Guiados pela música tocada por Fomotinho T’Obaluaye, eles dançam Iemanjá, Rainha do Mar.
O Curso de Cinema e Audiovisual foi autorizado pela Resolução CONSEPE nº 71/2009, publicado no DOE em 14 de outubro de 2009, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com 3.170 horas, 40 (quarenta) vagas anuais, com regime de ingresso anual, matrícula por disciplina em regime de crédito e obedecendo à semestralidade.
A criação do Curso de Cinema e Audiovisual da UESB resultou do esforço da comissão de trabalho instituída pela Portaria nº 0910/08 e de seus colaboradores envolvidos com as questões do cinema e do audiovisual através da experiência acumulada pela UESB, nas duas décadas anteriores, a partir de projetos, programas e atividades como as da Diretoria Técnica Operacional de Recursos Audiovisuais (DITORA), da Produtora Universitária de Vídeo (PROVÍDEO) e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, nas suas diversas modalidades e atividades. A proposta de criação do Curso partia, também, da vocação de Vitória da Conquista para o audiovisual, considerando-se a quantidade de cinemas que a cidade teve ao longo da história e que encontra eco, ainda, no fato de ser a terra natal de Glauber Rocha. Compreendendo o potencial econômico, para além das possíveis contribuições para a formação de pessoas por meio audiovisual, a comissão de criação do Curso teve em vista o horizonte promissor da indústria audiovisual que cresce consideravelmente.
Deste modo, o projeto que ora se apresenta resulta do esforço dos professores da Área de Cinema e Audiovisual que compõem o Núcleo Docente Estruturante – NDE, aprovado em reunião ordinária do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, em 14 de junho de 2012, e responsável pela implementação da infra-estrutura e desenvolvimento do Curso. Desde a sua constituição, o NDE se colocou atento às necessidades oriundas da vivência cotidiana do Curso e se empenhou em pensar os caminhos que melhor adequassem o projeto do curso diante desta relação que estabelece inter-relações entre a formação ética, teórica, técnica e estética dos discentes.
No projeto estão descritas as decisões e a sistemática de condução da estrutura curricular do curso em vigor, visando à formação de um bacharel em Cinema e Audiovisual com perfil que atenda às necessidades e demandas locais e nacionais, no contexto de um mundo globalizado, passando por rápidas mudanças nas áreas científicas e tecnológicas, e com competência para resolver problemas/desafios de forma eficaz, mas que nas soluções destes considere, além dos aspectos técnicos e científicos, as questões éticas, ambientais e sociais.
O Curso de Cinema e Audiovisual da UESB atende a uma demanda do mercado de trabalho regional e de municípios vizinhos, com os quais se limita o Sudoeste da Bahia, sem excluir as demais regiões do país, assumindo importante papel social como:
– Atendimento à demanda de formação técnica-científica mais ampla do profissional;
– Formação de um profissional com perfil criativo, crítico, ético e humanístico, que busque
um crescimento sustentável na sua área de atuação e tenha compromisso social.
Além disso, a estrutura curricular articulada com áreas de ensino, pesquisa e extensão promovem oportunidades para integração com outros cursos de graduação e departamentos da UESB, permitindo atividades complementares aos discentes, contribuindo, assim, para sua formação profissional.
O Curso de Cinema e de Audiovisual na UESB justifica-se fundamentalmente por sua natureza focada na qualificação de profissionais preparados para a utilização do cinema e do audiovisual como ferramentas indispensáveis no processo da formação cultural, quer no resgate, na preservação e na ressignificação da memória, elemento fundamental na construção da identidade de um povo; quer no debate ético político necessários à construção da consciência crítica, nas múltiplas possibilidades das relações ambientais, econômicas e culturais.
A experiência do Curso potencializa as ações de cinema que já são desenvolvidas na UESB há mais de duas décadas através dos projetos, programas e atividades como as da DITORA, da PROVÍDEO, e do Janela Indiscreta nas suas diversas modalidades: Janela Indiscreta Cine-vídeo UESB, Janela de Cinema Itinerante, em parceria com o Programa BNB de Cultura e vinte Prefeituras da região e O Cinema eis a Questão: o Janela Indiscreta no Vestibular; além dos seminários comemorativos aos Cem Anos do Cinema e das Mostras Cinema Conquista já em sua décima edição; experiências que respaldam e credenciam a existência do Curso, contribuindo assim para que esta Universidade amplie suas possibilidades no alcance de objetivos fundamentais.
Guiados pela música tocada por Fomotinho T’Obaluaye, eles dançam Iemanjá, Rainha do Mar.
Jovem encontra quebra-cabeça em seu mais recente apartamento.
Uma menina comum e um desejo extraordinário – ser um grande mágico!
Robertinho é levado pela sua mãe para passar uma temporada na casa de sua avó que mora isolada no campo e que até então ele não havia conhecido.
Em 1989, André Cairo fundou o Movimento Contra Morte Prematura.
As imagens complementam o que sempre faltam nas palavras.
Um documentário sobre as memórias e os quintais de Silvio Jessé.
como é o movimento de estar atrás de uma câmera e produzir cinema?
Um passeio por dentro de memórias eternizadas dentro de um diário.
Um clima agradável para trabalhar e viver.
Antônio Carlos, mais conhecido como o “SUPER SHOKE” utiliza o seu corpo como arma a partir dos ensinamentos conquistados no HIP-HOP.
Entre o cinema e a poesia, a memória e a imagem, o Cine Madrigal.
Dia após dia, a personagem enfrenta seus demônios internos após tentar escondê-los da sociedade.
Makena é um ensaio inspirado na história de superação, amor e dor de uma jovem elefanta resgatada por protetores da vida selvagem.
“Matheus Nachtergaele” faz parte da série 1 minuto de memória, fruto de um experimento audiovisual do curso de Cinema da UESB.
Um grupo de amigos se reúne para uma festa de Halloween, mas uma fantasia sinistra os espreita com más intenções.
Curta de animação que narra a jornada de busca interior de Liah, que traz nas experiências vividas as problemáticas do ser e da desafiadora tarefa de existir
Em uma mistura de arte com a vida, o documentário narra a trajetória de Ana Carolina, uma artista que desenvolve as suas vivências em torno da música.
O Homem que Cantou as Aves do Sertão – Em Homenagem ao centenário de LUIZ GONZAGA
Pietra quer encontrar sua gata, que corre perigo nas ruas.
A relação de um casal formado por uma camareira de hotel e um padeiro expõem problemas estruturais no casamento e na sociedade.
Uma animação inspirada no famoso quadro “Guernica” de Pablo Picasso.
Celeste é uma professora de balé que se vê cada vez mais presa a um passado que a persegue.
Gustavo precisa superar as lembranças de seu findado relacionamento de longa data ao dividir apartamento com sua melhor amiga.
Cachorros abandonados, pessoas diferentes, um cobrador que vive as idas e vindas na cidade, uma dupla conversando em língua de sinais.
RECUERDOS são memórias vagas que vêm e vão na imensidão escura das noites assombradas por lembranças de um passado distante.
Os seis filhos de Anália tentam encontrar uma forma de interromper a terrível situação que a acometeu: ela não para de dançar.
Em homenagem aos 25 anos do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, a narrativa se estabelece na costura de imagens de arquivo, integrando memória e afetos.
A Sucata Esperança é um mundo de metal. Que nunca para!
De forma contemplativa e delicada, a obra liga movimentos da natureza a movimentos coreográficos no pole dance.