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Projetos aproximam estudantes da Educação Básica das Ciências Naturais

Extensão

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Descomplicar as ciências naturais trazendo-as para situações cotidianas. Esse é o objetivo comum dos projetos “Laboratório Móvel” e “A ciência é um show”, ambos criados no campus de Jequié e coordenados pelas docentes Ana Cristina Duarte e Joélia Martins, respectivamente. Implantado em 2009, o Laboratório Móvel de Ciências Naturais nasce com a missão de popularizar e divulgar o conhecimento científico na cidade de Jequié e microrregião, principalmente, em escolas da Educação Básica, já que a maioria não possui laboratórios para o desenvolvimento de aula práticas ou experimentais.

Popularizar e divulgar o conhecimento científico são alguns dos objetivos de projetos de extensão da Uesb relacionados a Ciências Naturais. 

Conforme explica Ana Cristina, o conhecimento tecnológico proporciona autonomia e exercício da cidadania. “O projeto tem promovido ações em diversos espaços da comunidade, principalmente em escolas, voltadas para o ensino de Ciências, como aulas práticas, experimentação, palestras, demonstrações, oficinas etc”, explica a docente. Até 2018, foram desenvolvidas mais de 100 atividades e quase cinco mil pessoas foram beneficiadas, dentre discentes, docentes da Educação Básica, discentes do Ensino Superior e comunidade em geral.

O Laboratório Móvel é um carro adaptado, equipado com microscópios, vidrarias, reagentes, banho-maria e diversos modelos didáticos como: célula animal e vegetal, modelo de DNA, corte de tecido vegetal, modelo de olho, dorso humano, fases do desenvolvimento da criança, aparelho reprodutor masculino, dentre outros. Além disso, possui armários para guardar o material e os modelos didáticos, bem como bancadas para exposição dos materiais e realização das atividades.

As escolas solicitam e agendam as visitas. “O planejamento das atividades é realizado com base nas necessidades da escola, idade e série dos discentes”, afirma a coordenadora do projeto. O projeto é desenvolvido, principalmente, nas escolas da Educação Básica, pública ou privada. Ana Cristina salienta a importância do projeto, especialmente no processo de ensino-aprendizagem: “por meio das atividades desenvolvidas, também é feita a promoção do conhecimento científico e o exercício da cidadania”.

Despertando o interesse pela ciência

Joélia Martins percebeu que havia nas escolas carência de estudos experimentais, especialmente nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. Por isso, em 2016, criou o projeto de extensão “A Ciência é um show” para atender alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de Jequié e região. “Nossa intenção é promover nas escolas um espaço de discussão sobre a ciência através de apresentações de experimentos investigativos”, ressalta a docente.

Ambientes laboratoriais são criados para que os alunos se envolvam e desenvolvam senso investigativo. Segundo a professora, durante as atividades, os estudantes fazem perguntas sobre os experimentos e conseguem, inclusive, estabelecer comparações com situações cotidianas. Outros relatos recorrentes diz respeito à concentração durante a realização das atividades. “Na apresentação, os alunos se mantém atentos, fazem anotações e questionam bastante. Os professores também são bastante participativos”, lembra Joélia.

Para a coordenadora do “A Ciência é um show”, essas atividades podem ser continuadas pelos próprios professores das escolas, utilizando materiais acessíveis e de baixo custo, realizando discussões e buscando uma maior reflexão acerca do que se é abordado em sala de aula. “Isso demonstra a importância do projeto na construção do conhecimento científico, tanto para os alunos quanto para os professores”, orgulha-se a docente.

O Colégio Estadual Professora Floripes Sodré, em Jequié, foi um dos participantes do projeto. Segundo Ítalo Silva, professor da escola, a atividade permitiu que os estudantes analisassem os experimentos e entendessem melhor como funciona os procedimentos na prática. “Mostramos como acontecem as reações químicas e físicas. Projetos como esse aproximam os estudantes das pesquisas feitas na Universidade. É também o despertar para a continuidade da carreira deles”, afirma o professor.

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