Guiados pela música tocada por Fomotinho T’Obaluaye, eles dançam Iemanjá, Rainha do Mar.
Adriana Silva Amorim, 49 anos, Professora Titular no Curso de Cinema e Audiovisual. Doutora e Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia. Licenciada em Teatro também pela Universidade Federal da Bahia. Atriz, diretora e dramaturga também é Técnica em Tradutor Intérprete Língua Inglesa. Formou-se atriz pelo Teatro Escola Macunaíma SP, cidade onde atuou entre os anos de 1996 e 1999. Atualmente é Pró-Reitora de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuou também nos cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança na mesma instituição, bem como Professora Substituta na Escola de Teatro da UFBA, como professora do Centro Universitário Jorge Amado, na cadeira de Comunicação, Cultura e Arte. Fez parte da Cooperativa Baiana de Teatro onde produziu festivais, além de fazer parte do Núcleo de Formação em Artes. Foi idealizadora da CazAzul Teatro Escola na qual atuou como conselheira artístico-pedagógica entre os anos de 2016 e 2022.Escreveu e encenou o espetáculo Raul, Lira e o Incrível Livro da Capa Azul. Compôs o elenco do espetáculo "Doralinas e Marias", projeto vencedor do prêmio Manoel Lopes Pontes/2008 da FUNCEB. Trabalhou como atriz em espetáculos como "Do Cyrano" - vencedor do Prêmio Myriam Muniz de Teatro/2007 - FUNARTE, "Solo compartilhada", "Os Ovos de MIlitão" - vencedor do Prêmio Carlos Petrovich de Teatro/2007 da FUNCEB, "A Casa dos Espectros", entre outros.
Disciplinas Ministradas:
• Dramaturgia;
• Argumento e Roteiro I;
• Argumento e Roteiro II;
• Tópicos Especiais em Cinema e Interdisciplinaridade;
• Teorias do Cômico;
• Teorias do Trágico;
Mestre (2008) e doutor (2018) em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Cinema e Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa audiovisual, teorias do cinema, análise fílmica, gêneros cinematográficos e ficção científica.
Disciplinas Ministradas:
• Linguagem do Cinema e do Audiovisual;
• Análise e Crítica Cinematográfica;
• Estética e Linguagem;
• Estudos dos Gêneros Cinematográficos;
• Lógica e Linguagem em Cinema;
• Tópicos Especiais em Crítica Cinematográfica;
Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ (2016). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe UFS (2011). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, campus Vitória da Conquista (2009). Professor Adjunto vinculado aos cursos de Cinema e Audiovisual e Psicologia do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB (campus Vitória da Conquista). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA (campus Vitória da Conquista). Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa em cinema e audiovisual; filosofia contemporânea e estudos da imagem cinematográfica; genealogia e historiografia; tradução; escrita, constelação e ensaio; imagens do cotidiano e experiência urbana; imagens da infância na literatura, no cinema e na fotografia; pensamento de René Schérer, Guy Hocquenghem, Fernand Deligny e Charles Fourier; clínica psicanalítica, análise institucional, ecosofia e clínica da imanência. Tradutor nas áreas de artes e humanidades.
Disciplinas Ministradas:
- Metodologia da Pesquisa e da Produção Audiovisual;
- Pesquisa em Cinema e Audiovisual;
- Teorias contemporâneas do cinema;
- Tópicos Especiais em Cultura e Audiovisual;
Possui graduação em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), especialização em Gestão Cultural no Centro Universitário Senac (2017), mestrado em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (2013) e é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense. É Professor Assistente no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Realizador audiovisual, com foco na produção de documentários. Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Artes, com ênfase em Cinema e Audiovisual, atuando principalmente com temas como documentário, produção audiovisual, políticas do cinema e do audiovisual, mercado audiovisual e história do cinema brasileiro.
Disciplinas Ministradas:
- Oficina Orientada: Produção de Documentário
Doutor (2018) em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia na linha de pesquisa Dramaturgia, História e recepção, mestre (2013) em Artes Cênicas pela mesma instituição de ensino. Especializado (2010) em Roteiros para Audiovisual pela Universidade Jorge Amado (BA). Graduado (2004) em Comunicação Social com habilitação em rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA). Atua de forma efetiva no ensino e na prática das artes cênicas, do audiovisual e cinema, principalmente na área de pesquisa, supervisão, consultoria e criação em dramaturgia e composição de roteiros para cinema e audiovisual. Os investimentos mais recentes de pesquisa e criação artísticas concentram atenção: Na reflexão e elaboração de narrativas de ficção (teatro, cinema e tv) onde sejam empreendidas estratégias de representatividades discursivas através do drama e de composição das personagens negras, suas complexidades e estados anímicos na centralidade do drama, no protagonismo da dramaturgia; A autoria negra e o modo de participação e as práticas profissionais da instância autoral na criação e no desenvolvimento da obra, suas escolhas e seus discursos; Procedimentos na ficção para representatividades de existências negras afropotentes.
Disciplinas Ministradas:
Argumento e Roteiro I e II
Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo (2008), Especialização em Educação, Cultura e Memória (2010), Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade (2012) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea (2021) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2008, iniciou suas primeiras investigações de temas relacionados ao cinema político latino-americano com desdobramentos na sua pesquisa atual sobre a poética musical do Noticiero ICAIC Latinoamericano, cinejornal cubano. Como documentarista, dirigiu os curtas Reviramundo (2014) e co-dirigiu dois episódios da série Sertão de Dentro (2018), com direção geral de Geraldo Sarno. Desde 2012, atua como professor de Técnicas de Sonorização e Documentário no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Disciplinas Ministradas:
• Oficina Orientada de Cinema e Audiovisual III (Produção de Documentários);
• Técnicas de Sonorização em Cinema e Audiovisual II;
• Tópicos Especiais em Cultura e Audiovisual.
Graduação: Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1979); Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e Pós Doutorado pela UNESP- Campus de Marília-SP. Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua nas áreas de Filosofia e Antropologia, principalmente, nos seguintes temas: filosofia, imagem, imaginário, educação, cinema, religião e cultura de resistência.
Disciplinas Ministradas:
Cultura e Subjetividade no Brasil
Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC; Mestre em Jornalismo pela UFSC; Especialista em Cultura e Meios de Comunicação pela PUC-SP e em Gestão Estratégica da Comunicação pela FTC-BA, e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Assistente do Curso de Cinema e Audiovisual da UESB; integrante do Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual: Memória e Processos de Formação Cultural (UESB) e colaboradora do Programa Janela Indiscreta CineVídeo Uesb. Tem experiência nas áreas de Cinema e Audiovisual; Comunicação; e Jornalismo, com ênfase em: Cinema Infantil; Audiovisual e Produção Educativa; Montagem Cinematográfica; Cinema e Educação; Cinema e Jornalismo.
Disciplinas Ministradas:
• Audiovisual e Produção Educativa;
• Narrativa, Ficção e Mídias Audiovisuais;
Graduado em Comunicação Social - Radialismo pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduado em Animação e Modelagem Digital 3D (Universidade Veiga de Almeida/RJ) e Gestão Integrada de Comunicação (Universidade Tiradentes/SE) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn/UESB. Atualmente é professor no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
Disciplinas Ministradas:
• Animação e Infografia;
• Oficinas Orientadas de Cinema e Audiovisual IV (Animação);
• Tópicos Especiais em Multimídia e Jogos;
• Efeitos Especiais em Cinema e Audiovisual;
• Sistemas Tridimensionais I;
• Realização de Produtos Audiovisuais para WEB;
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora Titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua como docente pesquisadora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Atuou como coordenadora geral do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo UESB no período de 2001 a 2016. Coordenou o Mestrado Interinstitucional em Memória: Linguagem e Sociedade, aprovado pela CAPES, entre em 2015 e 2020, realizado mediante convênio de cooperação entre a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Desde 2021 é coordenadora associada do projeto Memória, patrimônio e linguagem no contexto maranhense, aprovado pela CAPES no âmbito de PROCAD/AM 2018. Líder do Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural. Pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento da UnB. Integrante da Rede Latino-americana em Educação, Cinema e Audiovisual - Rede Kino. Suas pesquisas destacam os seguintes temas: cinema e memória social, trajetórias e práticas sociais em cinema, cineclubes, festivais, mostras e processos de formação cultural nos âmbitos do cinema e do audiovisual.
Disciplinas Ministradas:
• História do Cinema e do Audiovisual no Mundo;
• História do Cinema e do Audiovisual no Brasil e na Bahia;
• Preservação, Memória e Política de Acervos Audiovisuais;
• Disciplinas ministradas no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade – Memória e Cinema;
• Tópicos de Estudos em Memória; Pesquisa Orientada – Dissertação;
• Pesquisa Orientada – Tese;
Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com dissertação intitulada LUZ, CÂMERA, AÇÃO: imaginação e criatividade potencializadas com a experiência do cinema na escola, a partir da Lei 13.006/14. Possui Especialização (latu sensu) em Psicopedagogia com monografia intitulada ARTE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: arteterapia estímulo à criatividade e à expressão. Licenciada em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), lecionando História da Arte, Direção de Arte, Figurino e Cenografia, Vídeo Arte e Vídeo Institucional, Tópicos Especiais em Estudos da Imagem. Tem ministrado a disciplina Metodologia do Ensino de Artes (Parfor). Lecionou na Escola Técnica de Artes e Decoração - EBADE, as disciplinas História da Arte, História do Mobiliário e Percepção Visual, atuou como Formadora de Artes Visuais do Município de Vitória da Conquista lecionando História da Arte, Percepção Visual e Artes Plásticas, para os professores de artes visuais da Prefeitura desta cidade. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em artes visuais, cinema e teatro. No campo do cinema/vídeo desenvolveu trabalhos relevantes com premiações nacionais e mostras internacionais, a exemplo dos vídeos Olhos de Lince (Prêmio aquisição no Centro Cultural Dannemann), melhor direção e melhor vídeo ficção (Universidade Federal de Sergipe), Oeste (2º lugar- Prêmio Fundação Cultural do Estado da Bahia), mostra de vídeo no festival de Tókio com Olhos de Lince e Oeste em Madri. Possui roteiros de longa-metragem registrados na Biblioteca Nacional - RJ. Referente a alguns de seus roteiros para cinema, foi elogiada por meio de texto escrito pelo cineasta Walter Salles, quando esteve em Vitória da Conquista para as filmagens de Central do Brasil. A obra de Mônica Medina tem recebido críticas relevantes no campo do cinema bem como nas artes visuais, a exemplo de artigos publicados pela mídia impressa em colunas de arte de importantes jornais de circulação nacional com autorias de críticos e artistas renomados como: Walter Salles (Folha de São Paulo, 02/04/98), Matilde Matos (A tarde 20/07/94), Justino Marinho (A Tarde, 14/07/94), Vauluízio Bezerra para o MAM-BA em 1994. Seu trabalho artístico tem sido objeto de pesquisa e investigação científica, a exemplo do texto monográfico (strictu sensu) Os Artistas Plásticos e a Performance na cidade de Salvador: um percurso histórico performático, da autoria de José Mário Peixoto Santos, disponível em www.bilbiotecadigital.ufba.br, também no artigo científico de Ayrson Heráclito intitulado Performance-Art e Cultural Performance: Dialogia entre um Processo de Criação Contemporâneo e Matricialidades do Recôncavo da Bahia, entre outras. Vem atuando na área de educação desde 1987 quer seja nos ateliês de arte, galerias, museus, quer seja em instituições de ensino médio e técnico. Desenvolve estudos e pesquisa com destaque para os fenômenos imaginação e criatividade potencializadas com a experiência do cinema na escola.
Disciplinas Ministradas:
• História da Arte;
• Direção de Arte;
• Oficinas Orientadas de Cinema e Audiovisual I (Figurino e Cenografia);
• Tópicos Especiais em Percepção Visual;
• Videoarte, Vídeo Documental e Vídeo Institucional;
Bacharel em Cinema e Audiovisual (2014) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) (2019) e Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela mesma instituição, onde atua também como professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Cineasta e multiartista, atua em diversos campos das manifestações artísticas e culturais - experiência em artes plásticas (desenho e pintura), teatro, música; e desde 2006 em produções audiovisuais em live action e cinema de animação. Inserida em ações voltadas a arte-educação, sensibilização artística , produção e gestão cultural - possui profissão regulamentada - Artista / Atriz Diretora - N1351 Liv. 07 Fls. 80 DRT - BA - Capacitada pelo do Instituto Arte na Escola - Arte-educadora / UESB-PROEX / Gestão em Cultura pelo Ministério da Cultura - Possui capacitação em direção de atores, artes, fotografia, e montagem, suas produções e pesquisas se destacam nos seguintes temas: cinema e memória ,cinema de animação, direção, montagem cinematográfica, desenho de som, artes visuais ( pintura, cenário e figurino), trajetórias e práticas sociais em cinema e formação cultural nos âmbitos do cinema e do audiovisual e jogos digitais. Possui capacitação técnica em pós produção e é membra efetiva da Academia de Produção de Jogos, membro fundadora e faz parte da diretoria da Associação Simgular - formento em cultura, arte, literatura, cinema, tecnologia. Membra da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Além disso é diretora executiva da Duá Filmes e Produções Artísticas desde 2010.
Disciplinas Ministradas:
• Tutoria I: Edição e Montagem;
• Tutoria II: Edição e Montagem;
• Tópicos Especiais em Montagem e Edição;
• Oficinas Orientadas de Cinema e Audiovisual V (Realização de filmes de curta-metragem);
Concluiu doutorado (2016) no Programa em Memória: linguagem e sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, com a tese "Memória e Criação na Direção de Fotografia", publicada pela Editora Multifoco (2023). Mestre (2011), pelo mesmo Programa, com a dissertação "Fotografia e Memória: a criação de passados", publicada, com o mesmo título, pela Edições UESB. No mestrado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2007). É integrante do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, vinculado à Universidade de Brasília - UNB (http://www.culturaememoria.com.br/) e pesquisador dos grupos de pesquisa "Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural", na linha de pesquisa "Estudos filosóficos sobre imagem, memória e cinema" e "Cinematografia, Expressão e Pensamento", vinculado à Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor adjunto do curso de Cinema e Audiovisual da UESB, com dedicação exclusiva. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade / UESB. Faz direção de fotografia de trabalhos audiovisuais. É sócio da Associação Brasileira de Cinematografia - ABC, como professor de cinematografia e membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE.
Disciplinas Ministradas:
• Fotografia e Iluminação;
• Oficinas Orientadas de Cinema e Audiovisual II (Produção de Vídeos);
• Audiovisual e Processos Criativos;
• Tópicos Especiais em Estudos da Imagem;
Guiados pela música tocada por Fomotinho T’Obaluaye, eles dançam Iemanjá, Rainha do Mar.
Jovem encontra quebra-cabeça em seu mais recente apartamento.
Uma menina comum e um desejo extraordinário – ser um grande mágico!
Robertinho é levado pela sua mãe para passar uma temporada na casa de sua avó que mora isolada no campo e que até então ele não havia conhecido.
Em 1989, André Cairo fundou o Movimento Contra Morte Prematura.
As imagens complementam o que sempre faltam nas palavras.
Um documentário sobre as memórias e os quintais de Silvio Jessé.
como é o movimento de estar atrás de uma câmera e produzir cinema?
Um passeio por dentro de memórias eternizadas dentro de um diário.
Um clima agradável para trabalhar e viver.
Antônio Carlos, mais conhecido como o “SUPER SHOKE” utiliza o seu corpo como arma a partir dos ensinamentos conquistados no HIP-HOP.
Entre o cinema e a poesia, a memória e a imagem, o Cine Madrigal.
Dia após dia, a personagem enfrenta seus demônios internos após tentar escondê-los da sociedade.
Makena é um ensaio inspirado na história de superação, amor e dor de uma jovem elefanta resgatada por protetores da vida selvagem.
“Matheus Nachtergaele” faz parte da série 1 minuto de memória, fruto de um experimento audiovisual do curso de Cinema da UESB.
Um grupo de amigos se reúne para uma festa de Halloween, mas uma fantasia sinistra os espreita com más intenções.
Curta de animação que narra a jornada de busca interior de Liah, que traz nas experiências vividas as problemáticas do ser e da desafiadora tarefa de existir
Em uma mistura de arte com a vida, o documentário narra a trajetória de Ana Carolina, uma artista que desenvolve as suas vivências em torno da música.
O Homem que Cantou as Aves do Sertão – Em Homenagem ao centenário de LUIZ GONZAGA
Pietra quer encontrar sua gata, que corre perigo nas ruas.
A relação de um casal formado por uma camareira de hotel e um padeiro expõem problemas estruturais no casamento e na sociedade.
Uma animação inspirada no famoso quadro “Guernica” de Pablo Picasso.
Celeste é uma professora de balé que se vê cada vez mais presa a um passado que a persegue.
Gustavo precisa superar as lembranças de seu findado relacionamento de longa data ao dividir apartamento com sua melhor amiga.
Cachorros abandonados, pessoas diferentes, um cobrador que vive as idas e vindas na cidade, uma dupla conversando em língua de sinais.
RECUERDOS são memórias vagas que vêm e vão na imensidão escura das noites assombradas por lembranças de um passado distante.
Os seis filhos de Anália tentam encontrar uma forma de interromper a terrível situação que a acometeu: ela não para de dançar.
Em homenagem aos 25 anos do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, a narrativa se estabelece na costura de imagens de arquivo, integrando memória e afetos.
A Sucata Esperança é um mundo de metal. Que nunca para!
De forma contemplativa e delicada, a obra liga movimentos da natureza a movimentos coreográficos no pole dance.