Vila da Ciência

O Projeto

A Vila da Ciência é um projeto de extensão, contínuo, desenvolvido pelo Departamento de Química e Exatas (DQE), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e tem como finalidade a confecção criativa e inovadora de projetos em Ciências (Química, Física, Matemática, Biologia) e Tecnologia, por parte dos estudantes da Educação Básica de Jequié e micro-região, bem como dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da própria UESB, de outras instituições de Ensino Superior e da comunidade em geral.

A partir do ano de 2012, a Vila da Ciência passou a compor o LADIQ (Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia), programa de extensão que congrega diversos projetos de educação e popularização da ciência da UESB de Jequié.

Como ponto chave para as avaliações das atividades desenvolvidas ao longo do ano, é realizado o evento Vila da Ciência. Neste evento todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, serão avaliados pela comissão científica do evento. Os estudantes cujos trabalhos desenvolvidos se destacarem entre seus pares, receberão o Prêmio Wilson Rocha, em honra ao Prof. Wilson Rocha (in memorian) idealizador deste projeto.

A realização das exposições na Praça Ruy Barbosa, no Centro da cidade de Jequié, possibilita levar os trabalhos dos estudantes para além dos muros das escolas e universidades, atingindo um público muito maior e muito mais variado. Em cada edição deste importante evento científico, vários talentos têm sido descobertos, abrindo novas perspectivas para o futuro dos estudantes que participam do projeto. É exatamente neste âmbito científico-cultural que convocamos todos os colégios a participarem desta grande luta para o enriquecimento científico de nossa região.

Facebook
Twitter