Lic. em Matemática – Vitória da Conquista

Labomat

LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA
SOBRE O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA
 FOTOS

Projeto 2012

http://www.uesb.br/eventos/semlabomat/

Coordenação:  Eridan da Costa Santos Maia

 

Sabemos que a matemática é uma ciência exata, mas sendo uma criação humana, seria contradição que só tivesse certezas; a sua história nos mostra as mesmas imperfeições, dúvidas e fraquezas do ser humano. Assim, faz-se necessário compreender a Matemática como uma disciplina de investigação e não de conteúdo pronto e acabado, ela é um espaço de ação e criatividade.

A Matemática que deve ser ensinada e estudada tem de alguma forma ser útil para os alunos, ajudando-os na compreensão, explicação ou organização da realidade, possibilitando desta forma que os alunos tenham condições de refletir sobre o seu fazer matemático para construir o saber matemático.

Também sabemos que o objetivo do ensino da Matemática, assim como o de qualquer outra ciência é o homem, a sua formação, sua integração no universo que o rodeia, sua tentativa de descoberta da razão e da sua criatividade. Logo seu ensino deve estar comprometido com a formação do cidadão e não poderia ser de outro jeito, uma vez que a Matemática é uma das formas de pensamento e de leitura do mundo. Ela não é a única, apenas uma forma importante e necessária que subsidia e complementa outras formas.

E também sabemos que o professor deve criar e despertar no educando o desejo de aprender a aprender e para isto faz-se necessário criar um ambiente que estimule esta aprendizagem, desafiando o indivíduo a cada momento a questionar, indagar, despertando desta forma as próprias dúvidas do educador.

Considerando que para ser um bom professor de matemática: é preciso ser competente, ser criativo, ser um bom mediador do acesso do educando ao conhecimento matemático, neste sentido acreditamos ser relevante o funcionamento do laboratório de ensino de matemática. Também acreditamos que possamos garantir mais um espaço para que os estudantes passem a estender e a aprofundar os seus conhecimentos que dizem respeito à: resolução de problemas, apropriação da linguagem simbólica, validação de argumentos, descrição de modelos e capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real. Para isso é preciso não desconhecer os estudos nas atuais linhas de pesquisa em Educação Matemática, nas áreas de modelagem matemática, etnomatemática, investigação matemática, resolução de problemas, utilização da história da matemática como recurso didático e uso de jogos.

Desta forma, convidamos a todos discentes e professores para uma maior integração entre as disciplinas e o uso do Laboratório de Ensino de Matemática da UESB, pois esse é o objetivo geral que consta no projeto pedagógico do laboratório.

 

OBJETIVO GERAL

Propor a criação de um ambiente didático-pedagógico para a capacitação em Matemática de discentes da UESB, de professores da UESB e da comunidade.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü      Propiciar aos professores um ambiente favorável para o desenvolvimento de suas atividades

ü      Despertar nos estudantes do curso o desenvolvimento do pensamento lógico por meio do estabelecimento de relações, de interpretação de idéias e de releitura de conteúdos matemáticos;

ü      Proporcionar a troca de experiências na utilização de novas metodologias de ensino: (modelagem, resolução de problemas, utilização da história da matemática, uso de jogos; etc.) entre professores e estudantes do curso;

ü      Aplicar o método científico na Matemática, por meio da técnica da redescoberta, envolvendo os discentes do curso;

ü      Capacitar os professores e estudantes para a utilização de softwares educativos em Matemática;

ü      Capacitar professores de Matemática das redes de ensino fundamental médio e superior.

 

COMUNIDADE BENEFICIADA

Professores e alunos do curso de Matemática da UESB, professores de Matemática das redes de ensino fundamental, médio e superior da região do sudoeste da Bahia.

 

ESTRATÉGIAS

ü      Formação de um grupo interdisciplinar com professores pesquisadores nas áreas de Matemática, Educação Matemática e Informática.

ü      Criação de grupos de pesquisa em educação matemática e matemática com alunos e professores do curso;

ü      Realização de oficinas, mini-cursos, palestras, seminários.

ü      Análise e utilização dos recursos de softwares matemáticos visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem;

ü      Elaboração de textos matemáticos com experimentos e conteúdos a eles relacionados;

ü      Criação de jogos matemáticos;

ü      Utilização de técnica do origami para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos;

 

VEJAMOS OS BENS MÓVEIS EM USO:

ü                  2 armários em aço, com portas;

ü                  2 armários em aço, tipo fichário;

ü                  5 estantes;

ü                  1 bebedouro elétrico;

ü                  1 ventilador de pedestal;

ü                  2 mesas escrivaninhas;

ü                  1 mesa redonda para reuniões;

ü                  2 mesas para computador;

ü                  10 mesas de estudo;

ü                  30 cadeiras sem braço;

ü                  2 cadeiras giratórias;

ü                  8 bancos para laboratório;

ü                  1 quadro branco grande e quadro de avisos, fixos;

ü                  1 micro computador modelo K6III com monitor de 17”;

ü                  1 impressora jato de tinta modelo HP 695C;

ü                  1 scanner;

ü                  1 televisor 20”;

ü                  1 video cassette;

ü                  1 câmera fotográfica analógica;

ü                  1 câmera de filmagem;

ü                  1 cortador de isopor, elétrico.

 

OS LIVROS EM USO:

ü                  Coleção do Ensino Médio Matemática Contextos e Aplicações de L. R. Dante;

ü                  RPM – Revista do Professor de Matemática, publicação da SBEM – nos. 33-52;

ü                 7 livros de Elon L. Lima com os títulos: Isometrias; Coordenadas no Espaço; Coordenadas no Plano; Logaritmos; Construções Geométricas; Introdução à Geometria Espacial e A Matemática do Ensino Médio vols. 1, 2 e 3.;

ü                  Cálculo Diferencial a Várias Variáveis;

ü                 11 livros de Matemática de 5a à 8a. séries de diversos autores(edições mais antigas);

ü                  1 coleção de Matemática de 5a à 8a. séries de A. Bigode (atual);

ü                  Viver e Aprender – Educação de Jovens e Adultos;

 

O Laboratório oferece oficinas de construção de modelos, mini-cursos, palestras, seminários, dentre outras atividades pedagógicas, além de propiciar aos professores um ambiente favorável para o desenvolvimento de suas atividades. E recebe também visitas de alunos do ensino fundamental e médio e já teve oportunidade de expor os seus trabalhos em eventos da comunidade, a exemplo da Jornada Pedagógica Municipal, realizada no CAIC.