento e desenvolver ações importantes para o nosso curso, para o meio acadêmico e para a sociedade”, avalia Alencar.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?