Normas para Publicação

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

SUBMISSÃO PRORROGADA – 19 de AGOSTO de 2024

  • 1. DISPOSIÇÕES GERAIS

A XXIII Semana de Economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia busca oferecer oportunidades a graduandos e graduados de todos os cursos relacionados às temáticas do evento, de apresentar publicamente os resultados parciais ou conclusivos de seus trabalhos.

Poderão submeter propostas: graduandos, graduados e estudantes de pós-graduação das áreas de Ciências Econômicas e demais áreas do conhecimento, além de participantes de projetos financiados ou de práticas investigativas institucionais ou não institucionais.

Ao enviar o seu trabalho, o autor declara ter pleno conhecimento de todas as regras que regem a submissão e seleção de trabalhos para o encontro, bem como as regras para apresentação dos trabalhos selecionados.

 

  • 2. INFORMAÇÕES GERAIS

2.1 – Serão aceitas as submissões nas seguintes categorias:

2.1.1Artigo completo: estudo acadêmico decorrente de pesquisas finalizadas. A apresentação desse tipo de trabalho será sob a forma oral, nas áreas do item 2.5 do edital.

2.1.2Resenha crítica: texto científico, informativo, descritivo e opinativo sobre uma determinada obra literária-acadêmica-científica, sintetizando as ideias e expondo apreciações, de acordo com as Áreas Temáticas descritas no Item 2.5 deste Edital.

2.1.3 – Ensaio: estudo acadêmico decorrente de pesquisa científica em estágio inicial, reflexivo e argumentativo para discutir sobre determinado assunto, com defesa de uma tese ou ponto de vista, em acordo com as Áreas Temáticas descritas no Item 2.5 deste edital.

2.1.4 – Os trabalhos listados no Item 2.1 somente serão aceitos pelo Comitê Científico da XXIII Semana de Economia da UESB se estiverem enquadrados nas normas estabelecidas no Item 3.4 deste Edital.

2.2 – No ato da submissão do(s) trabalho(s), o autor(a) deve indicar o Grupo de Trabalho (GT), em concordância com o que se estabelece, a seguir:

GT 1: Economia Política, História do Pensamento Econômico, Economia do Trabalho, Economia Social, Economia Solidária, Cooperativismo, Tecnologias Sociais, Desigualdade Social, Sindicalismo, Movimento Estudantil e Movimentos Sociais.

GT 2: Macroeconomia, Economia Internacional, Economia Brasileira, Economia Regional e Economia Baiana.

GT 3: Microeconomia, Economia Industrial, Tecnologia, Inovação, Big data e Inteligência Artificial. Relações Psicossociais, Economia Comportamental e Economia da Saúde

GT 4: Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar, Economia Agrícola, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

GT 5: Finanças, Gestão, Contabilidade e Direito.

GT 6: Ensino De Economia: Experiências, Metodologias, Avaliações, Educação tutorial e outros.

2.3 – Os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade presencial, em local, data e horário posteriormente divulgados pelo Comitê Científico.

2.4 – Todos os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico serão publicados nos Anais da XXIII Semana de Economia da UESB.

2.5 – Sobre as atividades, ocorrência e readequação de Grupo de Trabalho (GT):

2.5.1 – A Comissão de Organização da XXII Semana de Economia ordenará as apresentações dos GT de acordo com a disponibilidade de espaço e horários, que podem ocorrer ao mesmo tempo, mas em espaços diferentes.

2.5.2 –  O Comitê Científico da XXIII Semana de Economia da UESB reserva-se no direito de readequar a categoria temática do trabalho aprovado, se for o caso;

2.6 – O conteúdo científico e ético dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores;

2.7 – Orientações e dúvidas sobre este edital podem ser dirimidas através do seguinte e-mail: comissaocientificasemaecon@gmail.com;

2.8 – Os casos omissos serão decididos pelo Comitê Científico.

 

  • 3. A NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS

3.1 – Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo o padrão estabelecido, apresentado a seguir:

LINK DO TEMPLATE PARA ARTIGO COMPLETO

LINK DO TEMPLATE PARA RESENHA CRÍTICA

LINK DO TEMPLATE PARA ENSAIO

ATENÇÃO: EFETUAR O DOWNLOAD DO ARQUIVO PARA EDIÇÃO.

3.2 – Os artigos completos devem ser enviados em dois arquivos, nas seguintes formas:

3.2.1 – ARQUIVO 1 (SEM IDENTIFICAÇÃO). Em formato PDF, sem identificação do(s) autor(es), sem identificação institucional, ou qualquer outra informação que conceda aos avaliadores a aptidão de observar qualquer atributo pessoal ou organizacional,

3.2.2 – ARQUIVO 2 (COM IDENTIFICAÇÃO). Em formato DOC (ou DOCX), contendo o trabalho completo, autor(es) e filiação institucional.

 

3.3 – Formatação do Artigo Completo:

3.3.1 – Cada ensaio deverá ter, no máximo, 04 (quatro) autores;

3.3.2 – Deve ser elaborado e enviado no arquivo do Template apresentado no Item 3.1 deste Edital;

3.3.3 – O resumo deve ter até 200 palavras e três palavras-chave; entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas (incluindo resumo, apêndices, anexos e referências, bem como tabelas, gráficos, quadros e demais ilustrações, se for o caso); fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

3.3.4 – A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade dos autores;

3.3.5 – As notas explicativas devem ser inseridas em nota de rodapé, com fonte Times New Roman, tamanho (em corpo 10, espaço simples), se for o caso. As referências devem ser apresentadas ao final do texto.

3.3.6 – Nas citações indiretas, a(s) indicação(ões) da(s) fonte(s) bibliográfica(s) deve(m) ser chamada(s) pelo sobrenome do autor, ou dos autores utilizando a expressão et al, ou pela instituição responsável, grafado(a) em letras minúsculas (exceto siglas), determinando o ano de publicação. E, quando a chamada ocorrer entre parênteses, deve ocorrer ao final do texto, em maiúsculas, com ano de publicação.

3.3.7 – As citações diretas devem ocorrer com afastamento de 4 cm, em letra Times New Roman, tamanho 10, com a referência bibliográfica indicando numeração da(s) página(s) e ano da fonte de consulta.

3.3.8 – As notas explicativas devem ser inseridas em nota de rodapé, com fonte Times New Roman, tamanho (em corpo 10, espaço simples), se for o caso. As referências devem ser apresentadas ao final do texto.

3.3.9 – Os Artigos completos poderão ser ou não inéditos. A garantia de ineditismo é de inteira responsabilidade do autor;

3.3.10 – O Sistema de seleção dos trabalhos será Blind Review, garantindo o anonimato do(s) autor(es). Os artigos serão avaliados pelos pareceristas nos seguintes aspectos:

a) relevância do tema;
b) resumo;
c) linguagem;
d) originalidade;
e) introdução, justificativas, hipótese(s), pergunta(s), objetivo(s);
f) metodologia;
g) análise dos resultados e considerações finais;
h) adequação às normas da ABNT.

3.3.11 – Cada Artigo deve ser enviado em 2 (dois) arquivos como prevê o Item 3.2 deste Edital.

 

3.4 – Formatação da Resenha Crítica:

3.4.1 – Objetiva apresentar reflexões sobre livros relacionados aos GT’s descritos no item 2.5 deste edital.

3.4.2 – Cada Resenha Crítica deverá ter, no máximo, 04 (quatro) autores;

3.4.3 – Deve ser elaborado e enviado no arquivo do Template apresentado no Item 3.1 deste Edital;

3.4.4 – Deve ser elaborada utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, no mesmo formato do template indicado no Item 3.1 desse Edital.

3.4.5 – A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade dos autores.

3.4.6 – A Resenha Crítica deve seguir a seguinte estrutura:

a) referência bibliográfica;
b) apresentação do/a autor da obra resenhada;
c) breve síntese da obra;
d) perspectiva teórica da obra;
e) procedimentos metodológicos utilizados no texto resenhado;
f) conteúdo; e
g) considerações pessoais.

3.4.7 – As notas explicativas devem ser inseridas em nota de rodapé, com fonte Times New Roman, tamanho (em corpo 10, espaço simples), se for o caso. As referências devem ser apresentadas ao final do texto.

3.4.8 – Nas citações indiretas, a(s) indicação(ões) da(s) fonte(s) bibliográfica(s) deve(m) ser chamada(s) pelo sobrenome do autor, ou dos autores utilizando a expressão et al, ou pela instituição responsável, grafado(a) em letras minúsculas (exceto siglas), determinando o ano de publicação. Quando a chamada ocorrer entre parênteses, deve ocorrer ao final do texto, em maiúsculas, com ano de publicação.

3.4.9 – As citações diretas devem ocorrer com afastamento de 4 cm, em letra Times New Roman, tamanho 10, com a referência bibliográfica indicando numeração da(s) página(s) e ano da fonte de consulta.

 

3.5 – Formatação dos Ensaios:

3.5.1 – Cada ensaio deverá ter, no máximo, 04 (quatro) autores;

3.5.2 – Deve ser elaborado e enviado no arquivo do Template apresentado no Item 3.1 deste Edital;

3.5.3 – O Ensaio deve contar com resumo de até 200 palavras e três palavras-chave; ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas (incluindo resumo, apêndices, anexos e referências, bem como tabelas, gráficos, quadros e demais ilustrações, se for o caso); fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

3.5.4 – Cada ensaio deve ser enviado em 2 (dois) arquivos como prevê o Item 3.2 deste Edital,

3.5.5 – A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade dos autores.

3.5.6 – As notas explicativas devem ser inseridas em nota de rodapé, com fonte Times New Roman, tamanho (em corpo 10, espaço simples), se for o caso. As referências devem ser apresentadas ao final do texto.

3.5.7 – Nas citações indiretas, a(s) indicação(ões) da(s) fonte(s) bibliográfica(s) deve(m) ser chamada(s) pelo sobrenome do autor, ou dos autores utilizando a expressão et al, ou pela instituição responsável, grafado(a) em letras minúsculas (exceto siglas), determinando o ano de publicação. E, quando a chamada ocorrer entre parênteses, deve ocorrer ao final do texto, em maiúsculas, com ano de publicação.

3.5.8 – As citações diretas devem ocorrer com afastamento de 4 cm, em letra Times New Roman, tamanho 10, com a referência bibliográfica indicando numeração da(s) página(s) e ano da fonte de consulta.

3.5.9 – Os Ensaios poderão ser ou não inéditos. O ineditismo é de inteira responsabilidade do autor.

3.5.10 – O Sistema de Seleção dos trabalhos será Blind Review, garantindo o anonimato do(s) autor(es). Os artigos serão avaliados pelos pareceristas nos seguintes aspectos:

a) relevância do tema;
b) resumo;
c) linguagem;
d) originalidade;
e)introdução, justificativas, hipótese(s), pergunta(s), objetivo(s);
f) metodologia;
g) análise dos resultados e considerações finais;
h) adequação às normas da ABNT.

 

  • 4. DO ENVIO DOS TRABALHOS

4.1 – Os trabalhos devem ser enviados entre os dias 17/06 e 19/08 de 2024 para o email: comissaocientificasemaecon@gmail.com.

4.2 – A submissão ocorrerá exclusivamente pelo endereço eletrônico indicado.

4.3 – Cada submissão deverá conter dois arquivos (com e sem identificação), conforme indicação no item 3.2.

4.4 – Após o envio do trabalho, o Comitê Científico enviará notificação de confirmação de recebimento em até 05 (cinco) dias, atestando a conformidade com os requisitos estabelecidos.

4.5 – Caso o(a) responsável pela submissão não receba notificação no tempo determinado, deverá buscar informações pelo endereço eletrônico: comissaocientificasemaecon@gmail.com.

4.6 – Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Científica designada pelo Comitê Científico e será composta por professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), bem como pesquisadores(as) convidados(as) de outras instituições.

4.7 – Os trabalhos selecionados pelo Comitê Científico serão divulgados no mesmo endereço eletrônico utilizado pelo autor(a)/coautor(a) para a submissão e sítio eletrônico do evento.

4.8 – Os resultados finais da seleção dos trabalhos não serão passíveis de recursos.

 

  • 5. DAS APRESENTAÇÕES

5.1 – Os trabalhos serão apresentados presencialmente.

5.2 – Os (as) autores(as) dos trabalhos serão comunicados com antecedência quanto à data e o local de apresentação.

5.3 – Cada apresentador(a) ficará responsável em comentar um artigo da seção em que participará, de acordo com a indicação do comitê científico.

5.4 – A apresentação de cada um dos trabalhos terá a duração de até 40 minutos, distribuídos da seguinte maneira.

  • 20 minutos para a exposição do autor responsável pela apresentação de cada trabalho.
  • 05 minutos para os comentários do debatedor.
  • 05 minutos para a réplica do autor.
  • Até 10 minutos para a arguição da audiência.

5.5 – As apresentações deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças sem o consentimento da Comissão Organizadora.

5.6 – Na data indicada para apresentação, o(a) autor(a)/coautor(a) deve comparecer à sala de apresentação com antecedência de 15 (quinze) minutos.

 

  • 6. DOS ANAIS DO EVENTO

6.1 – Os trabalhos aprovados, e que forem apresentados, serão publicados nos anais do evento (ISSN 2595-8984).

6.2 – A previsão de publicação dos anais no sítio eletrônico do evento será de até 1 (um) mês após a sua realização.

6.3 – Caso haja indicação de correções ortográficas e gramaticais bem como de regras ABNT pelos avaliadores, os trabalhos serão devolvidos aos autores no prazo de divulgação dos trabalhos aprovados e somente serão incluídos nos Anais Eletrônicos do evento após a efetivação de tais correções. O arquivo corrigido deverá ser enviado à Comissão Organizadora antes da divulgação da programação dos Grupos de Trabalho.

 

  • 7. DA PUBLICAÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS

7.1 – Farão jus à publicação nos Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (e-ISSN 2359-246X) os dois Artigos Completos com maior nota de avaliação. No caso de ocorrer empate, será publicado aquele Artigo Completo que a Comissão Científica identificar com maior aderência à temática geral do evento.

7.2 – Informações sobre a Revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPAAD), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da UESB, podem ser acessadas através do site da revista.

 

  • 8. CRONOGRAMA
Atividades Prazos
Período de Submissão de Trabalhos  17/06/2024 a 19/08/2024 (Prorrogado)
Avaliação dos artigos pela comissão científica 15/08/2024 a 21/09/2024
Divulgação dos artigos aprovados por Grupo de Trabalho  01/10/2024
Realização da XXII Semana de Economia da UESB  07 a 11 de outubro de 2024


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