Lic. em Matemática – Vitória da Conquista

II Seemat

ANAIS

 

Comunicações Orais

 

Estágio supervisionado: conhecendo a realidade da escola
Ebson Alves de Lima Brito

 

O erro matemático como processo de ensino-aprendizagem
Maiane Salomão Carianha, Claudinei de Camargo Sant’Ana e Luci Mara Bertoni

 

Explorando o software RÉGUA E COMPASSO
Antonio W. M. Santos; Isaac S. Santos; Jessica C. Santana; Jilmara S. Cruz; Laís Q. C. Lucas; Weriton S. Lobo; Maria da Graça Andrade Dias

 

Algumas considerações sobre os significados do símbolo “=” na perspectiva dos alunos do 7º ano do ensino fundamental
Emerson dos Santos Pinheiro de Matos e José Dilson Beserra Cavalcanti

 

O jogo no ensino e aprendizagem em Matemática
Emanuella Filgueira Pereira

 

Uma investigação na agricultura familiar utilizando a Modelagem Matemática
Emanuella Filgueira Pereira, Joana Angelina dos Santos Silva, Núbia de Andrade Santos, Silmary Silva dos Santos, Leandro do Nascimento Diniz

 

Uma questão de conjuntos: relacionando a produção escrita dos alunos do 6º semestre da  UESB nos campi de Jequié e Vitória da Conquista
Ib Couto Ribeiro, Igor Laélio Sousa Barbosa e Roberta D’Angela Menduni Bortoloti

 

Uma pesquisa sobre o ensino da Matemática em Amargosa: lembranças das ex-alunas do Ginásio Santa Bernadete (1946-1973)
Silmary Silva dos Santos e Diogo Franco Rios

 

Resolução de problemas no ensino de Matemática e o Hiperteorema de Pitágoras
Daiane Venancio da Silva

 

As noções de contexto/contextualização no processo de ensino-aprendizagem da Matemática
Naiara Fonseca de Souza e Nilson Antônio Ferreira Roseira

 

 

Conferências

 

Conferência de Abertura

Discutindo as Tendências no Ensino da Matemática  –  Slides
Profa Dra. Dione Lucchesi de Carvalho
Prapem (Prática Pedagógica em Matemática), FE-Unicamp

 

Conferência de Encerramento

Modelagem Matemática: confluências na Educação Matemática
Maria Salett Biembengut Hein
Universidade Regional de Blumenau – FURB

 

 

Mesa Redonda

 

A Matemática e as Tendências Contemporâneas no Ensino e na Pesquisa
João Frederico da Costa Azevedo Meyer
José Dilson Beserra Cavalcanti
Nilson Antônio Ferreira Roseira

História do Ensino da Matemática
Claudinei de Camargo Sant’ana
Eron Sardinha de Oliveira
Maria Deusa Ferreira da Silva

 

A Influência das Tecnologias na Matemática
Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui
Marcelo Almeida Bairral
Luiz Marcos Garcia Gonçalves

 

Mini-cursos e Oficina

 

 

Mini-cursos

Introdução ao Latex
Benedito Mello Acióly e Roque Mendes Trindade

 

O encanto das cônicas com Régua e Compasso
Ediléia Novais Alves, Jercino Mendes de Souza e Tiago Cardoso Silveira

 

Geometrias Não-Euclidianas: uma breve introdução
Elias Santiago de Assis

 

Conceitos geométricos na Educação Infantil: algumas possibilidades e recursos dinamizadores
Marcelo Almeida Bairral

 

Ensino de Matemática: a aventura de inovar
Daniela Santos Brito, Isabela Souza Pereira, Kamila Barros Pereira, Luciana Correia de Amorim, Otávio Filadelfo Rocha de Oliveira Sande

 

Aplicações para TV digital interativa
Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui

 

Introdução à Robótica Educacional
Samuel Azevedo, Akynara Aglaé, Sarah Thomaz, Carla Fernandes, Aquiles Burlamaqui, Renata Pitta, Luiz Marcos Garcia Gonçalves

 

Desenvolvimento de um módulo controlador como ferramenta para viabilização de projetos de robótica educacional com material de sucata
Marcelo Moura Caires e Roque Mendes Prado Trindade

 

Trigonometria
Eron Sardinha de Oliveira

 

GeoGebra – Uma ferramenta de interação entre geometria e álgebra: interação, habilidade e integração.
Jéfferson Ribeiro; Kalline Stéfani

 

Desvendando o interessante mundo da Lógica
Daniela Batista Santos, Laion Augusto Correa Silva, Rafael Souza Barros

 

Ensino-aprendizagem da geometria com o Cabri-Géomètre
Valdex de Jesus Santos

 

O método da Exaustão de Eudoxo e Arquimedes
Maria Deusa Ferreira da Silva

 

A Matemática da Mecânica Quântica
Ronaldo Thibes

 

Biomatemática
João Frederico da Costa Azevedo Meyer

 

Educação Matemática e cidadania: reflexões em torno de suas possibilidades na escola
Nilson Antônio Ferreira Roseira e José Dilson Beserra Cavalcanti

 

Oficina

 

Oficina: Estudos de Medida
Magna Mendes Nunes, Leandro da Luz Araújo, Ludimila Silva Carvalho, Tânia Cristina Gusmão

 

Pôsteres

 

A percepção docente sobre o movimento da Matemática Moderna em Rio de Contas – BA (1960,1970 e dias atuais)
Luciana Correia de Amorim, Otávio Filadelfo Rocha de Oliveira Sande, Claudinei Camargo Sant’Ana

 

A Modelagem Matemática como opção de ensinar na Educação de Jovens e Adultos
Rosana Fernandes Souza Andrade

 

Hipersuperfícies vinculantes no espaço de configuração
Gabriel Duarte Barbosa e Ronaldo Thibes

 

A resolução de problemas na perspectiva dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública, no município de Jequié, Bahia, Brasil
Fabiane Gomes, Fábio Silva Pires, Camilla Santos Caldas, Rafael Souza Barros, Laion Augusto Correa Silva e Janice Cássia Lando

 

A hélice: uma curva importante no código da vida
Felipe Fonseca dos Santos, Renata Melo Nascimento e Elias Santiago de Assis

 

A desmistificação da Matemática através dos jogos
Caroline Azevedo Freitas Souto e Victor Hugo Gomes Almeida

 

Organização

 

 

A Cidade

 

 

Sobre a II SEEMAT

 

 

Programação

 

 

Créditos