O Evento

Apresentação

O I Seminário de Políticas Públicas Educacionais: desafios e perspectivas após o Golpe de 2016, Evento que se pretende anual, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, tem sua gênese nos debates e discussões realizadas pelo “Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas Educacionais em Foco (GEPEF/UESB)”. Essa ação, como parte do Observatório de Políticas Públicas Educacionais de Itapetinga (OBSERVAITAPETINGA), também contempla a realização do VIII Eixo Interdisciplinar de Pedagogia: formação docente, atualidades e perspectivas.

O Evento surge da necessidade de estabelecermos as discussões, debates e reflexões a respeito da formulação, gestão e avaliação das políticas públicas educacionais – nacionais e locais -, no qual, a sua primeira versão, pretender-se-á o debate considerando o contexto atual de ruptura com o Estado democrático de direito. Tal contexto aponta para o enfraquecimento do financiamento da educação – sobretudo, o que inclui o esfacelamento do ensino superior -, o que inevitavelmente impossibilita a execução das 20 metas do Plano Nacional da Educação, Lei 13.005/2014, a qual representa o pilar central das Políticas Públicas Educacionais, no Brasil.

Objetivo

Abrir espaço de análise e discussões sobre as Políticas Públicas Educacionais – nacionais e locais – em um contexto de Golpe de Estado ocorrido em 2016, que trouxe o desmonte da democracia brasileira.

Público Alvo

Estudantes, Professores e Pesquisadores da Área das Políticas Públicas Educacionais, de forma geral.

Contribuição para a Ciência
  • Abrir espaço para o debate sobre o processo de elaboração, gestão e avaliação de Políticas Públicas Educacionais;
  • Incentivar e divulgar experiências de estudos e pesquisas no campo das Políticas Públicas Educacionais;
  • Contribuir com o incentivo para o interesse pela realização de pesquisa e a formação de futuros pesquisadores;
  • Fortalecer grupos de pesquisa da Uesb de Itapetinga, como a exemplo Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas Educacionais e Foco (GEPEF/UESB)”;
  • Estabelecer parceria para debates, reflexões e produção de conhecimento do Observatório de Políticas Públicas Educacionais de Itapetinga (OBSERVAITAPETINGA).