Quem Somos

O Laboratório de História e Estudos dos séculos 20 e 21 – LABHES 20/21, vinculado ao Departamento de História da UESB, vem aos poucos introduzindo o tema das Relações Internacionais e da Política Externa do Brasil como alvo de reflexões, estudos e pesquisas. O atual projeto conta também com a participação de professor e estudantes do Departamento de Química e Exatas (DQE) do Campus de Jequié. Na atualidade, faz-se necessário ampliar o leque de conhecimento do mundo contemporâneo e suas profundas alterações da vida cotidiana de amplas populações. Estudar e refletir a respeito de temas da atualidade como os nacionalismos, a reconfiguração do imperialismo e seus contra-ataques a possíveis novos rearranjos na conjuntura geopolítica se tornam premente, ainda mais para as populações residentes nos continentes Latinoamericano, Africano e Asiático. A realização deste mini Curso de Extensão, promovido pelo LABHES 20/21, justifica-se primeiro, pela relevância da temática. Também, pela necessidade de ampliar os conhecimentos a respeito dos impactos da conjuntura geopolítica na vida cotidiana de milhares de brasileiros e de maneira especial, na formação inicial de profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Há urgência de que se amplie entre os brasileiros o nível de acesso formal a esta área, a fim de que se possa estabelecer relações entre o particular e o global e as transformações de nossas vidas e da vida do País. Conhecer o que ocorre além da nossa fronteira imediata tem se tornado um imperativo no cotidiano das pessoas. Um imperativo e um direito, já que a vida cotidiana tem sido cada vez mais afetada pelo que se passa a milhares de distância dos indivíduos. O noticiário diário não cumpre este papel, e quando o faz, pouco ou nada contribui para a formação da população. Predomina na maioria das vezes, um noticiário rápido, pouco esclarecedor e em muitos casos que dificulta, mais do que contribui, para um entendimento razoável dos acontecimentos do presente histórico vivenciado pelo cidadão comum. Possibilitar compreender através da exposição do tema e do debate a respeito dos nacionalismos e do imperialismo na conjuntura atual da América Latina e do mundo, torna-se fundamental para uma maior compreensão e inserção das pessoas nos acontecimentos do seu tempo. No acesso a estes temas, busca-se compreender o próprio País e reinterpretá-lo.

Copyright 2021 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

Todas as informações aqui cadastradas são de inteira responsabilidade do Laboratório de História e Estudos dos séculos 20 e 21 – LABHES 20/21
Brasão da Uesb e do Governo da Bahia