Normais Gerais

Cada trabalho encaminhado será objeto de apreciação pelo Comitê Científico que decidirá pela sua aprovação ou não.

Cada trabalho poderá ter até 4 (quatro) autores.

Cada pessoa poderá enviar até 6 (seis) trabalhos, sendo até 2 (dois) na condição de autor e os demais na condição de coautor.

Os trabalhos encaminhados deverão obedecer ao formato RESUMO AMPLIADO, contendo 6 (seis) páginas, sem contar referências. Deve conter, minimamente, introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências. Atentar para a necessidade da elaboração de um pequeno resumo contendo, no máximo, 200 palavras, observando as orientações presentes, abaixo, no tópico “NORMAS PARA DIAGRAMAÇÃO DO RESUMO AMPLIADO”.

Serão publicados trabalhos resultantes de estudos e pesquisas, relatos de experiências, concluídos ou em andamento, relacionados com as temáticas definidas para o seminário, apresentados conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Um Manual de Estilo Acadêmico (da UFBA, FGV, ou outros) pode ser baixado facilmente na Internet, o que ajudará bastante na adequação às normas em vigor: NBR 6022 – Artigo em publicação periódica impressa; NBR 6023 – Referências; NBR 10520 – Citações em documentos. ATENÇÃO: Só serão encaminhados para o Conselho Científico os trabalhos que atenderem às normas de formatação e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados.

Os autores deverão submeter seus resumos ampliados a uma revisão cuidadosa de linguagem e ABNT antes de efetivarem a inscrição.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

A lista de trabalhos aceitos será publicada na home page do evento até a data indicada no cronograma.

Para a publicação nos Anais do Evento (com ISSN), os trabalhos aprovados deverão ser revisados pelos autores com base nas orientações dos pareceristas. É pré-requisito para a publicação dos Resumos Ampliados nos Anais do Evento a realização de todas as mudanças apontadas pelos pareceristas. Os pareceres serão encaminhados via email para a realização da revisão. Os prazos serão socializados em momento oportuno.

FORMA DE ENCAMINHAMENTO DO RESUMO AMPLIADO:

Os trabalhos devem ser encaminhados via email (gpef.uesb@gmail.com), formatado word (.doc) com identificação de autoria (a comissão organizadora do evento se encarrega de fazer uma cópia sem identificação para ser encaminhada aos pareceristas).

No ato de enviar o e-mail, identificar o Eixo na definição do assunto, o arquivo (resumo ampliado) deverá ser nomeado também com a identificação do eixo para o qual será submetido o trabalho. Ex.: EIXO1_SEMINARIOPOLPUB.doc

NORMAS PARA DIAGRAMAÇÃO DO RESUMO AMPLIADO.

Os trabalhos devem ser digitados no editor de textos do Microsoft Word (compatível com Word 97-2003) em:

  1. Papel tamanho A4 (21cm x 29,7 cm);
  2. Margem direita e inferior com 2 cm;
  3. Margem esquerda e superior de 3 cm;
  4. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
  5. Letra Times New Roman, fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas, que devem conter fonte 11 e as notas que devem estar com fonte 10;
  6. Alinhamento justificado;
  7. Título – centralizado, em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito;
  8. Nome dos autores, logo abaixo do título, alinhado à direita, como o seguinte formato: FULANO, D. F. . Autores e co-autores, um abaixo do outro. Inserir nota de rodapé, ao término de cada nome de autor e co-autor, para trazer as credenciais dos mesmos.
  9.  O pequeno resumo, logo após o nome dos autores, deve ser elaborado em fonte Time New Roman, tamanho 11, justificado, em parágrafo único, sem recuos, com espaço entrelinhas simples, contendo no máximo de 200 palavras.
  10. As palavras-chave (mínimo 3, máximo 4) devem vir logo após o pequeno resumo, separadas por ponto ou ponto e vírgula.
  11. As citações, as notas e as referências devem seguir as normas da ABNT em vigor;
  12. As Notas de rodapé devem ser colocadas ao longo do texto;
  13. As citações devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando o sistema autor-data;
  14. As referências devem ser apresentadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo;
  15. Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionados.
  16. As tabelas, quadros e gráficos, enumerados sequencialmente, deverão ser feitos em preto e branco, por meio de recursos do Word, de acordo com as normas em vigor.