Lic. em Matemática – Vitória da Conquista

Histórico

A Licenciatura em Ciências com Habilitações em Física e Matemática teve parecer 213/81 do Conselho Estadual de Educação da Bahia, favorável ao seu funcionamento e começou a ser oferecida em 1982. Em sete de novembro de mil novecentos e oitenta e nove, o Curso de Ciências com Habilitação em Matemática foi reconhecido pela Portaria Ministerial N º 602/89.

Desde o segundo semestre de 1998, a Licenciatura Curta em Ciências entrou em processo de extinção, não sendo oferecidas vagas específicas para este Curso no Vestibular. O candidato ao supracitado curso prestava concurso vestibular para Licenciatura Plena, com Habilitação em Matemática ou Física. Os alunos, ao completarem a grade curricular de Licenciatura Curta em Ciências tinham duas opções: receber o certificado de conclusão deste curso ou prosseguir os seus estudos com Habilitação em Matemática num prazo máximo de 05 (cinco) anos.

Em função da extinção da Licenciatura Curta, a partir de 1999 não houve mais vestibular na UESB para o Curso de Ciências.

A Lei N º 9394/96, de Diretrizes e Bases (L.D.B.) estabeleceu em seu artigo 62 que: “ a formação de docentes para atuar na educação básica (ensino de 5ª à 8ª ) faz-se-á em nível superior, em curso de Licenciatura, de Graduação Plena, em universidades e institutos superiores de educação. Assim, de acordo com a L.D.B., os Cursos de Licenciatura Curta deverão ser plenificados.

Em conseqüência, o Colegiado do Curso de Ciências de Vitória da Conquista e o Departamento de Ciências Exatas – DCE, propuseram ao CONSEPE a criação do Curso de Licenciatura em Matemática na UESB. Posteriormente, será proposto o Bacharelado em Matemática.

Para a ampliação das discussões nos três Campi, foi designada através da Portaria 634/98 de 18/06/98 uma comissão mista, sob a coordenação da professora Maria Aparecida Roseane Ramos, para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, com vistas a sua implantação na UESB, a partir do Vestibular de janeiro de 1999, oferecendo um total de 40 (quarenta) vagas no turno vespertino, no Campus de Vitória da Conquista, com a carga horária de 2.940 horas. No ano de 2000 foi implantado o Curso de Licenciatura em Matemática com enfoque em Informática no Campus de Jequié.

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática foi implantado no campus de Vitória da Conquista através da Resolução 48/98 do CONSEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão- que foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em 01/06/1999, ano de início de suas atividades. O Reconhecimento do curso aconteceu em 2004 através do Decreto 9.129 publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 01/07/2004 e vale por 5 anos.

Também em 2004, o curso sofreu algumas adequações curriculares a fim de que fossem atendidas as normatizações previstas na Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE/CP 02/2002 e no Parecer do Conselho Estadual de Educação CEE 163/2002. Estas adequações constam nas Resoluções CONSEPE 24/2004 e 50/2004. As principais mudanças se referiam a carga horária dos estágios supervisionados e da prática como componente curricular.

Em 2008, o curso passa novamente por uma reformulação curricular que teve como principal objetivo melhorar ainda mais as alterações da reforma anterior. A nova grade curricular passa a valer para os alunos com ingresso em 2009. Também são estabelecidas regras de transição para os alunos que já estavam seguindo a grade aprovada em 2004.