Apresentação

O IV Encontro de Marketing Crítico é uma atividade de formação acadêmica e profissional, de amplitude regional, pensado e desenvolvido no âmbito do Observatório de Marketing da Universidade Estadual do Sudoeste da (UESB). A abordagem crítica da gestão é uma temática que tem sido, amplamente discutida pela comunidade científica da administração, já há algum tempo. No mundo euro-americano essa discussão inicia na década de 1990 com o movimento denominado Critical Management Studies (CMS). Na área do Marketing, essa discussão ganha destaque com a edição especial do Journal of Marketing, discutindo as implicações dos estudos críticos de gestão nas teorias e práticas mercadológicas.

Brasil tem uma tradição em estudos críticos desde a década de 1970, com os trabalhos de Alberto Guerreiro Ramos, Maurício Tragtenberg, Fernando Prestes Motta, José Henrique de Farias, entre outros. Na Bahia, destacamos o núcleo liderado pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA) e o Grupo de Pesquisa em Administração Política do Desenvolvimento da UESB, que entre outras ações, promovem o Encontro de Marketing Crítico, que nesta edição, o evento traz o tema “Marketing: para onde caminha a sociedade do consumo?