Vila da Ciência

Oficinas

No mês de Outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Vila da Ciência oferece diversas oficinas e minicursos para estudantes dos diferentes níveis de ensino. Professores que tenham interesse em inscrever seus alunos, devem entrar em contato até o dia 13/10/2017 para garantir suas vagas.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário clicando aqui.

No caso de oficinas e minicursos para estudantes do Ensino Superior e professores, não é necessário que um professor organize as inscrições. Somente é necessário preencher o formulário até o dia 13/10/2017.

*******************************************************

1. QUÍMICA NA COZINHA (LOTADA)

Ministrantes: Larissa Ramos e Natiele Leite (LADIQ)

Informações: Sabe-se que a química está presente em todo o lugar, inclusive na cozinha. Partindo desta ideia a oficina A Química na cozinha, tem como objetivo abordar diversos temas relacionados ao cotidiano de uma cozinha através da realização de experimentos simples, tendo como base o funcionamento da panela de pressão, como conservar uma salada de frutas, por que não temperar uma salada antes de come-la, sendo capaz de identificar a acidez e a basicidade de substâncias. Assim, é possível mostrar a aproximação da química em nosso dia a dia, fazendo uso dos conhecimentos químicos necessários, com uma linguagem própria para os alunos do ensino básico.

Data: 20/10/2017

Horário: 14:00 as 16:00

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio

Nº de vagas: 12

Local: LADIQ

2. QUÍMICA DAS VITAMINAS

Ministrantes: Tiarla Pereira e Tainan Queiroz (LADIQ)

Informações: As vitaminas são substâncias indispensáveis para o organismo realizar reações químicas-chave, mas nosso corpo não tem condições de produzir essas vitaminas. Por isso, as mesmas devem fazer parte da dieta alimentar. Elas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. No entanto, não são usadas nem como energia, nem como material de reposição celular. Funcionam como substâncias indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros, mas em quantidades pequenas. A carência de vitaminas pode causar vários tipos de doenças, entre elas, anemia, cegueira noturna, raquitismo entre outras. O seu excesso pode causar queda de cabelo, náuseas, fissuras labiais entre outras. Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas também são encontradas na carne, no leite nos ovos e cereais. A oficina “A Química das Vitaminas” pretende mostrar aos alunos a importância das vitaminas nos alimentos e para uma vida saudável tendo um enfoque nas vitaminas A e C. Por meio dessa oficina utilizaremos algumas frutas para detectar a presença da vitamina A e C e por quanto tempo ela permanece no alimento. Abordaremos também a importância da junção dessas vitaminas a outros minerais e nutrientes.

Data: 23/10/2017

Horário: 14:00 as 16:00

Local: LADIQ

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio

Nº de vagas: 10

3. A DOCE QUÍMICA

Ministrantes: Leone Azevedo e Jackson Ferreira (LADIQ)

Informações: A oficina tem como objetivo mostrar que a química não se baseia somente em fórmulas e cálculos, mas ela pode estar presente em materiais simples do nosso cotidiano, como por exemplo, no açúcar que usamos para adoçar, fazer doces e entre outras coisas. Nesta oficina mostraremos aos alunos a importância do açúcar para o ser humano, os danos causados pelo seu uso em excesso, sua composição e estrutura, os seus diferentes tipos, sua história e processo de fabricação até chegar a nossa mesa e esclarecer alguns mitos. Além de explicar a diferença entre o açúcar e o adoçante, falaremos sobre os estágios de caramelização e utilizaremos esses conhecimentos para preparar uma deliciosa receita que será executada pelos próprios alunos.

Data: 27/10/2017

Horário: 14:00 as 16:00

Local: LADIQ

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio

Nº de vagas: 10

4. A QUÍMICA DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL (LOTADA)

Ministrantes: Leone Azevedo e Tainan Queiroz (LADIQ)

Informações: A química forense é uma área da química analítica que investiga casos e crimes, analisando quimicamente como ou o que aconteceu em uma determinada situação. Com o grande sucesso dos programas de televisão, filmes, literatura e cinema (como por exemplo, a série CSI, Crime Scene Investigation) que faz muito sucesso e desperta a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema, podendo assim trabalhar o conteúdo com alunos do Ensino Médio, relacionando aos conteúdos de química, tais como ácidos e bases, oxidação e redução, solubilidade, ligações intermoleculares, entre outros, que explicam os fenômenos en­contrados nas análises forenses.

Data: 27/10/2017

Horário: 09:00 as 11:00

Local: LADIQ

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio

Nº de vagas: 10

5. A QUÍMICA DA ÁGUA POTÁVEL (RESTAM 5 VAGAS PARA O ENSINO MÉDIO)

Ministrantes: Ana Paula Costa (LADIQ)

Informações: A água potável reúne características que a coloca na condição própria para o consumo do ser humano. Portanto, a água potável deve estar livre de qualquer tipo de contaminação. Para isso, existem nas cidades as Estações de Tratamento de água (ETAs). Nessas estações, são realizados tratamentos físicos e químicos. Dependendo da qualidade original da agua, um ou mais processos de tratamentos são aplicados. O objetivo da oficina “A química da água potável” é dentre outras coisas, simular alguns dos processos aplicados nas ETAs, auxiliando os estudantes a compreender sobre o ciclo da água, sua importância para nossas vidas e as etapas desde seu estado inicial até o processo de tratamento final. Vale ressaltar que a distribuição de água no planeta é de 97,5% de água salgada é apenas 2,5 % de água doce, sendo que grande parte desta quantidade apresenta difícil acesso. Pretende-se através dessa oficina conscientizar os estudantes da importância do uso consciente da água e das etapas de tratamento.

Data: 27/10/2017

Horário: 14:00 as 16:00

Local: Laboratório de Química Geral

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Nº de vagas: 10