Brasão UESB/Governo da Bahia

Uesb: transformando vidas por meio da construção coletiva

Extensão

Para além da formação acadêmica e profissional, a Uesb também contribui com a troca necessária entre o conhecimento produzido dentro de uma Universidade e as demandas da sociedade. São saberes que auxiliam na resolução de problemas sociais, por meio de pesquisas aplicadas, formação profissional e projetos de extensão. Esse comprometimento social atesta a Instituição como agente de desenvolvimento não só do saber e da cultura, mas, também, enquanto emancipadora de pessoas e grupos sociais.

Exemplo disso é a história da professora Letícia Azevedo. Do campo até chegar ao título de professora universitária, ela encontrou em projetos como o Universidade Para Todos (UPT), desenvolvido em uma cidade próxima à sua comunidade, Jitaúna, uma forma de pleitear uma vaga em uma universidade pública. Filha de lavadeira e carpinteiro, criada no campo, foi por meio da educação que se emancipou.

Em 2008, aprovada no Vestibular, iniciou sua jornada acadêmica no curso de Pedagogia da Uesb, buscando levar também para outras comunidades e para a sua, Barra Avenida, o que recebeu: possibilidades de escolhas. “Atuei como voluntária no Projeto de Desenvolvimento Integrado (PDI), junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa Agroambiental (Cipam/Uesb), apoiando e implementando ações junto às comunidades rurais, visando o desenvolvimento local sustentável em sintonia com a conservação dos recursos naturais”, conta a professora que, ainda, complementa: “o meu envolvimento na extensão reverberou na possibilidade de visibilidade para com os anseios do meu povo, uma via de interação com a comunidade”.

Projeto com contação de histórias da cultura africana no Quilombo de Thiagos, em 2019

Após a conclusão da graduação, Azevedo continuou contribuindo em sua comunidade por meio da educação, ocupando a função de coordenação e gestora pedagógica entre os anos de 2013 e 2015. Atualmente, professora da Uesb, além de coordenar estudos voltados para Educação no Campo e participação em pesquisas sobre Movimentos Sociais e Diversidade, a professora desenvolve projetos de extensão voltados para a valorização da cultura africana.

A professora destaca a importância de programas voltados para a comunidade, a exemplo do UPT, que integraram sua trajetória acadêmica. “Reforço a crença e o respeito para como uma política que demarca, historicamente, o seu legado na Uesb e seu compromisso para com jovens, mulheres, adultos, povos pretos, indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, estudantes oriundos do ensino público que almejam ocupar as instituições superiores do nosso país”, defende.

A partir da formação na Uesb, Jaimilson Moreira pode dar continuidade na sua formação política em cadeias produtivas

Os projetos de extensão desenvolvidos na Instituição também são fortes aliados na construção coletiva de conhecimentos que contribuem com o protagonismo das pessoas e o desenvolvimento da região em que ela reside. A história de Jaimilson Francisco Moreira, morador do município de Poções, é um exemplo disso. Licenciado em Educação no Campo, pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), o agricultor iniciou sua trajetória na atuação política em 2014, por meio do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (Nedet), iniciativa vinculada à Uesb.

Na época, atuava na coordenação da Câmara Temática da Juventude, que é uma das áreas que o Núcleo atua. Conforme Moreira, a participação no Nedet contribuiu com discussões voltadas para o envolvimento dos jovens no fortalecimento da rede de desenvolvimento territorial. “Esses projetos de extensão da Universidade são fundamentais para o desenvolvimento das comunidades e para a formação humana”, defende. Após essa formação, Moreira começou a atuar na área produtiva e, por meio dos colégios territoriais, iniciando seu processo de formação política.

Conhecimento e formação

A atuação da Universidade pode ser vista de diferentes formas, a começar do viés da pesquisa aplicada, que, por meio de projetos, pesquisadores realizam atendimentos à comunidade aplicando os conhecimentos que vêm sendo desenvolvidos durante a jornada acadêmica. Para o desenvolvimento desse tipo de ação, a Uesb conta com uma rede de laboratórios em diversas áreas, bem como pesquisas de ponta vinculadas a seus Programas de Pós-Graduação, nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Por meio da educação, a Uesb se fortalece enquanto agente de desenvolvimento do saber, da ciência, da cultura e da emancipação das pessoas e de grupos sociais.

Na formação profissional, a comunidade tem acesso a espaços em que os alunos de graduação desenvolvem a prática profissional, por meio de atendimentos ao público. Esses espaços contemplam áreas da Saúde, Educação, Direito e Justiça, Trabalho, Tecnologia, Cultura e Arte, entre outros.

Já na extensão, os projetos são desenvolvidos de forma a atender uma demanda social. Na última década, milhões de pessoas foram alcançadas por ações promovidas pela Uesb no formato extensionista. Esses projetos compreendem não só as cidades que a Universidade está instalada, chegando em outras regiões e, até mesmo, estados, além de estabelecer parcerias com as mais diversas instituições da sociedade.

Articular essa relação entre Universidade e sociedade, por meio de saberes, é um dos pilares da Uesb. Transformações sociais são projetadas a partir de uma construção coletiva, onde projetos, pessoas e ideias acionam forças que atuam no campo da ação. Dessa forma, a Universidade, por meio da educação, se compromete como patrimônio público e social, sendo agente de desenvolvimento do saber, da ciência, da cultura e da emancipação das pessoas e de grupos sociais.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Vestibular
Como fazer uma boa redação no...
Vestibular
Qual é a questão? Vestibular Uesb...
Vestibular
Literatura no Vestibular: questões...
Assistência Estudantil
Assistência Estudantil: confira as...
Vestibular
Vestibular Uesb 2023 – A Uesb...
Extensão
Uesb: transformando vidas por meio da...
Graduação
Clínicas-escola: formando...
Extensão
Projetos da Uesb fortelecem...
Extensão
Ações da Uesb contribuem para...
Extensão
Ensino da Uesb transforma a...
Pesquisa
Pesquisas desenvolvidas na Uesb mudam...
Extensão
Universidade possibilita a arte do...