O Evento

Câncer ou Cancro, é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, tendendo a ser muito agressivas e incontroláveis, e determinar a formação de tumores, pelo acúmulo de células cancerosas ou neoplasias malignas. Além disso, podem propagar-se para outras regiões do corpo, configurando desse modo, as denominadas metástases.

As causas de câncer são variadas, podendo ocorrer por hereditariedade, mas, sobretudo, pelas mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, ‘a herança’ de hábitos danosos à saúde e o ‘estilo de vida’ adotado pelo indivíduo.

A Oncologia é a especialidade que se ocupa do estudo e do tratamento do câncer, sobretudo para determinar e acompanhar os tratamentos, de cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, imunoterapia e suas combinações.

Devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens, a Oncologia exige que o acompanhamento do indivíduo seja multidisciplinar, envolvendo médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, biólogos e geneticistas, farmacêuticos, entre outros.

Desse modo, o CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR EM ONCOLOGIA pretende discutir com pesquisadores e especialistas, a situação do câncer (cancro) no mundo, no Brasil e no Estado da Bahia, com o intuito de instrumentalizar os profissionais e acadêmicos de saúde, por meio da reflexão, que os possibilite a agir de forma a priorizar medidas preventivas e o cuidar dos indivíduos acometidos pelo câncer, de forma técnica, ética e humanista.

Sejam todos bem vindos ao II CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR EM ONCOLOGIA e o II Simpósio de Bioética da Região Sudoeste.