Guiados pela música tocada por Fomotinho T’Obaluaye, eles dançam Iemanjá, Rainha do Mar.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar como a experiência com o cinema estimula a imaginação e a criatividade, na perspectiva da formação discente/docente, é a questão norteadora desta pesquisa. Compreende-se que, o exposto problema, apresenta duas grandes áreas do conhecimento humano: educação e arte, ambas reiteram as minhas práticas cotidianas. Ressalta-se, deste modo, que ditas práticas, certamente, têm origem na imaginação, e esta, pode se materializar em trabalhos criativos, dado que, a práxis de mencionado fenômeno logra ser a criatividade. No vigente projeto, a experiência com o cinema na formação discente/docente é o tema a ser estudado, o objeto são os fenômenos imaginação e criatividade desenvolvidos a partir desta experiência.
Títulos dos cursos:
•COMO OS ELEMENTOS MORFOLÓGICOS DA IMAGEM ATUAM PARA AO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CINEMA NO ENSINO;
•IMAGINAÇÃO E SÍMBOLO NO FILME CIDADÃO KANE.
Coordenação: Professora Mônica Medina
O projeto de pesquisa “Constelações do problema da imagem no pensamento contemporâneo” investiga as articulações entre o campo dos estudos da imagem e do som (com ênfase em cinema e audiovisual, mas igualmente receptivo à exploração de outras materialidades e expressões artísticas) e das humanidades (filosofia, psicanálise, sociologia, antropologia, história, economia e política contemporâneas).
Coordenado pelo prof. Eder Amaral, o projeto foi criado com o intuito de funcionar como ponto de cruzamento, interlocução e trânsito entre a pesquisa em teorias do cinema e do audiovisual e a paisagem contemporânea das humanidades, posicionando a formação em cinema e audiovisual em relação aos debates e perspectivas que nos situam no tempo presente diante do problema da imagem, com consequências éticas (sobre nossos modos de existência e coexistência), estéticas (sobre os processos de criação e experimentação) e políticas (sobre os planos de disputa e correlação de forças).
O projeto promoverá (em parceria com o Núcleo de Cinema e Audiovisual Jorge Melquisedeque / Janela Indiscreta Cine-Vídeo) a realização do 1º Seminário de Estudos da Imagem e do Som, com a presença de professores(as) e pesquisadores(as) de diversas áreas de conhecimento apresentando suas trajetórias de formação e pesquisa, principais trabalhos na área e interesses de estudo atuais. O Seminário ocorrerá de 22 de agosto a 21 de novembro de 2022, sempre às segundas-feiras, das 15 às 17h, na Sala de Projeção Jorge Melquisedeque (carinhosamente apelidado Cine-Monga).
Inserido na ampla gama de desdobramentos da relação entre imagem e memória, o projeto de pesquisa “Imagem e Memória: a técnica, o vestígio e a ruína” propõe uma investigação teórica, estética e experimental realizada por estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual toda quarta-feira à tarde. Interessam os diferentes modos de uso da imagem técnicacomo ferramenta que registra/cria vestígios e instrumento que opera por entre ruínas. A intenção é reunir um conjunto de reflexões e imagens para constituição de um repertório inspirador à criação de trabalhos fotográficos e audiovisuais. Nesta direção, o projeto vislumbra a realização dos seus objetivos a partir de três eixos:
Coordenação: Profº Rogério Luiz Oliveira
O projeto de pesquisa “A música no Noticiero ICAIC Latinoamericano (1968-1972)” é um estudo em rede, coordenado pelo Prof. Glauber Lacerda, em parceria com a Profª. Mariana Villaça (Unifesp) e as pesquisadoras Cristina Beskow (Usp) e Ivette Céspedes (UFRJ). A investigação se desenvolverá em duas etapas.
Entre 1960 e 1990, o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC) levou às telas da Ilha o Noticiero ICAIC Latinoamericano (NIL). O cinejornal foi uma importante plataforma propagandística da Revolução, empenhada na divulgação dos avanços do campo socialista no cenário geopolítico global, das transformações sócio-políticas na sociedade cubana pós-1959 e dos abusos do imperialismo norte-americano nos países periféricos.
Dentre os elementos audiovisuais que constituem o NIL, há recorrentes menções ao uso da música como um recurso capaz de mobilizar o público, apelando mais para as emoções do que para o intelecto.
A investigação se propõe a mapear e escrutinar as estratégias de uso de músicas no Noticiero ICAIC Latinoamericano entre os anos de 1968 e 1972. O período escolhido coincide com os experimentos em curso na música popular cubana que vinha sendo realizados pelo Grupo de Experimentación Sonora del ICAIC (GESI). Além de se aferir as possíveis convergências entre as discussões e músicas produzidas pelo GESI no Noticiero, a pesquisa pretende compreender as principais tendências nos usos musicais nas reportagens do NIL durante o quinquênio referido.
Guiados pela música tocada por Fomotinho T’Obaluaye, eles dançam Iemanjá, Rainha do Mar.
Jovem encontra quebra-cabeça em seu mais recente apartamento.
Uma menina comum e um desejo extraordinário – ser um grande mágico!
Robertinho é levado pela sua mãe para passar uma temporada na casa de sua avó que mora isolada no campo e que até então ele não havia conhecido.
Em 1989, André Cairo fundou o Movimento Contra Morte Prematura.
As imagens complementam o que sempre faltam nas palavras.
Um documentário sobre as memórias e os quintais de Silvio Jessé.
como é o movimento de estar atrás de uma câmera e produzir cinema?
Um passeio por dentro de memórias eternizadas dentro de um diário.
Um clima agradável para trabalhar e viver.
Antônio Carlos, mais conhecido como o “SUPER SHOKE” utiliza o seu corpo como arma a partir dos ensinamentos conquistados no HIP-HOP.
Entre o cinema e a poesia, a memória e a imagem, o Cine Madrigal.
Dia após dia, a personagem enfrenta seus demônios internos após tentar escondê-los da sociedade.
Makena é um ensaio inspirado na história de superação, amor e dor de uma jovem elefanta resgatada por protetores da vida selvagem.
“Matheus Nachtergaele” faz parte da série 1 minuto de memória, fruto de um experimento audiovisual do curso de Cinema da UESB.
Um grupo de amigos se reúne para uma festa de Halloween, mas uma fantasia sinistra os espreita com más intenções.
Curta de animação que narra a jornada de busca interior de Liah, que traz nas experiências vividas as problemáticas do ser e da desafiadora tarefa de existir
Em uma mistura de arte com a vida, o documentário narra a trajetória de Ana Carolina, uma artista que desenvolve as suas vivências em torno da música.
O Homem que Cantou as Aves do Sertão – Em Homenagem ao centenário de LUIZ GONZAGA
Pietra quer encontrar sua gata, que corre perigo nas ruas.
A relação de um casal formado por uma camareira de hotel e um padeiro expõem problemas estruturais no casamento e na sociedade.
Uma animação inspirada no famoso quadro “Guernica” de Pablo Picasso.
Celeste é uma professora de balé que se vê cada vez mais presa a um passado que a persegue.
Gustavo precisa superar as lembranças de seu findado relacionamento de longa data ao dividir apartamento com sua melhor amiga.
Cachorros abandonados, pessoas diferentes, um cobrador que vive as idas e vindas na cidade, uma dupla conversando em língua de sinais.
RECUERDOS são memórias vagas que vêm e vão na imensidão escura das noites assombradas por lembranças de um passado distante.
Os seis filhos de Anália tentam encontrar uma forma de interromper a terrível situação que a acometeu: ela não para de dançar.
Em homenagem aos 25 anos do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo, a narrativa se estabelece na costura de imagens de arquivo, integrando memória e afetos.
A Sucata Esperança é um mundo de metal. Que nunca para!
De forma contemplativa e delicada, a obra liga movimentos da natureza a movimentos coreográficos no pole dance.