Guiados pela música tocada por Fomotinho T’Obaluaye, eles dançam Iemanjá, Rainha do Mar.
Descrição: O Programa de Cinema da Uesb (ProCine-Uesb) se articula a partir das ações de cinema e audiovisual realizadas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no âmbito da extensão, com as atividades desenvolvidas pelo Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, desde 1992; da pesquisa, com a estruturação do Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural, em 2008, e da inserção do referido grupo na linha de pesquisa em Memória, cultura e educação do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, com o projeto de pesquisa intitulado: Memória, cinema, audiovisual e processos de formação cultural, em 2010; e do ensino de graduação, a partir da implantação do bacharelado em Cinema e Audiovisual, também em 2010.
“Mulher Vestida de Sol” é um projeto de curta experimental em cinema de animação fundamentada conceitualmente numa proposta étnico cultural da ancestralidade brasileira voltada aos mitos das deidades africanas e indígenas.
A tecnologia e todo o aprendizado direcionado a formação em audiovisual, principalmente àquela voltada a cadeia que permeia a imagem animada em seu conteúdo inicial, é bastante extensa e requer diversas horas em estudo, tanto em aproximação teórica, quanto das técnicas e elementos voltadas a toda cadeia de produção audiovisual, desse modo, lançaremos mão de uma metodologia capaz de trazer a tona os aprendizados de forma a possibilitar a construção de um produto audiovisual animado final ao longo do percurso da formação. Para o sucesso da implementação dessa formação aos alunos, pretendemos garantir o sucesso na jornada inicial. Por isso, ofereceremos um espaço de reflexão da imagem a partir de um viés filosófico, um panorama do cinema de animação com um olhar aprofundado á cadeia de produção, seguido de uma metodologia onde poderemos encontrar a teoria e a prática integradas. Para esse fim, pretendemos estabelecer três eixos estruturantes: o envolvimento e sensibilização artística através de produções animadas que suscitem a discussão técnica e de mundo, teoria integrada na prática – voltadas as matérias de história do cinema de animação, princípios e práticas através de técnica diversas onde estará inserida as problemáticas iniciais de pré-produção, produção e pós produção em animação – estabelecendo uma base segura na montagem, desenho de som e a manipulação de personagens e cenários, na criação de narrativas e histórias importantes do cotidiano dos estudantes envolvidos. Para que a formação siga um crescente, acontecerão aulas quinzenais e tutorias semanais de apoio ao aprendizado técnico desenvolvido – pretendemos que as atividades da formação aconteçam durante 1 ano, e que além dos resultados audiovisuais por etapa, finalizemos com e exibição dos produtos construídos coletivamente durante a trajetória
A proposição pretendida para a exposição é de que as obras selecionadas estarão exibindo a sinopse do roteiro, as propostas do cenário, figurino, atmosfera, objetos e maquiagem ( desenhadas, coladas e ou pintadas) e dessa interação seja criada uma proposta final de um objeto de arte conceitual que estabelecerá uma narrativa com todos os elementos visuais elaborados para o filme e posteriormente utilizados para apresentação de proposta em direção de arte de um curta cinematográfico. No dia da abertura da exposição visual ( 01 de Julho 2023) no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, ocorrerá também um desfile de pelo menos 1 peça de figurino de cada obra trabalhada. Como parte de preparação da exposição, pretende-se definir todo o conceito em aulas expositivas agendadas previamente. Sendo que Evelyn Barbiere, maquiadora de cinema, oferecerá uma oficina para os discentes com os conceitos fundamentais de projetos de maquiagem para direção de arte.
Destacar que a leitura hegemônica da obra de Tennessee Williams pela chave exclusiva do realismo psicológico e biografismo obstrui outras abrangências e abordagens também importantes; – Caracterizar o dramaturgo como um conhecedor dos problemas sociais e políticos de sua época, tendo em sua obra um importante relato histórico-crítico da sociedade; – Revelar como os filmes tornaram as peças do dramaturgo famosas em todo o mundo; – Apontar como Hollywood adulterou as peças em suas adaptações; – apresentar as estéticas e ideologias dos filmes hollywoodianos do pós-Guerra. Objetivos DIA 02: – Destacar que a leitura hegemônica da obra de Tennessee Williams pela chave exclusiva do realismo psicológico e biografismo obstrui outras abrangências e abordagens também importantes; – Caracterizar o dramaturgo como um conhecedor dos problemas sociais e políticos de sua época, tendo em sua obra um importante relato histórico-crítico da sociedade; – Difundir e abordar peças da terceira fase do dramaturgo (late plays peças tardias, em tradução literal), inéditas no Brasil, identificando um autor conectado com as artes cênicas do circuito off e off-off-Broadway de sua época, podendo apontá-lo como um precursor do teatro pós-dramático.
Guiados pela música tocada por Fomotinho T’Obaluaye, eles dançam Iemanjá, Rainha do Mar.
Jovem encontra quebra-cabeça em seu mais recente apartamento.
Uma menina comum e um desejo extraordinário – ser um grande mágico!
Robertinho é levado pela sua mãe para passar uma temporada na casa de sua avó que mora isolada no campo e que até então ele não havia conhecido.
Em 1989, André Cairo fundou o Movimento Contra Morte Prematura.
As imagens complementam o que sempre faltam nas palavras.
Um documentário sobre as memórias e os quintais de Silvio Jessé.
como é o movimento de estar atrás de uma câmera e produzir cinema?
Um passeio por dentro de memórias eternizadas dentro de um diário.
Um clima agradável para trabalhar e viver.
Antônio Carlos, mais conhecido como o “SUPER SHOKE” utiliza o seu corpo como arma a partir dos ensinamentos conquistados no HIP-HOP.
Entre o cinema e a poesia, a memória e a imagem, o Cine Madrigal.
Dia após dia, a personagem enfrenta seus demônios internos após tentar escondê-los da sociedade.
Makena é um ensaio inspirado na história de superação, amor e dor de uma jovem elefanta resgatada por protetores da vida selvagem.
“Matheus Nachtergaele” faz parte da série 1 minuto de memória, fruto de um experimento audiovisual do curso de Cinema da UESB.
Um grupo de amigos se reúne para uma festa de Halloween, mas uma fantasia sinistra os espreita com más intenções.
Curta de animação que narra a jornada de busca interior de Liah, que traz nas experiências vividas as problemáticas do ser e da desafiadora tarefa de existir
Em uma mistura de arte com a vida, o documentário narra a trajetória de Ana Carolina, uma artista que desenvolve as suas vivências em torno da música.
O Homem que Cantou as Aves do Sertão – Em Homenagem ao centenário de LUIZ GONZAGA
Pietra quer encontrar sua gata, que corre perigo nas ruas.
A relação de um casal formado por uma camareira de hotel e um padeiro expõem problemas estruturais no casamento e na sociedade.
Uma animação inspirada no famoso quadro “Guernica” de Pablo Picasso.
Celeste é uma professora de balé que se vê cada vez mais presa a um passado que a persegue.
Gustavo precisa superar as lembranças de seu findado relacionamento de longa data ao dividir apartamento com sua melhor amiga.
Cachorros abandonados, pessoas diferentes, um cobrador que vive as idas e vindas na cidade, uma dupla conversando em língua de sinais.
RECUERDOS são memórias vagas que vêm e vão na imensidão escura das noites assombradas por lembranças de um passado distante.
Os seis filhos de Anália tentam encontrar uma forma de interromper a terrível situação que a acometeu: ela não para de dançar.
Em homenagem aos 25 anos do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, a narrativa se estabelece na costura de imagens de arquivo, integrando memória e afetos.
A Sucata Esperança é um mundo de metal. Que nunca para!
De forma contemplativa e delicada, a obra liga movimentos da natureza a movimentos coreográficos no pole dance.