Apresentação

Interações medicamentosas são eventos que estão presente na administração/uso concomitante de dois ou mais medicamentos. Esses eventos podem ser classificados quanto a gravidade (leve, moderada, grave ou contraindicada), quanto as evidências do evento e quanto ao tipo de interação (farmacocinética ou farmacodinâmica). As interações medicamentosas podem ser benéficas e intencionais, ou prejudiciais, devendo ser identificadas e avaliadas o risco de causar dados à saúde do indivíduo exposto.

Nesse sentido, a identificação das interações medicamentosas, avaliação dos danos e intervenção no intuito de evitar agravos, devem ser rotina na prática do profissional de saúde, seja ele médico, farmacêutico, enfermeiro e outros profissionais que cuidam de pacientes que fazem uso de medicamentos para o tratamento de doenças.

Sendo assim, o objetivo do II curso de interações medicamentosas na prática clínica é discutir com a comunidade acadêmica as ferramentas de identificação e análise de interações medicamentosas, como também, propor mecanismos de acompanhamento e monitorização desses eventos, a fim de evitar danos à saúde dos indivíduos que necessitam fazer politerapia para tratar diversas comorbidades.