Normas para a elaboração e o acompanhamento da monografia de final de curso
Disposições Gerais
A monografia integra o curso de Licenciatura em Matemática como oportunidade especial para o graduando, sendo parte importante do eixo teórico-prático da função do professor. Desencadeia e estimula a busca de um diálogo sistemático dos alunos da graduação com os diferentes grupos de pesquisa existentes na UESB e porque não dizer, da futura prática de sala de aula como professor, fortalecendo os vínculos entre pesquisa, ensino e extensão.
Tal fato em muito corrobora para o desenvolvimento do educando em diversos âmbitos e constitui uma oportunidade para que os alunos, antes de terminar a graduação, possam através de um trabalho acadêmico exercitar e ampliar os conhecimentos adquiridos durante o curso. O trabalho monográfico deve ser desenvolvido individualmente pelo graduando, que contará com o acompanhamento do professor orientador. Recomenda-se que os trabalhos relacionados com a Monografia iniciem-se antes do meio do curso.
Disciplinas envolvidas diretamente e desenvolvimento
O trabalho de orientação da monografia está organizado em duas disciplinas: Seminário de Pesquisa I e II. As matrículas das disciplinas não podem ser realizadas em um mesmo semestre. Preferencialmente devem ser cursadas até o sexto e sétimo semestres do curso, respectivamente. O trabalho deve seguir sob a orientação de um docente da UESB e os procedimentos deste trabalho serão:
Concepção do Projeto da Monografia
Disciplina:
Seminário de Pesquisa I (15 horas) – deverá ser cursada até sexto semestre do curso, e envolve a produção do projeto de pesquisa para monografia, bem como o aceite de um professor orientador que é condição para matricula na disciplina, tarefa que deve ser resolvida pelo graduando;
Tarefas
Estudo dos processos de pesquisa em Matemática e Educação MatemáticaElaboração da Monografia Preliminar com o cronograma de trabalho
Workshop do tema definindo o trabalho a ser desenvolvido
|
Detalhamento
Será necessário o aceite do professor, futuro orientador, com relação ao desenvolvimento do trabalho indicando o tema a ser trabalhado e o plano de trabalho a ser realizado através da entrega do Projeto de Monografia.
No final desta fase, deverá acontecer à escrita e entrega da Monografia Preliminar, o aluno deverá fazer uma apresentação do conteúdo do trabalho (Monografia Preliminar) em Workshop organizado pelo Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática, com a participação de todos os orientandos e orientadores que estejam desenvolvendo a disciplina Seminário I.
Elaboração Apresentação e tarefa da Monografia Final
Disciplina:
Seminário de Pesquisa II (15 horas) – deverá ser cursada até o sétimo semestre; sob a responsabilidade do orientador, ao final desta disciplina o aluno deverá estar com o trabalho definido, em termos do desenvolvimento prático e/ou levantamento de dados; bibliográficos, etc. Época em que terminará a disciplina com a apresentação do trabalho para banca examinadora;
Tarefas
Desenvolvimento das atividades definidas na Monografia Preliminar;Elaboração da Monografia Final;Apresentação à Banca Examinadora para avaliação Final;Correção da Monografia (se for o caso);Monografia Final Catalogada e encadernada em capa dura;Monografia Final em CD-ROM;Entrega da Monografia para os membros da banca; |
Seguindo o processo de desenvolvimento do trabalho Monográfico, nesta segunda etapa, a Monografia Preliminar deve ser aprofundada em seu conteúdo e metodologia, com a finalidade de gerar conhecimento para o aluno, fomentando aprendizado científico, no final desta etapa, o graduando deverá realizar a finalização do trabalho bem como a apresentação pública.
A Monografia Final deverá contar, em linhas gerais, com uma introdução evidenciando a contextualização, o domínio, a motivação e revisão teórica. Para a construção da fundamentação necessária ao desenvolvimento do trabalho. O método aplicado no trabalho deverá ser apresentado com detalhes e ao concluir com a análise dos resultados observados e ainda a sugestão de trabalhos futuros.
Temas
O curso de Licenciatura de Matemática da UESB possui característica impar dentre a maioria dos cursos formadores de professores para o ensino fundamental e médio. Assim o trabalho monográfico do aluno pode contemplar o desenvolvimento e/ou aprofundamento teórico da matemática, bem como o desenvolvimento de análises e experiências voltadas diretamente para a sala de aula, fator importantíssimos para o futuro professor.
Atribuições do professor da disciplina
A disciplina Seminário de Pesquisa I (15 hs), deverá ser ministradas por professores do curso de Licenciatura em Matemática, com intuito de direcionar os trabalhos para as características especificas da Matemática e da Educação Matemática. Cabe ao professor ou professores, nesta disciplina, realizar as seguintes tarefas:
- Divulgar o presente regulamento e zelar pelo seu cumprimento;
- Orientar os alunos do curso sobre todos os aspectos relacionados com a Monografia, incluindo escolha de temas e de orientador;
- Coletar, organizar e sugerir possíveis temas, refletindo o interesse dos alunos e dos professores;
- Encaminhar à Secretaria Acadêmica o Diário de Classe com os resultados das avaliações da disciplina, durante o encerramento do semestre letivo;
- Enfatizar a importância e organização dos Workshops (Seminários) para apresentação dos temas e planos de trabalho dos Projetos de Monografia;
Atribuições do professor orientador
O professor orientador (Seminário de Pesquisa II) deverá ser um professor da UESB, definido pelo estudante e oferecido pelo Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática com atuação na área escolhida, que acompanhará o estudante no que diz respeito à orientação, avaliação e elaboração da monografia.
Ao assinar o Projeto Preliminar e entregá-lo ao Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática, o Professor Orientador estará confirmando o aceite da orientação do aluno. O acompanhamento do trabalho monográfico poderá contar com um co-orientador, que deverá ser um docente da UESB ou de outra Instituição de Ensino Superior.
Ao orientador ou ao co-orientador compete:
- Analisar o plano de trabalho inserido no Projeto de Monografia (Seminário de Pesquisa I) apresentado pelo estudante, fazendo as devidas alterações;
- Orientar e acompanhar o trabalho do(s) aluno(s) na realização de todas as atividades, registrando, na Ata de Reuniões (Anexo 1) todos os encontros com as decisões tomadas e devidamente assinada (aluno e professor);
- Estimular a pontualidade do(s) aluno(s), principalmente quanto ao cumprimento do cronograma de reuniões e eventos importantes durante a disciplina;
- Deverá disponibilizar uma carga horária semanal para cada aluno sob sua orientação ou co-orientação;
- Contribuir com sugestões para a melhoria da qualidade dos relatórios e demais documentos produzidos pelo(s) aluno(s) durante o desenvolvimento da disciplina;
- Participar da apresentação do(s) trabalho(s) do(s) orientando(s), como Presidente da Banca Examinadora, garantindo sua realização;
- Após a apresentação final, informar ao Coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática, enviando a folha de avaliação da Banca Examinadora, para arquivamento e registrar a nota no diário de classe.
- Conferir as correções da monografia sugeridas para a aprovação do estudante, que deverá ser entregue no prazo de 30 dias;
- No final do semestre, o orientador deverá elaborar um parecer sobre o trabalho do aluno, com a freqüência e a nota, que deverá ser entregue na Coordenação de Pedagogia.
- Formar as Bancas Examinadoras e comunicar o coordenador do Colegiado do Curso de Licenciatura de Matemática, agendamento da entrega da Monografia Final e da apresentação à Banca Examinadora e registro da avaliação em caderneta;
Atribuições do Colegiado de Matemática
Serão atribuições do Colegiado de Matemática:
- Receber, arquivar e divulgar as avaliações efetuadas pelas respectivas Bancas Examinadoras;
- Definir e divulgar datas e locais para realização das apresentações dos Projetos e das Monografias;
- Definir e publicar datas limites para entrega da Monografia Final à Banca Examinadora antes da apresentação do trabalho, com prazo mínimo de antecedência para leitura e avaliação (10 dias corridos);
- Definir e divulgar, no início do semestre letivo, o calendário com datas limites, referente à disciplina, destacando os seguintes eventos: entrega do projeto de monografia (Seminário de Pesquisa I) preliminar, Workshop da Monografia (Seminário de Pesquisa II);
- Disponibilizar para toda a comunidade do Curso informações atualizadas sobre o desenvolvimento dos trabalhos;
Atribuições do aluno
Poderá se matricular em Seminário de Pesquisa II, o aluno que tenha cursado a disciplina: Seminário de Pesquisa I. Compete ao aluno:
- Disponibilizar uma carga horária semanal mínima, para elaboração, desenvolvimento e redação da monografia;
- Dividir a carga horária semanal entre as atividades: definir os encaminhamentos com o professor orientador; estudo e desenvolvimento do projeto;
- Elaborar e apresentar o plano de trabalho inserido no Projeto da Monografia (Seminário de Pesquisa I) sobre o tema a ser pesquisado;
- Escolher o orientador e se necessário indicar um co-orientador e com esses deve combinar horários de encontros regulares com o(a) orientador(a) para o desenvolvimento da pesquisa;
- Freqüentar os horários estipulados em conjunto com o orientador/co-orientador;
- Cumprir o cronograma apresentado na Monografia Preliminar;
- Escrever o texto monográfico de acordo com as normas da ABNT vigente;
- Apresentar em seção pública o trabalho final;
- Entregar aos membros da Banca Examinadora 01 (uma) via da Monografia, na sua versão final validada pelo professor orientador antes da apresentação no prazo estipulado pelo professor da disciplina (20 dias antes da apresentação);
- Entregar a cópia final impressa e em CD, após a realização da defesa com as alterações sugeridas pela Banca Examinadora para banca, orientador e ao Colegiado do Curso de Licenciatura de Matemática;
- Providenciar a catalogação da monografia junto à Biblioteca da UESB;
- Freqüentar no mínimo 75% das aulas ministradas para o andamento do projeto, pois somente assim poderá haver o agendamento da Banca Examinadora.
- 5 – Estrutura do trabalho monográfico
- A monografia desenvolvida deverá seguir as normas da ABNT.
- O trabalho desenvolvido deve ser apresentado e definido em sessão aberta ao público, perante a Banca Examinadora. A Banca Examinadora será composta pelo orientador do projeto, Presidente, e mais dois outros membros, que devem ser professores da UESB ou de outra Instituição de Ensino Superior ou Pesquisa.
- O professor da disciplina Seminário de Pesquisa II calculará a nota referente às atividades, que são: a entrega da monografia preliminar (plano de trabalho), o workshop apresentado pelo aluno e a freqüência do aluno às aulas da disciplina. Em seguida a Banca Examinadora avaliará e dará uma nota ao trabalho apresentado. O professor da disciplina irá calcular a Média Final com base na fórmula a seguir: Média Final=(Nota da Banca*6 + Nota prof. Orientador*4)/10.
- O professor orientador aplicará a fórmula e divulgará as médias finais obtidas pelos alunos no prazo estipulado no calendário de Projeto de Diplomação.
Apresentação
O aluno terá 20 (vinte) minutos para expor seu trabalho mostrando, o cronograma previsto e realizado de atividades, a fundamentação teórica, os resultados previstos e alcançados, e os produtos planejados e efetivamente obtidos.
Após a exposição do aluno os membros da Banca Examinadora, se assim desejarem, irão argüi-lo. Esgotados os questionamentos, cabe ao Presidente da Banca encerrar a apresentação do Trabalho de Monografia.
A data para entrega do trabalho monográfico com modificações sugeridas, caso seja solicitado na apresentação, deverão obedecer ao prazo de 30 dias. Após o encerramento da apresentação, os membros da Banca se reunirão para apreciação do trabalho apresentado e emissão de parecer.
Os membros da Banca enviarão, por escrito, para o Colegiado, o julgamento do trabalho, com os comentários pertinentes e a atribuição da respectiva nota, no prazo máximo de 24 horas.
A Banca Examinadora será composta pelo professor orientador mais dois outros membros, podendo um deles ser de outra Instituição de Ensino Superior. O aluno entregará a Monografia Final aos professores membros da Banca.
Após a avaliação final da Banca, o aluno deverá promover as alterações necessárias e entregar ao Professor Presidente da Banca Examinadora. Após a revisão do Presidente da Banca, o aluno deverá encaminhar à biblioteca da Instituição para catalogação. A Monografia Final deverá ser encadernado em capa dura e inserido no acervo da Biblioteca. Uma cópia digital em CD-ROM contendo o Artigo Final deverá ser entregue ao Colegiado do Curso.
Resultado final
O resultado final do aluno na disciplina será considerado pendente caso seja atribuída média igual ou superior a 3,0 (três pontos ) e inferior a 7,0 (sete) na Média Final da disciplina. Nesse caso, o professor orientador deverá atribuir as recomendações a serem aplicadas sobre o trabalho, a fim de melhorias na qualidade.
Considerações finais
Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do curso de Licenciatura em Matemática.
DISCENTE |
ORIENTADOR (A) |
TÍTULO |
ANO |
KLEBER SILVA DE JESUS |
JONSON NEY DIAS DA SILVA |
ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
2022 |
ADRIELLE SILVA E SILVA |
IRANI PAROLIN SANT´ANA |
UM PANORAMA DAS PESQUISAS APRESENTADAS SOBRE VÍDEOS NAS EDIÇÕES DE 2010 A 2019 DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
2021 |
KELVIN Silva Paiva |
IRANI PAROLIN SANT´ANA |
USO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMATICA:UM MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO XIII ENEM |
2021 |
MARIANA LIMA MATOS |
IRANI PAROLIN SANT´ANA |
UM OLHAR SOBRE OS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR |
2021 |
MIRIAN CRISTIAN CARVALHO SANTOS |
ROBERTA D’ANGELA MENDUNI BORTOLOTI |
EARLY ALGEBRA EM ARTIGOS BRASILEIROS DE 2012 A 2019: ELEMENTOS FUNDAMENTAIS À EDUCAÇÃO ALGÉBRICA |
2021 |
SIDIA ROCHA GOMES |
IRANI PAROLIN SANT´ANA |
JOGOS E CONTEÚDO MATEMATICO EM SINTONIA NO PROCESSO DE
ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
2021 |
CARLOS FERREIRA FARIAS JÚNIOR |
CRISTINA DE ANDRADE SANTOS REIS |
APLICAÇÕES DA TEORIA DOS GRAFOS POR MEIO DO SITE GHRAPH ONLINE |
2021 |
SALUSTIANO ALMEIDA SILVA NETO |
CRISTINA DE ANDRADE SANTOS REIS |
ANÁLISE DO INGRESSO, EVASÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
2021 |
RAÍSSA LIMA CHAVES |
CRISTINA DE ANDRADE SANTOS REIS |
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: ANAIS DO ENEM E SIPEM |
2021 |
WILLIAN ALMEIDA FREITAS |
IRANI PAROLIN SANT´ANA |
CRIATIVIDADE,INTUIÇÃO E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
2021 |
MICAELI MEIRA QUEIROZ |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
INTERSECTING LINES:UM JOGO DE RACIOCÍNIO |
2021 |
BRUNO LISBOA DA SILVA |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
MATERIAIS E IDEIAS PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA ABSTRATA |
2021 |
BRUNO MARIANO SILVA SANTOS |
IRANI PAROLIN SANT´ANA |
O ENSINO DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU: UM DIÁLOGO ENTRE A “FÓRMULA DE BHASKARA” E O MÉTODO DE COMPLETAR QUADRADOS |
2021 |
BRUNO REIS RAMOS |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
G-GRADUAÇÕES PARA ÁLGEBRA M3(K) |
2021 |
GISLAINE DUARTE DE SOUZA |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS |
2021 |
VINÍCIUS SILVA MACIEL DE SOUSA |
IRANI PAROLIN SANT´ANA |
UTILIZAÇÃO DO JOGO A SENHA: COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO E APREDIZAGEM DE EQUAÇÕES ALGÉBRICA |
2021 |
JOSUÉ RODRIGO EVANGELISTA FIGUEIRÊDO |
ANDRÉ NAGAMINE |
INTRODUÇÃO A MÉTODOS NUMÉRICOS NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS DE PRIMEIRA ORDEM |
2021 |
ISADORA NOBRE SILVA |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
CURIOSIDADES MUMÉRCICAS:CONSTANTE DE KAPREKAR E SOMA DE CUBOS |
2021 |
LEANDRO MARINHO VIANA |
IRANI PAROLIN SANT´ANA |
ETNOMATEMÁTICA: SABERES MATEMÁTICOS DOS MORADORES DO
POVOADO DE SERRINHA DE JOÃO MARINHO EM BELO CAMPO – BA |
2021 |
NELCIDES SOUZA NETO |
IRANI PAROLIN SANT´ANA |
A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A MÚSICA: UM ESTUDO NA
FILARMÔNICA LIRA 22 DE JULHO |
2021 |
HELIELE SILVA SAMPAIO |
Claudinei de Camargo Sant’Ana |
USO DO YOUTUBE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
2021 |
AELSON DIAS TELES |
JÚLIOR CÉSAR DOS REIS |
TESTES DE PRIMALIDADE UTILIZANDO O TRIANÂNGULO DE PASCAL |
2020 |
ADRIANO DO NASCIMENTO SILVA |
JÚLIOR CÉSAR DOS REIS |
GRUPOS DE SIMETRIAS E CAIXAS DE PERMUTAÇÕES |
2020 |
ALAN SOUSA FRANÇA |
TELES ARAÚJO FERNANDES |
UM ESTUDO DO MÉTODO DE NEWTON
COM APLICAÇÕES EM ROBÓTICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS |
2020 |
DENISE LIMA RIOS |
ROBERTA D’ANGELA MENDUNI BORTOLOTI |
ABORDAGENS PARA O ENSINO DO TEOREMA DE TALES NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) ENTRE 2010 E 2019 |
2020 |
CAROLINE DA CONCEIÇÃO ARAÚJO SANTOS |
ROBERTA D’ANGELA MENDUNI BORTOLOTI |
CONCEPÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UESB |
2020 |
ÉRICA SOUZA DE JESUS |
CRISTINA DE ANDRADE SANTOS REIS |
VÍDEOS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES |
2019 |
JOÃO BATISTA SANTOS PRADO |
SERGIO SILVA AGUIAR |
OS INFINITÉSIMOS: SUAS ORIGENS E A ANÁLISE NÃO-STANDARD |
2018 |
RAÍZA GONÇALVES SANTOS |
TAISE SOUSA SANTANA |
CRÔNICAS DA GIOVANNA: BLOGG COMO POSSIBILIDADE DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
2018 |
JANFERSON JOSÉ DOS SANTOS |
FERNANDO DOS SANTOS SILVA |
UM BREVE ESTUDO SOBRE OS FRACTAIS: CONSTUÇÕES, CONCEITO E APLICAÇÕES |
2018 |
MARITZA CAMILLI ALMEIDA BRITO |
MARCIO ANTÔNIO DE ANDRADE BORTOLOTI |
O CORPO DOS NÚMEROS REAIS: UM ESTUDO VIA MÉTODO DOS CORTES DE DEDEKIND |
2018 |
ERIVAN SANTOS MARINHO |
ANA PAULA PEROVANO DOS SANTOS SILVA |
EXPLORANDO PADRÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL |
2018 |
DANIEL DA SILVA CAMPOS |
GONÇALO RENILDO LIMA CERQUEIRA |
UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR, VOLTADOS PARA O ENSINO MÉDIO |
2018 |
EMERSON HENRIQUE SOARES DE OLIVEIRA |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
O CÍRCULO E A DESIGUALDADE ISOPERIMÉTRICA |
2018 |
FERNANDA SILVA ROCHA |
ROBERTA D ́ANGELA MENDUNI BORTOLOTI |
O CONCEITO DE FUNÇÃO COMUNICADO EM LIVROS DIDÁTICOS |
2018 |
ANÉSIO SOUSA SANTOS NETO |
CRISTINA DE ANDRADE SANTOS REIS |
RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA ANÁLISE SOBRE AS POTENCIALIDADES DO USO DO VICMETRO EM SALA DE AULA |
2018 |
VELTON CARDOSO PIRES |
GONÇALO RENILDO LIMA CERQUEIRAS |
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR |
2018 |
LUCAS BOTELHO OLIVEIRA |
CRISTINA DE ANDRADE SANTOS REIS |
PADRÕES E REGULARIDADES COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
2018 |
DARLAN FIGUEIREDO FERRAZ |
CRISTINA DE ANDRADE SANTOS REIS |
REGULARIDADES E PADRÕES FIGURATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
2018 |
LUCAS AMORIM ALMEIDA |
JULIO CESAR DOS REIS |
TEORIA DOS GRAFOS E O PROBLEMA DO CARTEIRO CHINÊS |
2018 |
MAILTON REGO ALMEIDA |
JULIO CESAR DOS REIS |
PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA APLICAÇÃO AO PROBLEMA DE COMPRAS DE UM SUPERMERCADO DA CIDADE DE MACAÚBAS-BA |
2018 |
WELMA OLIVEIRA HEISIG |
ANTÔNIO AUGUSTO OLIVEIRA LIMA |
SER OU NÃO SER: EIS O ZERO. É DAÍ QUE TEMOS QUE PARTIR? |
2018 |
ARYEL SILAS SANTOS FERRAZ |
ANDRE NAGAMINE |
MÉTODOS NUMÉRICOS PARA APROXIMAÇÃO DE INTEGRAIS COM APLICAÇÕES |
2018 |
ALDO BRITO DE JESUS |
ANTÔNIO AUGUSTO OLIVEIRA LIMA |
IDENTIFICAÇÃO DAS CÔNICAS |
2018 |
OTILIANO RODRIGUES DE SOUZA JUNIOR |
ANA PAULA PEROVANO DOS SANTOS SILVA |
O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO |
2018 |
WILSON SOUZA COSTA JÚNIOR |
ANA PAULA PEROVANO DOS SANTOS SILVA |
UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO NÍVEL SUPERIOR PERANTE QUESTÕES QUE ENVOLVEM O TEOREMA DE PITÁGORAS |
2017 |
AMANDA FERNANDES BORBA |
CAMILA MACEDO LIMA NAGAMINE |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE COM A PRESENÇA DO AMBIENTE COMPUTACIONAL DE APRENDIZAGEM GEOGEBRA |
2017 |
OTÁVIO FILADELFO ROCHA DE OLIVEIRA SANDE |
ELIANA ALMEIDA REIS ROCHA |
UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO FRAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS |
2017 |
ALEX CRUZ SANTOS |
ANTÔNIO AUGUSTO OLIVEIRA LIMA |
NÚMEROS FIGURADOS E SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS |
2017 |
JOSÉ ALFREDO RODRIGUES LIMA NETO |
ANA PAULA PEROVANO DOS SANTOS SILVA |
A UTILIZAÇÃO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EJA |
2017 |
ÍTALO DAMASCENO CHAGAS |
ELIANA ALMEIDA REIS ROCHA |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
2017 |
KLEITON JAIRO FIGUEIREDO SOUZA |
ANA PAULA PEROVANO DOS SANTOS SILVA |
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS:UMA ANÁLISE VOLTADA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
2017 |
BIANCA NOGUEIRA SILVA PRADO |
ANDRÉ NAGAMINE |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E ALGUMAS APLICAÇÕES |
2017 |
JOÃO DA CRUZ NEVES SILVA NETO |
ROBERTA D’ANGELA MENDUNI BORTOLOTI |
“A BAHIA JÁ ME DEU RÉGUA E COMPASSO”: O USO DA CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA PARA O (RE)DESENHO DA PINTURA FLOR DO CANGAÇO |
2017 |
JOSÉ CARLOS OLIVEIRA DA SILVA |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
A PRÁTICA DO MARCENEIRO E A ARTE MATEMÁTICA DO SEU COTIDIANO: UMA HISTÓRIA DE VIDA |
2017 |
ELVIS GONÇALVES CARVALHO |
ANDRÉ NAGAMINE |
DERIVADAS PARCIAIS E INTEGRAL DE LINHA: UMA BREVE REVISÃO E APLICAÇÕES |
2017 |
FERNANDA SOUSA BARROSO |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
A MATEMÁTICA E O COTIDIANO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA |
2017 |
AMANDA CHAVES SANTOS |
ANA PAULA PEROVANO DOS SANTOS SILVA |
UM OLHAR PARA O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE QUADRILÁTEROS |
2017 |
WADNA NOLASCO |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
O ENSINO DE MATEMÁTICA COMO FORMA DE AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DO CIDADÃO |
2016 |
ALESSANDRA LOPES REIS |
ANA PAULA PEROVANO DOS SANTOS SILVA |
O ENSINO DE GEOMETRIA NO 1º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO A PROPOSTA DIDÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DA BAHIA |
2016 |
ASSEMIRA ALCÂNTARA KRUSCHEWSKY |
TAÍSE SOUSA SANTANA |
IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ALUNOS |
2016 |
JEANIA SOARES LIMA VITÓRIA |
TAÍSE SOUSA SANTANA |
LEITURA E ESCRITA PARA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
2016 |
TAIANE DE OLIVEIRA ROCHA |
JONSON NEY DIAS DA SILVA |
DIFICULDADES NO CÁLCULO DE PERÍMETRO E DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
2016 |
ALVARO JOSE CHELES LIMA |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
OS CAMINHOS DA ARITMÉTICA AO PENSAMENTO ALGÉBRICO |
2016 |
KAIQUE RIBEIRO PRATES SANTOS |
JULIO CESAR DOS REIS |
TEORIA ELEMENTAR DE GALOIS |
2016 |
VERONICE MEIRA DA SILVA |
ANA PAULA PEROVANO |
UM OLHAR PARA A ANÁLISE DE ERROS EM EQUAÇÃO DO 2° GRAU |
2016 |
VÍNICIUS SOUZA PEREIRA |
ANA PAULA PEROVANO |
ANALISANDO A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
2016 |
ANA PAULA MELO DE OLIVEIRA |
ANA PAULA PEROVANO |
O PRIMEIRO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA |
2016 |
KALLINE STEFANE DIAS DE OLIVEIRA |
TAÍSE SOUSA SANTANA |
UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS PRESENTES NAS EXPERIẼNCIAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
2016 |
NAIANNA DA SILVA LEITE |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
A MATEMÁTICA DA FABRICAÇÃO E DA COMERCIALIZAÇÃO DE CHIMANGO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA |
2016 |
IAGO PAIVA LOPES |
ANA PAULA PEROVANO |
UM OLHAR PARA A MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
2016 |
GABRIELA ALVES DIAS |
ANTÔNIO AUGUSTO OLIVEIRA LIMA |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E SUAS APLICAÇÕES |
2016 |
PALOMA VIANA PORTO |
TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA GUSMÃO |
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS E SUAS REPRESENTAÇÕES |
2016 |
GILIARD DIAS DE BRITO |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
O RETROSPECTO DOS ALUNO DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA(CPM) E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A VIDA DOS EDUCANDOS |
2016 |
ROSÂNGELA ALVES DE SOUZA |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NOS ANOS INICIAIS |
2016 |
GABRIEL MARIANO RIBEIRO DE OLIVEIRA |
ANDRÉ NAGAMINE |
POTENCIALIDADES DO GEOGEBRA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DERIVADO |
2016 |
LUAN BARRETO CHAVES |
ANA PAULA PEROVANO
|
ESTRATÉGIAS SOBRE O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO EIXO CONFIGURAÇÃO RETANGULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA |
2016 |
ISABELA MATOS MACEDO |
JONSON NEY DIAS E ANA PAULA PEROVANO |
DISCURSO DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO DAS EQUAÇÕES DO 1º GRAU NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
2016 |
ÍCARO BORGES TAVARES MOREIRA
|
ANTÔNIO AUGUSTO OLIVEIRA LIMA |
DERIVADAS E INTEGRAIS DEFINIDAS, DE FUNÇÕES REAIS, SOB O OLHAR DA ÁLGEBRA LINEAR |
2016 |
LEONARDO SALES RIBEIRO |
TAISE SOUSA SANTANA |
O USO DO GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
2016 |
JOSIANE LOPES OLIVEIRA |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
PRESENÇA DA MATEMÁTICA NAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS |
2016 |
JÉFFERSON DOS SANTOS RIBEIRO |
SERGIO SILVA AGUIAR |
ALGUNS MÉTODOS DE PROVAS EM LÓGICA |
2016 |
PEDRO SOUZA FAGUNDES |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
GRADUAÇÕES PARA A ÁLGEBRA M2(K) |
2016 |
VANESSA DE SOUSA SANTOS |
WALLACE JUAN TEXEIRA CUNHA |
INVESTIGAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MÉTODO DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) |
2016 |
JAMILE SOUZA BOMFIM |
WALLACE JUAN TEXEIRA CUNHA |
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM RELATIVO AO ENSINO DO CONJUNTO DE NÚMEROS INTEIROS |
2016 |
ANA PAULA OLIVEIRA CARDOSO PEREIRA |
WALLACE JUAN TEXEIRA CUNHA |
JOGOS COMO UM DIFERENCIAL NA PRÁTICA MATEMÁTICA |
2016 |
MURILO MACHADO CERQUEIRA |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
RESOLUÇÕES DE ALGUMAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL PARA INGRESSO NA PÓS- GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (POSCOMP) ENTRE OS ANOS DE 2002 E 2013 |
2015 |
LUCAS VIEIRA BRITO |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
TEORIA DOS GRAFOS E UMA APLICAÇÃO |
2015 |
ANA GABRIELA DIAS PACHECO |
JONSON NEY DIAS DA SILVA |
AS PERCEPÇÕES ENCONTRAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EJA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB |
2015 |
LARISSA BRITO DOS SANTOS |
TÂNIA CRISTINA R. S. GUSMÃO |
REFLEXÕES DE LICENCIADOS ACERCA DE SUAS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-UESB/BAHIA |
2015 |
ELIANE DE JESUS SANTOS |
ANA PAULA PEROVANO |
ANÁLISE DO DESEMPENHO E ESTRATÉGIAS SOBRE O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NO TEMPO JUVENIL |
2015 |
CRISTIANE FREITAS PRADO |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
ALGUNS MÉTODOS DE ÁREA: UMA APLICAÇÃO DE GEOMETRIA E INTEGRAL |
2015 |
DIEGO ALVES DE OLIVEIRA |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
CRIPTOGRAFIA COM DATA ENCRIPTY STANDARD |
2015 |
ISA CAROLINE M. SANTOS |
ANA PAULA PEROVANO |
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS. |
2015 |
LÍGIA S. BASTOS |
WALLACE JUAN |
RESOLUÇÂO DE PROBLEMAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: UM CONTEXTO DIFERENTE PARA A ABORDAGEM DO ESTUDO DE FUNÇÕES |
2015 |
LISIANE SANTOS GOMES |
WALLACE JUAN |
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTES DOS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DA UESB DO CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA |
2015 |
DANILO SANTOS SOUSA |
WALLACE JUAN |
DA FÁBRICA À ESCOLA: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA |
2015 |
MICHELLE SILVA SERAFIM |
TÂNIA CRISTINA ROCHA GUSMÃO |
O CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE FRAÇÕES |
2015 |
MÁRCIO SILVEIRA RAMOS |
ANA PAULA PEROVANO |
QUE CONTRIBUIÇÕES SÃO EVIDENCIADAS POR BOLSISTAS DO PIBID, SUBPROJETO MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE? |
2014 |
REJANE DE ALMEIDA SANTOS |
ANA PAULA PEROVANO |
COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ABORDAM O CONTEÚDO SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS |
2014 |
ELIENE SOUZA OLIVEIRA |
ANA PAULA PEROVANO |
ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 6º E 7º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO
O CONTEÚDO DE MULTIPLICAÇÃO |
2014 |
LUCIANE VIEIRA BRITO |
ANA PAULA PEROVANO |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A MULTIPLICAÇÃO E A DIVISÃO NA VISÃO DOS PROFESSORES POLIVALENTES |
2014 |
RICARDO SILVA MOREIRA |
JONSON NEY D.DA SILVA. |
ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS AO ESTUDAR NÚMEROS RACIONAIS NA SUA FORMA FRACIONÁRIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA |
2014 |
TAMIRES DE C. SOUZA |
TAISE SOUSA SANTANA |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE OS SIPEM’S E AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITAMBÉ |
2014 |
GRAZIELE S. FERREIRA |
BENEDITO MELO ACIOLY |
AS PROVAS MAIS USUAIS EM MATEMÁTICA |
2014 |
JOELMA P. DE ALMEIDA |
ANA PAULA PEROVANO |
COMO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO SÃO TRABALHADAS POR UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS? |
2014 |
MÔNICA DA CUNHA GOMES |
ANA PAULA PEROVANO |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM? |
2014 |
LARISSA DE JESUS CABRAL |
ANA PAULA PEROVANO |
ÁREA E PERÍMETRO: UMA ABORDAGEM DOS POSSÍVEIS ERROS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES – PROBLEMA |
2014 |
DANIELLE R. DOS SANTOS |
BENEDITO MELO ACIOLY |
HÍSTORIA DOS SINAIS USADOS PARA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO MATEMÁTICA |
2014 |
CAROLINA F. ARAÚJO |
CLAUDINEI DE C. SANT’ANA |
UTILIZAÇÃO DO GOOGLE DRIVE E FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UM COLÉGIO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA |
2014 |
JAQUELINE S. DE SOUZA |
ANA PAULA PEROVANO |
COMO AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS SÃO APRESENTADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DESTINADOS AO 6° ANO |
2014 |
POLIANA FERREIRA DO PRADO |
ANTÔNIO AUGUSTO |
INTEGRAIS DE LINHA MATEMÁTICA APLICADA
|
2013 |
NOEME BISPO SILVA |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
2013 |
DANILO TAVARES DE OLIVEIRA BRITO |
TÂNIA CRISTINA R. S. GUSMÃO |
TECNOLOGIA À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO:
UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO O SOFTWARE LIVRE GEOGEBRA. |
2013 |
DINGUISTON DOS SANTOS BISPO |
ANTÔNIO AUGUSTO |
EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES
E SUAS APLICAÇÕES |
2013 |
EDINÉIA B.MAIA BISPO |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
2013 |
MARIA IZABEL C. ROSÁRIO |
WALLACE JUAN TEIXEIRA CUNHA |
LÚDICO NO ENSINO APRENDIZAGEM MATEMATICA FUNDAMENTAL II |
2013 |
LEANDRO DA LUZ ARAÚJO |
TÂNIA CRISTINA R. S. GUSMÃO |
ERROS COMETIDOS POR ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS QUANDO LIDAM COM NOÇÕES DE MEDIDAS E GRANDEZAS |
2013 |
LUDIMILA SILVA CARVALHO |
TÂNIA CRISTINA R. S. GUSMÃO |
POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE NOÇÕES BÁSICAS DE MEDIDAS POR MEIO DA DIÁLAGO |
2013 |
DAIANE GOMES OLIVEIRA |
JONSON NEY D.DA SILVA. |
EVASÃO NO CURSO DE LINCENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB |
2013 |
DANIELA S. BRITO |
ROBERTA D ANGELA M.BORTOLOTI |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE TRIÂNGULOS |
2012 |
KAMILA B.PEREIRA |
ROBERTA D ANGELA M.BORTOLOTI |
REFLEXÕES ACERCA DO DESEMPENHO DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA EM RELAÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA. |
2012 |
JULIANA R. FERREIRA |
ROBERTA D. ANGELA M.BORTOLOTI |
ANÁLISE COMBINATÓRIA: UM ESTUDO SOBRE OS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UESB – CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA |
2012 |
RAONI AGUIAR ANDRADE |
CLÊNIA A. O. DE MELO |
GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2 |
2012 |
CAMILA BOTELHO SANTOS |
TÂNIA CRISTINA R. S. GUSMÃO |
UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS ESTRATÉGICOS E GEOMÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO |
2012 |
ISABELA SOUZA PEREIRA |
FLAULLES B. BERGAMASCH |
ELEMENTOS DA TEORIA DE GALOIS |
2011 |
JULIANA NÔ DA SILVA |
CLAUDINEI DE C. SANT’ANA |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÂO DE PROFESSORES |
2010 |
DEIVISON PORTO SOUZA EDWARD LANDI TONUCCI JACQUELINE COSTA CINTRA |
ANTONIO A. L.OLIVEIRA |
ESPAÇOS VETORIAS E ORTOGANALIZAÇÃO DE VETORES |
2010 |
ALMIR N. RODRIGUES IVANA M. DE MENEZES |
ERIDAN DA C. S.MAIA |
A IMPORTâNCIA DOS JOGOS NA EDUACAÇÃO MATEMÁTICA |
2010 |
LUCAS FERREIRA BORGES |
ALZIRA F. DA SILVA, ROQUE M. P. TRINDADE |
SUPERLOGO COMO UMA PRÁTICA EDUCACIONAL |
2010 |
ERNANDE OLIVEIRA SOUZA, JANDERSSON DIAS SOUZA |
WALLACE JUAN |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A REALIDADE PROFISSIONAL |
2010 |
HELDER LIMA SILVA, MAURÍCIO BRITO DE JESUS |
ROQUE M. P. TRINDADE |
TECNOLOGIAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA |
2010 |
EDWALDO FREIRE CRUZ |
FLAULLES BOONE BERGAMASCHI |
MONOGRAFIA DE GRADUAÇÂO: UMA INTRODUÇÂO À ANÉIS DE GRUPOS |
2009 |
MANOEL TAVARES DA SILVA FILHO E MARÍLIA MALTA DOS SANTOS |
WALLACE JUAN CUNHA |
PROBLEMATIZAÇÂO DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
2009 |
CRISTINA DE ANDRADE SANTOS REIS |
FLAULLES BOONE BERGAMASCHI |
ESPAÇO MÉTRICOS |
2008 |
EMANOEL CONCEIÇÂO, GEVERSOM ALMEIDA, IRVING PERREIRA |
TÃNIA CRISTINA R.S GUSMÃO |
DIFICUDADES DE ALUNOS NO TRATAMENTO DOS CONCEITOS DE PERÍMETRO E ÁREA |
2008 |
CRISTIANE BRITO ANDRADE |
CLAUDINEI CAMARGO SANT’ANA |
UM RESGATE ENVOLVIMENTO COM O ENSINO DE MATEMÁTICA EM RELATOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIO |
2008 |
JEFERSON ARGOLO DOS ANJOS |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
EQUAÇÕES CÚBICAS E QUÁRTICAS |
2008 |
MARCELO DA SILVA PIRES E REGINALDO LEÔNCIO SILVA |
ANTÔNIO AUGUSTO O. LIMA |
INTEGRAL DE LINHA |
2008 |
GRAZIELLE LIMA SANTOS |
CLAUDINEI DE CAMARGO SANT’ANA |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: UMA NOVA ABORDAGEM |
2009 |
WILSON REIS DE OLIVEIRA |
CLADINEI CAMARGO SANT’ANA |
A MATEMÁTICA NA PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA ORGANIZADA EM CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA |
2009 |
ABIZAI CAMPOS LIMA |
CORINA DIAS CHAGAS |
EMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NA EDUCAÇÃO E NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
2009 |
DIONE SILVA SANTOS, IVONEIDE RIBEIRO DA SILVA |
ANTÔNIO AUGUSTO O. LIMA |
SÉRIES DE FOURIER |
2008 |
NILDA PEREIRA SILVA E MARY JANE FILADELFO |
WALLACE JUAN TEIXEIRA |
MATEMÁTICA DA RUA PARA A ESCOLA |
2008 |
ADSON MARTINS MEIRA |
BENEDITO MELO ACIÓLY |
DIFERENCIABILIDADE EM ESPAÇOS DE BANACH |
2008 |
FREDSON PEREIRA DE SOUZA, GETÚLIO ROCHA SILVA, HELDER LIMA SILVA |
JÚLIO CÉSAR DOS REIS |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ANÉIS DE GRUPO |
2008 |
LUIZ LIVINSON DANTAS SOUZA |
ERIDAN DA COSTA SANTOS MAIA |
TAXAS DE JUROS APLICADAS EM GRANDES EMPRESAS POPULARES DE VITÓRIA DA CONQUISTA |
2008 |
CRISTIANE BARRETO E THIAGO LEONARDO BASTOS DA SILVA |
FLAULLES BOONE BERGAMASCHI |
MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO: APROXIMAÇÃO NUMÉRICA PARA FUNÇÕES E RAÍZES DE FUNÇÕES |
2008 |
ALLAN DE SOUSA SOARES |
JÚLIO CEZAR DOS SANTOS REIS |
TOPOLOGIA O TEOREMA DE STONE-WEIERSTRASS |
2008 |
LARISSA BRITO DE OLIVEIRA |
BENEDITO MELLO ACIÓLY |
TOPOLOGIA GERAL |
2008 |
SOLANGE DE ALMEIDA CARVALHO |
CLAUDINEI CAMARGO DE SANT’ANA |
ARQUIVOS E FONTES DOCUMENTAIS DO COLÉGIO ESTADUAL DE BRUMADO: A PRATICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
2008 |
GISLAN SILVEIRA SANTOS |
ANTÔNIO aUGUSTO O. LIMA |
ESPAÇOS DE HILBERT |
2008 |
NÍVEA PIRES CAIRES E MAURÍCIO BRITO DE JESUS
|
ERIDAN |
JOGOS APLICADOS A CONTEÚDOS MATEMÁTICOS:MEIO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
|
2007 |
ROGERIO DA SILVA COQUEIRO
|
ERIDAN DA C. S.MAIA |
SOROBAN E MULTIPLANO: TRABALHANDO A MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS E AUDITIVOS
|
2007 |
FABIANNE FERREIRA DIAS E KEILA BARRETO SOUZA |
CLAUDINEI DE C. SANT’ANA |
ESTUDO BÁSICO DE POLINÔMIOS NA
EDUCAÇÃO DE CEGOS |
2007 |
ADRIANA CARDOSO DA SILVA, QUELLINNY FRANCOISE M.A NOGUEIRA E WALMIRAN MACEDO QUEIROZ |
JUAN WALLACE CUNHA |
ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS |
2007 |
ARLÚCIO DA CRUZ VIANA |
ANTÔNIO AUGUSTO |
APRESENTAÇÃO E PROPRIEDADES DO
Rn
|
2007 |
MAURÍCIO JOSÉ DA SILVA
|
ERIDAN DA C. S.MAIA |
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
|
2007 |
MAGNA BONFIM LUZ |
CLAUDINEI DE C. SANT’ANA |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
|
2007 |
SIMONE OLIVEIRA CAMPOS
TATIANA SILVA SANTOS
|
CLAUDINEI DE C. SANT’ANA |
INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS NO APRENDIZADO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA
|
2007 |
ROBERTO ALVES GONZALEZ |
MARIA DEUSA |
ENSINO À DISTÂNCIA |
2006 |
ADRIANO SANTOS DA ROCHA, GEISA FERNANDA DA SILVA QUEIROZ E UESLEI BARBOSA LIMA |
JUAN WALLACE CUNHA |
AS (DES) VANTAGENS DO USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
2006 |
ANA CRISTINA SOUZA BARROSO E ELIZ DAYANE COSTA PRIMO |
ANA ELIZABETH S. ALVES |
APLICAÇÕES DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS |
2006 |
SILVANA COSTA SILVA |
CLAUDINEI CAMARGO DE SANT’ANA |
TRABALHANDO COM A INVESTIGAÇÃO DE MATEMÁTICA |
2006 |
ALTEMAR BRITO LIMA,CELÍDIO SANTOS LIMA,FABRÍCIO ALVES SANTOS |
MICHEL PAUL ALFRED BERNARD |
QUAIS CAMINHOS LEVARAM AOS NÚMEROS COMPLEXOS |
2006 |
KLÉBER SILVA E ROGÉRIO DOS SANTOS BITTENCOURT |
BENEDITO MELO ACIÓLY |
TRANSFORMAÇÂO CONFORMES |
2006 |
APARECIDO ALVES DAS FLÔRES,GILBERTO PEREIRA SOARES JÚNIOR, JEAN AMORIM SANTOS |
BENEDITO MELO ACIÓLY |
SOBRE A TRANSFORMADA E FUNÇÔES ESPECIAL |
2006 |
ANDRESSA DE MEDEIROS COUTO E CRISTIANE SANTOS BARRETO |
CLAUDINEI CAMARGO DE SANT’ANA |
ALGUMAS UTILIZAÇÔES DE SOFTWARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
2006 |
ALLAN DE SOUSA SOARES |
BENEDITO MELO ACIÓLY |
A DERIVADA |
2005 |
KLÉBER SILVA |
BENEDITO MELO ACIÓLY |
TEORIA DOS CONJUNTOS DO PONTO DE VISTA LÓGICO |
2003 |
|